Bankinter
Bancos
1 Santander 84.1
Bankinter21.8
Bankinter, S.A.
  • Presente em Portugal desde 2016, o Bankinter tem o objetivo claro de apoiar financeiramente as famílias e as empresas a realizarem os seus projetos. Um banco que conta com mais de 50 anos de experiência em Espanha. Em Portugal, o Bankinter conta com 81 Agências, 4 Centros Private, 2 Centros Corporate e 10 Centros de Empresas.

• Praça Marquês de Pombal, n.º 13, 2.º Andar, 1250-162 Lisboa
  • provedoria.cliente@bankinter.com

Bankinter - Fraude bancária

Sónia Pina
Sónia Pina apresentou a reclamação
15 de março 2023
RECLAMAÇÃO AO BANKINTER
Venho por este meio , após mais de uma década de cliente a nível pessoal e empresarial , reclamar a situação ocorrida na minha conta da empresa.
No dia 6/3/2023 por volta das 10.15h entro na aplicação do Bankinter e verifico um decréscimo de cerca de 28.000 euros no meu saldo. Imediatamente telefono para a agência e me informam do número para o qual tenho de ligar para cancelar o cartão dessa conta, ação que tomei de imediato, tendo sido feito o cancelamento por volta das 11h de dia 06/03/23 ( com Lisandra Campos ). A referir que o cartão sempre se encontrou na minha posse!
Dirijo-me de imediato à agência do Restelo onde após análise do extrato se verifica a existência de 46 movimentos de “ aspeto altamente suspeito e fraudulento” segundo as palavras dos funcionários . São alertados os serviços considerados necessários pela agência com urgência , uma vez se tratar de uma situação inédita. Apresentei queixa à PSP e entrego o comprovativo da mesma na agência do Restelo.
Pergunto se não será possível outra via de fraude além do cartão e reasseguram-me que os débitos em causa têem a ver com o cartão . Até as 23h de dia 6/3 quando verifiquei o saldo da conta pela aplicação , não tinham existido mais movimentos suspeitos.
No dia seguinte ( 7/3/23), as 8h constato, outra vez pela aplicação, que o meu saldo sofrera um decréscimo extra de cerca de 15.700 euros em movimentos suspeitos, por mim desconhecidos.
Dirijo-me novamente à agência do Restelo que vê com perplexidade os novos 16 movimentos e então é tomada a atitude de encerrar essa conta e transferir o restante montante para um nova conta, aberta nesse mesmo dia .
Pergunto novamente como é possível aparecerem novos débitos (com a data de dia 7/3), após cancelamento do cartão na véspera e mais uma vez sem qualquer alerta do banco. Faço novo aditamento da queixa sobre estes novos movimentos, junto da PSP e entrego o comprovativo do mesmo na agência.
Aguardei as diligências e resposta do banco.
No dia 8/3 por volta das 8.30 vou à agência do Restelo mostrar uma mensagem SMS aparentemente enviada pelo Bankinter a 22/2/23, à qual não dei qualquer importância pois estava de férias e pensei tratar-se de publicidade. A referir que a mensagem se reportava a 3 mensagens anteriores, iguais, com um código para adesão ao Apple Pay válido por 30 minutos. Como disse, na altura nem li a mensagem, nunca aderi a essa forma de pagamento nem por esse, nem por outro código qualquer ( fato que pode ser comprovado no meu telefone, em que a aplicação não tem nenhum cartão associado, nem histórico de tal. Este fato pode ainda ser confirmado pela Apple.)
Por esta altura ainda não havia explicação do banco para o desaparecimento de cerca de 44.000 euros da minha conta da empresa.
Cerca de 2h depois recebo um telefonema para ir buscar uma carta com a reposta do banco ao sucedido. Na carta constava que os ditos pagamentos reclamados tinham sido todos feitos via Apple Pay e que sendo um método seguro de pagamento, o banco nada tinha que me reembolsar.
DE NOTAR QUE :
- A sucessão de movimentos fraudulentos foi classificada, segundo a vossa informação ,como “ seguros” e realizados pelo sistema Apple pay. Como é possível ter sido adicionado um cartão Bankinter a este método de pagamento sem qualquer autorização e/ou validação visível nos vossos sistemas?

- De que forma foi realizada a autenticação necessária a esta adesão ao Apple pay e qual a intervenção do Bankinter neste processo?

- Depois de recebidas as mensagens ( que não respondi) de associação ao método de pagamento ( que nunca subscrevi), como é que o Bankinter valida tratar-se de uma aprovação minha ? onde e quando ela aconteceu ? em que dispositivo ?

- Como se justifica não ter recebido qualquer notificação, direta ou indireta, via app Bankinter, email, SMS ou qualquer outra forma , no decorrer das 68 operações de pagamento ?

- Como é possível uma conta não ter um único alerta associado pelo banco após 68 movimentos suspeitos, repetitivos, aparentemente feitos em Espanha em menos de 48h ?

- Como é possível após cancelamento do cartão dessa conta e o alarme sobre a mesma ter sido dado , continuar a não haver qualquer tipo de alerta sobre os novos movimentos suspeitos ?

- Como é possível ser eu , por mero acaso, por ter acedido à aplicação, que vejo estar a acontecer um roubo à minha conta, podendo a mesma ter ficado com saldo zero, e a resposta do banco ser a mesma?

Noto, com profundo desagrado, que mesmo após terem admitido na agência de que se tratava de uma fraude, o Bankinter ( representado na pessoa Dr Nuno Pinto Basto), pressupõe em 48h que a culpa é do cliente e descarta-se de qualquer outra investigação de forma a verificar a sua própria fragilidade perante este esquema de roubo .

Sónia Alexandra Godinho Gomes Magalhães Pina
Data de ocorrência: 15 de março 2023

Enquanto aguardo que me atendam o telefone para transferir o credito habitação eis que me deparo com esta reclamação. É da maneira que não perco mais tempo...