6.1
BSHP Electrodomésticos, Sociedade Unipessoal, Lda.
  • Rua do Alto do Montijo 15
    2790-012 Carnaxide
  • balaypt@gmail.com

Balay Portugal - Publicidade e vendas enganosas!!

António Manuel Santos Rodrigues
António Rodrigues apresentou a reclamação
3 de novembro 2011

Comprei em Julho de 2008 na firma HIPERSOM CANARIO diverso equipamento da marca BALAY para montagem da minha nova cozinha, na qual se inclui uma placa vitrocerâmica, aderindo desde logo à extensão de garantia da marca de até 4 anos.
Nunca ninguém da referida casa me mencionou ou informou, quer durante a aquisição e ou montagem segundo as normas e instruções da marca, de hipotéticas exclusões de garantia e onde as mesmas estivessem descritas.
Acontece que inexplicavelmente fomos dar no dia 4-10-2011 com a referida placa vitrocerâmica estalada sem que para isso algo por uso indevido, acidente ou outro tal o justificasse.
Tendo confrontado a casa que me vendeu o equipamento sobre o facto, a mesma peremptoriamente passou a informar que tal falha estava excluída de garantia, facto para mim desconhecido até á data por nunca essa informação me ter sido transmitida ou salientado estar descrita nas costas do referido certificado de garantia.
Apesar disso solicitei quer via a HIPERSOM CANARIO como directamente à BALAY uma vistoria técnica que foi realizada em 11-10-2011 pelo técnico de zona que constatou in loco (confirmou isso verbalmente) a referida inexistência de qualquer evidência que pudesse ter provocado a falha do vidro, desconhecendo no entanto se foi isso que o mesmo mencionou no relatório ao serviço técnico da marca, pois nada do mesmo me foi facilitado.
Com tudo isto esperei vários dias por noticias que apenas chegaram perante insistências minhas, quer da HIPERSOM CANARIO como da BALAY respectivamente a 25-10 e a 02-11, esta ultima após um telefonema meu do dia 31-10 para a linha de apoio a cliente solicitando respostas ao assunto.
Como se pode constatar pelas respostas é revoltante a forma como os consumidores somos tratados perante situações das quais somos completamente alheios, pois para as marcas e revendedores somos apenas um numero, não consideram a mínima possibilidade de entre milhentas falhas reportadas e registadas poder surgir uma completamente nova e inexplicável até esse momento.
Primeiro somos completamente iludidos na aquisição com garantias excepcionais para os equipamentos, depois somos surpreendidos com exclusões não informadas e tomadas de posição da marca sobre as mesmas, que nem sequer conseguem justificar a fundamentação da sua existência, pois não é lógico excluir peremptoriamente o material vidro do referido equipamento quando o mesmo representa logo 50% no mínimo da sua constituição, o que quer dizer que apenas temos os outros 50% quando compramos abrangidos pela garantia, o que significa que estamos a sofrer publicidade e venda enganosas.
De tal forma isto é surpreendente vindo da marca em questão que a mesma aplica 2 pesos e 2 medidas nas suas garantias para Portugal e para Espanha. Ao acedermos ao local web * PROIBIDO *://www.balay.pt/Files/Balay/Pt/pt/Images/garantia_2_balay.pdf , onde podemos visualizar via site o documento da garantia da marca, este difere de imediato daquele que tenho (apenas existe o de Espanha no site) em minha posse nas condições e exclusões, pois em Espanha (sede da marca) esta admite que pode existir uma falha por defeito de fabricação, como se transcreve:
Em Espanha:
“Por último, la garantia no es aplicable a piezas frágiles de cristal, cristal vitrocerámico, plásticos, manetas, puertas o bombilhas cuando su fallo o rotura no sea atribuible a un defecto de fabricacion.”
Em Portugal:
“Não são Garantidos: Lâmpadas de sinalização, fusíveis, vidros e plásticos partidos ou estalados, consumíveis e outras peças de desgate.”
Pergunta-se então: porque razão em Portugal as considerações sobre uma hipotética exclusão são peremptórias e em Espanha não? Será que é de ser o pais mãe da marca?

Será porque somos menos merecedores de consideração do que nuestros hermanos?

Não sei o que pensar destas atitudes, sinto-me indignado pelo tratamento dado ao assunto quer da casa HIPERSOM quando a mesma em vez de pressionar a marca que representa e vende, aceita propor uma solução ao cliente com aquisição de outra placa igual com 20% desconto de modo a silenciar o mesmo “com a oferta de uma esmola”, o que desde logo não aceito e é de certo modo ultrajante, como pela BALAY que remete-se a uma atitude de “sacudir a agua do capote” sem se sequer se importar com a sua imagem perante o consumidor que investiu na mesma, com tratamento discriminatório face aos consumidores de outros países, onde ai ainda se admite o poder existir falhas de qualidade, fabricação ou funcionamento, pelos menos não são peremptórios (característica muito facilitista do nosso pais).
Não querendo deixar este assunto por terminado, pois como já disse não há forma de expressar os sentimentos que sobre este caso nutro, deixo aqui esta minha exposição do assunto junto com todos os documentos e comunicações do referido processo, para que sirva de algo para outras pessoas, não sem no entanto fazer chegar a mesma as autoridades competentes para sua análise e esclarecimento possível da legalidade, justeza e conformidade ou não de tais normas, respostas, formas de agir, decisões e respostas ao consumidor.

Data de ocorrência: 3 de novembro 2011
Balay
1 de fevereiro 2013
Exm.º (ª) Senhor (a)
Acusamos a recepção do correio de V. Ex.ª que desde já agradecemos e mereceu a nossa melhor atenção.
O assunto remetido por V.Ex.ª. será seguidamente reencaminhado para apreciação pela área competente, tendo em vista o seu adequado esclarecimento e breve resolução.

Para marcações de assistências técnicas ou encomendas de peças e acessórios de fábrica por favor contacte o nosso Centro de Atendimento ao Cliente:

*Assistência Técnica: 707 500 545
bshp.reparacao@bsgh.com

*Acessórios e peças de reparação: 707 500 557
bshp.pecas@bshg.com

*Ao seu serviço 7 dias por semana das 8h00 às 24 horas.

Para questões e dúvidas de funcionamento do seu electrodoméstico, ou aconselhamento sobre qual o aparelho que melhor se adapta às suas necessidades contacte a nossa linha Infoline através do endereço de correio electrónico: bshp.infoline.pt@bshg.com

Antes de contactar os nossos serviços tenha consigo disponivel o modelo técnico que se encontra identificado na chapa de características do seu electrodoméstico, através da referência E-Nr..../….FD….

Careline

careline.portugal@bshg.com