Bicredit, Sociedade Financeira de Crédito, S.A.
  • Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 12º Andar, Sala 2
  • info@bicredit.pt

Bicredit - Valores indevidamente cobrados

Viana Nogueira apresentou a reclamação
29 de agosto 2023
Exmo.s (as) Senhores (as)

Venho através deste, uma vez mais, manifestar o meu profundo desagrado pela forma de operar do Banco Invest, BiCredit juntamente com os escritórios de advogados que presta serviço em nome do Banco.

No passado dia 02 de maio 2023 foi endereçado por mim um email a questionar os mesmos qual seria valor total em dívida até aquela data (ver anexo).

Ao que foi prontamente respondido pelo escritório dos advogados que faltava 874.18€, sendo que segundo os meus cálculos são 872.18€. Informação esta prestada com os dados actualizados até abril 2023.

No que toca ao valor em dívida, foi todo ele diluído nos meses seguintes da seguinte forma:

- (Maio2023) - 318.80€;
- (Junho2023) - 438.80€;
- (Julho2023) - 216.24€;

Total = 973.84, superior ao valor em dívida (872.18€).

Posto isto, diligenciei junto aos advogados através do email a questionar o valor em dívida, email este que seguiu com conhecimento do banco bem como agente de execução, email enviado no passado dia 26 de julho.

Não obtive resposta, passado vários dias, liguei para o escritório e dizem que estão a espera da confirmação/dados do banco. Passado mais alguns dias liguei novamente obtive a mesma resposta, tomei a iniciativa de ligara para o banco a qual foi informado que estavam a espera da confirmação/dados dos advogados, que jogo de “empurra de responsabilidades” que aqui vai.

Não obstante, no mês de agosto foi novamente penhorado 246.43€ do meu vencimento e já tenho indicação da minha entidade patronal que em Setembro já se encontra processado novo valor a descontar do meu vencimento, não é sustentável.

Realmente não há duas sem três, todo esse processo é extremamente desgastante porque ninguém assume responsabilidade nem parece querer por fim a um procedimento que se encontra comprovadamente como um comboio desgovernado.

Não é possível que eu tenha liquidado o valor total em dívida que, aliás foi ultrapassado e ainda assim, continuam a penhorar valores como se nada fosse. A bicredit não se pode esconder ou simplesmente empurrar responsabilidade para os advogados e vice versa.

Apelo aos vossos melhores serviços para solucionar esta situação. Quero saber o que se passa, e ser devolvido os valores indevidamente cobrados/penhorados. Esta situação já se arrasta há imenso tempo, não é sequer admissível. Sejam profissionais!
Data de ocorrência: 29 de agosto 2023
15 de setembro 2023
Exmo. Senhor,

A sua reclamação foi recebida, encontrando-se a ser analisada para que possa ser respondida em breve.

16 de setembro 2023
Para que conste...

O valor se encontra parcialmente devolvido, faltando assim, a parcela referência ao mês de setembro, no valor total de 329.44€.

Posto isto, aguardo atentamente pelo Devido reembolso.

Atenciosamente,
18 de setembro 2023
Exmo. Senhor,

A questão que refere já se encontra a ser analisada internamente, de forma a serem conciliados os valores penhorados pela agente de execução no âmbito do processo executivo.

25 de setembro 2023
Exmo. Senhor,

Informamos que a sua reclamação foi objeto de resposta por comunicação já enviada para o seu e-mail.

25 de setembro 2023
Exmo.s Senhores,

Como já é do conhecimento da Vossas Excelências, o valor já foi liquidado ha pelo menos dois meses...agora pergunto eu, qual é a razão para não terem comunicado ao Banco de Portugal para que o meu nome deixasse de constar no mapa de responsabilidade do mesmo como devedor a bicredit?

Faltava o meu pedido para procederem em conformidade? Então...cá esta ele!

Peço que haja lugar a esta formalidade para que meu nome deixe de constar como devedor a vossa entidade.

26 de setembro 2023
Exmo. Senhor,

Já foram desencadeados todos os procedimentos possíveis, do nosso lado, para ultrapassar a situação, nomeadamente junto do Banco de Portugal.
A Central de Responsabilidades de Crédito é gerida, exclusivamente, pelo Banco de Portugal e obedece a procedimentos próprios que estão fora do nosso controlo.
Sem prejuízo, caso pretenda confirmação da regularidade da sua situação junto desta instituição, poderá contactar o nosso Serviço de Apoio a Clientes.

13 de outubro 2023
Exmo. Senhor,

Informamos que os procedimentos de retificação da informação reportada à Central de Responsabilidades de Crédito se encontram concluídos.
Lamentamos mais uma vez os eventuais transtornos que a situação lhe possa ter causado.

Viana Nogueira avaliou a marca
17 de outubro 2023

Deviam ser mais profissionais e céleres a solucionar as situações.