Bancos

EuroBic - Cessação de bonificação após cumprimento de intimação

Luís Filipe Castanho
Luís Castanho apresentou a reclamação
11 de outubro 2023

Venho por este meio mostrar o meu desagrado com a seguinte situação:

Eu e a minha esposa somos clientes Eurobic desde o final de 2020, devido à contratação de um crédito à habitação nesse mesmo ano.
Temos efetuado o pagamento de todas e quaisquer responsabilidades tais como mensalidades,comissões, taxas, etc.

A conta sempre teve saldo e sempre foi movimentada, quer a débito, quer a crédito, mensalmente.

Importa salientar que desde Julho de 2022 que não recebemos qualquer contacto da vossa agência, sita no Parque das Nações. Dessa mesma forma, até desconhecia que o Gestor de conta havia mudado.

Em meados de Julho deste ano, 2023, recebemos uma carta registada com aviso de receção, na nossa morada: Rua dom Luís Coutinho39, 1900-198 Lisboa, indicando que caso no prazo de 30 dias não fosse domiciliado um vencimento na conta de que dispomos na vossa instituição, o nosso spread seria agravado em 0,5%.
Nesse mesmo mês e em menos de 10 dias efetuámos essa domiciliação tal como nos foi solicitado por vós.

Montante recebido na conta no dia 31 de Julho.

No mês de Agosto foi efetuado o débito da mensalidade, sem qualquer tipo de penalização ou agravamento de spread.

Nesse mesmo mês deagosto, foi recebida nova domiciliação de salário.
Montante recebido no dia 31 de Agosto.

No início de Setembro, datado de dia 7, recebemos nova carta indicando que seria efetuada a cessação da nossa bonificação de spread,em 0,5%.

Devido ao nosso espanto e por termos sido cumpridores do solicitado pela vossa instituição pela via de carta registada, contactámos à vossa agência no Parque das Nações, pelo que após atendimento telefónico do Sr. Daniel Leal fomos instruídos a enviar um e-mail de forma a que o mesmo desse seguimento e que a situação fosse reposta.
Segundo o mesmo a bonificação teria sidoincorretamente retirada e validando a informação da carta registada enviada emJulho vs. Factos e domiciliação de salários atempadamente. O mesmo Daniel Leal validou também, de que face às vossas instruções internas (do Banco) e devido à própria conta ter movimentos recorrentes e mensais não via motivo para esta ocorrência - e que na sua opinião a carta que recebemos indicando a cessação deveria até ter sido enviada automaticamente antes do sistema assumir a correção.

Também mencionou que internamente ia tomar as medidas necessárias para não termos penalizações e para que a mensalidade fossecorrigida.
Mencionando também que caso não seja corrigida a tempo, depois na mensalidade seguinte o valor pago em excedente (que o mesmo calculou de31,66€) me seria estornado.
Visto que este novo valor já estava pronto para ser lançado.
Fiquei a saber nesse mesmo dia.

Nota: Até hoje, este e-mail / pedido nunca tevequalquer tipo de resposta desde o dia 11 de Setembro.

Dia 18 de Setembro é efetuado o débito damensalidade do CH com spread agravado em 0,5%, ou seja 31,66€ acima do valor debitado no mês anterior, após duas domiciliações de salário.

Dia 20 de Setembro, enviei novo e-mail para aagência, solicitando um ponto de situação.
Nota: Até hoje, este e-mail / pedido nunca teve qualquer tipo de resposta.

Dia 27 de Setembro efetuei um contacto telefónico com a agência, fui atendido pela Sra. Margarida Nico, que me confirmou que tinham recebido os meus e-mails. Tal como o sr. Daniel Leal, validou que me havia sido retirada incorretamente a bonificação e ficou de escalar a situação internamente.
A mesma me garantiu de que me responderia ao e-mail, no máximo até ao dia seguinte dado que na 6ª feira seguinte entraria de férias. Eu próprio até tomei a iniciativa de lhe solicitar que me contactasse também em meados de Outubro para tratarmos de outro assunto, de forma a começarmos a trabalhar num novo CH no final do ano, dado que estaria a ponderar vender este imóvel cujo CH tenho convosco

Nota: Até hoje, nunca recebi qualquer e-mail ou resposta.

Ontem, 10 de Outubro, contactei novamente aagência e fui atendido pelo Sr. Filipe Henriques, que desvalorizou o facto de eu ter recebido uma carta registada com aviso de receção (carta essa que impunha uma ação do meu lado - e um prazo, que cumpri) mudando sempre o tema, de forma intransigente, e indicando que a única forma de ter a situação normalizada, mas não podia garantir, seria o envio de nova documentação: (3 últimos salários edeclaração de IRS de ambos os proponentes) para um pedido interno de revisão de Spread.

Desvalorizando completamente a informação que me havia sido transmitida anteriormente.

A informação que o mesmo me transmitiu é diversa e não corresponde àquilo que durante mais de 1 mês foi dito nos contactos telefónicos efectuados à agência. Não se mostrou cooperante nem assumiu que existiu uma falha, afirmando apenas que só poderiam dar seguimento a redução do Spread após um novo envio de documentação.

Aqui não se trata de redução, mas sim uma regularização e um estorno. Que caso fosse ao contrário já vocês, Eurobic, me estavam a cobrar juros de mora.

Até ao momento não obtive qualquer tipo de resposta via e-mail, e pelo comportamento assumo que se trata de "empurrar com a barriga" pois o problema é meu enquanto cliente.

Exijo que esta situação seja normalizada o mais breve quanto possível e que me sejam estornados os valores pagos a mais.

Vou avançar com reclamações no Banco de Portugal, Portal da Queixa e no Livro de reclamações da Agência Eurobic Parque das Nações.

Este comportamento revela desleixo, falta de ética e profissionalismo.
Não há o mínimo de interesse na satisfação do cliente.

Regularizem também o tipo de conta: Trata-se de Eurobic Primecom domiciliação de vencimento. O vencimento está a cair na conta - o que mais precisam para corrigir???

Se me intimam, por via de uma carta registada e eu cumpro: cumpram também e sejam eficientes.
O dinheiro é dos clientes e sem clientes não há Agências Bancárias - sem Agências Bancárias não há postos de trabalho.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2023
2 de novembro 2023
Foi dada resposta à reclamação apresentada, tendo sido prestados os devidos esclarecimentos relativamente à situação reportada.
Luís Castanho
3 de novembro 2023

Na sequência da vossa resposta à minha reclamação, é bastante grave a não verificação rigorosa dos factos e a utilização de "meios-termos" para a tomada de uma decisão unilateral, a qual apenas reflete a vossa falta de profissionalismo e de rigor, existente em todo o processo e pelos vistos na vossa instituição. Tornaram-se mercenários na conquista de “meia dúzia de euros” menosprezando qualquer tipo de satisfação do cliente, não mantendo a vossa palavra e agindo sem dignidade.

Relativamente ao parágrafo abaixo:
“Em resposta à reclamação apresentada por V.Exa., identificada em assunto e à qual dedicámos a melhor atenção, informamos que, da análise efetuada, verificou-se que, não obstante, o facto de o Contrato e Compra e Venda e Mútuo com Hipoteca celebrado entre o Banco e V.Exa. em 18.dez.2020 estabelecer a obrigatoriedade de domiciliação do ordenado no EuroBic, existiu por diversas vezes incumprimento contratual por parte de V.Exas., tendo sido alertados através de emails endereçados pela Agência, a V.Exas., sem sucesso.
Apenas após ter sido enviada, no presente ano, pelo EuroBic, carta registada, V.Exa. efetuou diligências no sentido de domiciliar, com regularidade, o ordenado de pelo menos um dos mutuários do crédito habitação.”

Nota: “existiu por diversas vezes incumprimento contratual por parte de V.Exas., tendo sido alertados através de emails endereçados pela Agência, a V.Exas., sem sucesso.”

Uma instituição que não contacta um cliente num período superior a 24 meses não pode utilizar esta argumentação – Vocês falharam nas vossas tarefas e não me notificaram nunca oficialmente – nem por telefone. Quando recebi a carta (que foi registada) efetuei diligências e corrigi o que me foi solicitado.
Nesse período superior a 24 meses – nunca houve um contacto telefónico da vossa parte, pelo que é evidente que houve um comportamento negligente da vossa instituição.
Verifiquem o email em anexo, em que nem existe um prazo para a regularização da situação mesmo.
Tomei diligências quando recebi a carta, porque em dois anos nunca recebi contactos da vossa instituição – se o tivesse sido teria sido regularizado no imediato, conforme podem verificar.

A questão que coloco é o porquê de me intimarem e depois não seguirem a mesma linha de raciocínio?
Porque é que o conteúdo da carta, que me levou à correção, não correspondeu à vossa ação tomada?
Agiram de má-fé e continuam a agir de má fé.

Eu não tenho de vos enviar documentação quando existe uma falha nos vossos processos.
É inadmissível solicitarem-me documentação para uma revisão de spread, quando em suma o que existiu foi, da vossa parte: incompetência e má-fé.

Exijo a reposição imediata do spread e o ressarcimento dos valores pagos em excesso, sob pena de vos agir judicialmente.

Sem mais assunto,
Luís Castanho e Joana Pacheco
Esta resposta tem um anexo privado
17 de novembro 2023
Luís Castanho
22 de novembro 2023
O Eurobic não apresentou evidências, ao contrário de nós.

O Eurobic recusou abordar que nos enviou uma carta registada a solicitar uma alteração urgente - domiciliação de salário no prazo de 30 dias, e caso esse parâmetro não fosse cumprido seríamos penalizados e que o que nos solicitaram foi cumprido, e porque mesmo assim fizeram alteração unilateral no Spread - ao contrário do que a notificação citava, não respeitando aquilo que nos tinha comunicado.

Isto revela que apesar do formalismo envolvido e apesar existir cumprimento formal do cliente (nós) agiu unilateralmente, sem respeitar aquilo que nos apresentou na notificação.
Os funcionários confirmaram que houve uma falha do lado do Eurobic - mas nunca corrigiram.

Agiu de má fé e continuam a ficar com dinheiro que não lhes pertence.

São medíocres, mentirosos e ficam com o dinheiro que não lhes pertence.
22 de novembro 2023