Bicredit, Sociedade Financeira de Crédito, S.A.
  • Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 12º Andar, Sala 2
  • info@bicredit.pt

Bicredit - Reclamação por cobrança de penalização por falta de pagamento

Stephane Moser
Stephane Moser apresentou a reclamação
14 de julho 2023
Venho por este meio reclamar por estar a ser feita uma cobrança por falta de pagamento quando o pagamento foi feito.

No dia 04/07/2023 fui notificado pelo meu banco que ia ocorrer um debito directo por parte da BiCredit SOC.F no valor de 43.41. Nesse momento não tinha qualquer conhecimento da entidade Bicredit e por isso considerei essa transação como uma transação suspeita. Entrei em contacto com o meu banco e fiz o pedido de recusa de debito directo e cancelamento da autorização do debito directo.

No dia 07/07/2023 recebi uma SMS identificada como sendo do BiCredit, com entidade e referencia para pagamento do valor de 43.41, e sem qualquer indicação de data limite para pagamento.

No dia 08/07/2023 envio um email para info@bicredit.pt a partir do email xxxxx a pedir esclarecimentos sobre a SMS em questão para validar que a mesma era verdadeira. Não obtive qualquer resposta.

No dia 12/07/2023 envio um novo email para sac@bicredit.pt a partir do email xxxxx a pedir esclarecimentos sobre a SMS em questão para validar que a mesma era verdadeira. Desta vez obtive resposta e que a BiCredit tinha o email yyyyyy registado como meio de contacto. A partir desse momento comecei a usar esse email para comunicar com a BiCredit.

A partir desse momento é esclarecido que o credito que a BiCredit possui é um credito de um cartão de crédito do IKEA que estava a ser disponiblizado pela CaixaBank. E apos verificar o extracto do cartão enviado por email procedi ao pagamento o valor em falta. Ou seja o pagamento foi feito 5 dias depois de ter recebido a SMS e 7 dias da suposta data de cobrança.

Por isso venho reclamar a cobrança de um penalização por falta de pagamento quando:O pagamento foi feitoNão fui informado de datas limites para o pagamentoNão foi me informado que o BiCredit ia fazer a cobrança de um valor que tinha em divida com o CaixaBancaNão me foi enviado pelo BiCredit o extrato do cartão de credito referente ao pagamento do corrente mês
Sendo assim não é minha culpa por ter tomados medidas de prevenção à fraude e com isso o pagamento da valor ter ocorrido com atraso, mas sim uma falta de comunicação por parte do BiCredit por não ter feito qualquer apresentação que ia ser a entidade responsavel pela cobrança do credito. E exijo a anulação da penalização por falta/atraso de pagamento
Data de ocorrência: 14 de julho 2023
Bicredit
3 de agosto 2023
Exma. Senhora,

Informamos que a sua reclamação foi objeto de resposta por comunicação enviada hoje para o seu e-mail.

Melhores Cumprimentos,
BiCredit - Sociedade Financeira de Crédito S.A.
Stephane Moser
Stephane Moser avaliou a marca
28 de julho 2023

A BiCredit teve inicialmente um comportamento nada recomendável mas agora parece ter melhor comportamento a nível de comunicação. Posso dar a atenuante já que a minha reclamação vem de um processo de transferência de créditos que parece que não foi assim tão eficiente

Estou a deparar-me com um situação identica, igualmente relativa ao cartão do Ikea (anteriormente da CaixaBanks). No meu caso eu tinha amortizado por minha iniciativa o total em divida e apenas tinha restado uma ultima prestação para ser debitada (devido a já estar, segundo a Caixa Banks, agendada). O debito dessa ultima prestação deveria ter sido o passado dia 5 Jul e tal não aconteceu até à data.
Completamente descontextualizado - pois tal como refere, não houve qualquer informação oficial, ao cliente, da mudança de entidade bancária - recebi igualmente sms, que devido à falta de contexto passaram por obviamente tentativa de fraude e as quais negligenciei por 2 dias.
Contudo e após verificar que o debito continuava sem efeito resolvi ligar para um numero que me parecia o da BiCredit payments and consumer (mas que diverge do que vem nas sms de cobrança, também por isso dúbio) e após mais de 15 min em espera desligaram-me a chamada. A unica coisa que consegui obter a muito custo foi que teria de aguardar por um extrato para saber quanto está em falta, o que me alertou de imediato para a possível tentativa de cobrança de juros de incumprimento, o exigi resposta de imediato e face a isso me foi desligada a chamada.
não sei honestamente como isto acontece nos dias de hoje, e como de resto acham que podem passar em branco com falhas gravíssimas como estas, em que prejudicam o cliente devido a erros corporativos e mais ainda com uma prestação ao cliente abaixo de mediocre e amadora. Estou a aguardar resposta nas próximas 24h, a um novo email que enviei, mas já preparada para apresentar queixa aqui e respectivos canais legais para o efeito. Isto não pode passar em claro, é gritante.