Santander
Banco Santander Portugal

Santander Totta - Moratória - espera de resposta

Pedro apresentou a reclamação
8 de junho 2020
Apenas estou a reclamar ao Santander Totta, porque o Santander Consumer enviou-me um mail a dizer que assuntos relacionados com crédito habitação teriam de ser tratados com o Totta.
No dia 4/5/2020 enviei um mail ao Santander Consumer a pedir moratória no meu crédito habitação, visto que me encontro em layoff desde final de Março e consequentemente tive uma perda significativa do meu rendimento. Anexando todos os documentos solicitados no website https://www.santanderconsumer.pt/moratoria/ e explicando a minha situação.
Dia 6 recebo um mail a dizer que isso teria de ser tratado com o Santander Totta e não com o Santander Consumer (estranho, pois no website eles próprios indicam que mail deveriamos usar onde claramente é o mail do Santander Consumer).
Envio o mesmo mail ao Santander Totta no dia 6/5/2020, e por sua vez o Santander Totta diz que o assunto é tratado com o Santander Consumer.
Farto deste ping-pong, reencaminho o e-mail integral ao Santander Consumer.
Dia 7/5/2020 recebo um mail a dizer que iria obter uma resposta brevemente.
Dia 4 deste mês, após ter verificado que para além de não terem respondido ao meu mail, ainda por cima já debitaram a prestação da casa; ignorando por completo o meu pedido. Enviei novo mail a reclamar a falta de resposta e completa falta de respeito por um cliente de longa data, visto que a minha viatura foi adquirida e paga na totalidade usando crédito do Santander Consumer. Nunca falhei nenhuma prestação, tanto do carro como da casa.
Adiante...
Jogaram ping-pong novamente com o meu mail entre o Santander Consumer e o Santander Totta e até hoje nenhum deles me apresentou qualquer resposta.
Esta empresa é uma fraude completa. Publicita facilidade em atribuir moratória, mas quando solicitada, pura e simplesmente ignora os pedidos. Aliás a moratória faz parte das características do meu contato compra e venda da casa, o qual foi assinado anos antes desta pandemia global.
O mínimo que deveriam fazer era informar se o pedido foi aceite ou não. Mas nem isso fazem, o que só demonstra o desprezo que têm pelos clientes.
Espero obter respostas com celeridade agora, ou serei forçado a apresentar queixa em outras entidades.
Data de ocorrência: 8 de junho 2020
8 de junho 2020
Recebi um telefonema a explicar o que deveria fazer para o Santander considerar o meu pedido como válido.
No website relativo ao assunto, é ocultada a informação de que teria-mos de usar o Netbanco para efetuar o pedido de moratória. Ou seja, tinham tudo o que foi pedido no website, mas sem o pedido do netbanco não iriam fazer nada.
Acabei agora de fazer o pedido no Netbanco e já recebi o mail a informar que o pedido está formalizado e irei ser contactado novamente no prazo de 3 dias úteis.
É muito triste ser necessário recorrer a um portal da queixa para ter a situação resolvida. O banco deveria ter todas as informações correctas no seu website, e visto que já tinha reclamado a eles sobre a situação; deveriam ter-me contactado e informado antes de eu vir aqui reclamar. Pois a má publicidade é algo que não é benéfico para ninguém, pelo menos é o que eu penso.
Uma palavra de apreço para o funcionário que me contactou, foi muito prestável e informativo.
17 de junho 2020
Os 3 dias passaram e não voltei a ser contactado, o que me leva a crer que o meu pedido de moratória foi aceite.
Veremos se desta vez ficou resolvida a situação, quando chegar a altura de pagar a prestação. Aí é que irei constatar se a situação está resolvida ou não.
9 de julho 2020
A situação está resolvida à cerca de 1 mês.
Pedro avaliou a marca
9 de julho 2020

Bom banco, mas deveria dar mais importância às reclamações. Se o fizessem, não teria de vir aqui reclamar e o assunto teria sido resolvido 1 mês mais cedo.