WiZink

WiZink - Falta de envio de prova de apoio

Nuno Morgado
Nuno Morgado apresentou a reclamação
22 de novembro 2022
No dia 21.07.22, após uma venda dum telemóvel que pus no site do Olx, uma possível compradora enviou-me um link (entregas olx), através do whatsapp, para eu supostamente receber o pagamento do mesmo. Nesse link foram-me pedidos os dados do cartão de crédito e recebi uma mensagem da Wizink para comprovar tal operação. Como deu erro eu desisti e disse à pessoa interessada também para cancelar a operação. Tentei ligar à pessoa, a qual não me atendeu e foi quando desconfiei que poderia ser Phishing.
Assim que consegui ligar para o Wizink (15 minutos depois) a denunciar a situação e a solicitar o bloqueio do cartão, bem como de qualquer transação à posteriori, foi me dito que havia já um movimento pendente , feitos minutos antes.
Eu, como sempre, consenti a gravação da chamada, logo a mesma servirá de prova futura para que o Wizink tivesse intervindo e, naquele momento bloqueado todos e quaisquer movimentos financeiros naquela conta.
Após insistência minha com envios de mails , sem resposta, é que, tardiamente, me disseram para efetuar queixa na PSP e remetê-la. Foi aberto processo de fraude e passado um mês responderam-me que o processo estava encerrado e que eu era responsável pelo pagamento de 4 operações num total de 1.772,71€.
Reclamei e hoje, dia 11.10.22, recebi mail a considerarem-me efetivamente responsável e a informar de que se tratou de uma fraude externa ao banco Wizink, sem qualquer intervenção ou dependência do mesmo.
Continuo sem concordar do veredito do banco Wizink,S.A.U., pois se não intervieram tinham de o ter feito quando liguei a ordenar o bloqueio do cartão.
Solicito encarecidamente a vossa ajuda/esclarecimento neste caso, dado que nunca tive nenhum problema do género nem sou reincidente em qualquer processo destes.
Após várias insistências, continuam sem me enviar a gravação telefónica, mesmo tendo sido pedida dentro do prazo legal. Além do mais estão a enviar-me valores por pagar por excesso de endividamento, resultantes da fraude. Atualmente não tenho nenhum cartão ativo e liquidei, com muito esforço, a conta corrente que tinha com a instituição, até à data da burla.
De sublinhar que eu e a esposa estamos ainda a pagar casa própria, temos dois filhos a morar connosco e os rendimentos são parcos. Estamos indignados com a desconsideração desta entidade da qual já sou cliente há + de dez anos. Preciso de esclarecimento para saber se poderei ir pela via jurídica? Obrigado
Data de ocorrência: 21 de julho 2022
WiZink
5 de dezembro 2022
A exposição encontra-se encerrada. Obrigado
Nuno Morgado
Nuno Morgado avaliou a marca
30 de janeiro 2023

22 de novembro 2022

Banco de Portugal compactua com isto ... Como é possível o cliente dar o alerta de burla, movimentos de cartão, assalto, carteira perdida e mesmo assim o banco culpa o sempre cliente! O meu caso foi igual, dei o alerta, fiz o trabalho que o próprio banco deveria ter feito e mesmo assim temos que pagar. Onde anda o banco de Portugal que regula e tem o dever de inspecionar isto???? Se o cliente por algum motivo informa a entendida bancária que algo está errado com a sua conta o mínimo que o banco deveria de fazer era suspender todos os movimentos mas não, faz uma coisa mais incrível que é cancelar o cartão mas posteriormente vai aceitar os pagamentos do cartão que está bloqueado. Incrível este país, paga Zé povinho por isso é que o Governador do Banco de Portugal ganha 24x mais o ordenado minimo