17.1
  • geral@vorwerk.pt

Bimby - Avarias sucessivas e falta de qualidade

Sónia Vilhena apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2018

No dia 27OUT2014, comprei uma Bimby 5 Geração, na expectativa de ter adquirido um aparelho de superior qualidade, tendo em conta o preço, 1095€(mil e noventa e cinco euros), até porque nos dias que correm, não é certamente um valor acessível a muitas carteiras….não podia estar mais desiludida, enganada, com a sensação incrível de ter feito um investimento ruinoso.
Um ano depois da compra surge a primeiro avaria, no mecanismo de fecho, que me obriga a perder tempo e dinheiro, pois tive de faltar ao trabalho para ir levar o aparelho à assistência técnica….após isso têm se seguido alguns episódios de mensagens de erros, que certamente por sorte, vão se resolvendo por si, mas que nunca me deixa em paz e sossego, pensando sempre que será novamente motivo para nova visita à assistência com todos os transtornos que daí advém.
No dia 12FEV2018, estava eu a cozinhar normalmente, quando o aparelho parou e estagnou numa temperatura de 98º, nunca mais daí saíndo e impedindo-me de a utillizar em algumas funções…conclusão, nova ida à assistência técnica e nova perda de tempo e dinheiro, para ir à assistência técnica no Casal do Marco.
Ontem, dia 19FEV2018, recebo um telefonema da assistência a informar que o valor da reparação(2010980346) seria de quase 300 euros, e que tinha a ver com verdete nos contactos, placa electrónica de temperatura com problemas e desgaste na lâmina..?????
Meus senhores, uma máquina com cerca de 3 anos de uso, que nem sequer é diário, uma utilização super cuidada, sem nunca ter entornado líquido nenhum para o interior, um cuidado especial na limpeza dos pinos, antes de colocar o copo no síto, aliás esse pormenor decorei desde a demonstração, nunca ultrapassei os limites da utilização normal, sempre lavei a lâmina com água corrente e sempre a coloquei de forma correcta conforme ensinaram na demonstração…..como é possível num aparelho, de uma suposta marca conceituada, que apregoa “Argumentos de elevada qualidade, robustez, flexibilidade e fiabilidade só podem ser reconhecidos quando uma marca os aplica aos seus produtos. O exemplo mais evidente de uma marca que se rege por esse princípio é a Worwerk….construídos para durar uma vida”????? Há aqui uma verdadeira incongruência e sinto-me defraudada nas expectativas que me passaram na DEMO, quando tenho a perfeita noção que sempre fiz uso do aparelho de forma correcta e cuidada, muito longe de atingir ou por em causa esses padrões de elevada qualidade que os Srs. Apregoam.
Uma aparelho desta dimensão tem de estar preparado para um funcionamento robusto e capaz de suportar inúmeras utilizações até para o mais básico dos utilizadores…não é admissível querem me imputar o pagamento de cerca de um terço do valor da máquina, quando tenho a noção que nunca excedi as regras da sua utilização, e sempre tive bastante cuidado no seu manuseamento e manutenção.
Não aceito o orçamento apresentado e não vou proceder ao levantamento da máquina, e quero uma solução para a minha exposição, pois inclusivemente, tendo tido a oportunidade de aquirir outros produtos existentes no mercado por valores muito mais acessíveis, não hesitei em optar pela Bimby, tendo em conta a superior qualidade que me apresentaram.

Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2018
Bimby
20 de fevereiro 2018
Exmª. Srª. Dª. Sónia Vilhena,

Acusamos a receção da exposição efetuada por V.Exª., à qual vimos por este meio responder em conformidade.

Reportando-nos ao legislado no nº1 do art.5º do Dec-Lei 67/2003 de 8 de Abril, tem a nossa empresa o dever de colocar o bem em conformidade durante dois anos após a data de aquisição do produto, estando apenas cobertas anomalias consideradas como defeito de fabrico, condição que se verificou na primeira reparação, ao substituirmos o mecanismo de fecho, barra de bloqueio esquerda e barra de bloqueio direita da sua Bimby® sem quaisquer custos atribuídos a V.Exª.

Atualmente, ainda que o equipamento de V.Exª. estivesse ao abrigo da garantia, situação que já não se verifica, a anomalia verificada faria parte das exclusões da mesma, uma vez tratar-se de um dano originado por questões de utilização e não por qualquer inconformidade relacionada com defeito de fabrico.

Desta forma, foram encontrados resíduos distribuídos pelo interior da Bimby® (fotografia em anexo), afetando a placa de potência e o conjunto de ligações, pelo que será necessária a substituição destes mesmos componentes.

Informamos ainda que será necessária a substituição da lâmina da sua Bimby®, uma vez que o eixo da mesma apresenta bastante desgaste, o que poderá comprometer o bom funcionamento do equipamento.

Relativamente à entrada de resíduos para o interior da Bimby®, esclarecemos que as únicas formas de tal situação ocorrer são:

a) através do derrame direto de substâncias líquidas sobre a tampa de acoplamento (zona central onde encaixa o copo);

b) pela incorreta montagem do copo (ao nível da base ou lâmina) que, consequentemente, vai permitir a saída do conteúdo existente no copo para a referida zona de acoplamento;

c) se existir alguma anomalia mecânica ao nível da lâmina ou do seu vedante que esteja a provocar tal vazamento.

Assim, e para que não restassem quaisquer dúvidas sobre a origem da avaria em causa, foram efetuados os devidos testes ao copo da sua Bimby®, não tendo sido verificado qualquer saída de líquido através do mesmo.

Ao colocar o copo no corpo do aparelho é muito importante certificar-se que a base e a lâmina estão corretamente encaixadas. Caso alguma das peças não fique devidamente instalada, existe o risco de saída de líquidos pela parte inferior do copo.

Pelo exposto, não poderá a Vorwerk assumir qualquer responsabilidade pela anomalia identificada, muito embora a lamente profundamente.

Corroboram os referidos argumentos, não só o conteúdo do Manual de Instruções e Certificado de Garantia do equipamento, mas também, o legislado na alínea a) e c) do nº2 do art.6º do Dec-Lei 67/2003 de 8 de Abril, com as devidas alterações introduzidas pelo Dec-Lei nº84/2008 de 21 de Maio.

Aproveitamos ainda a oportunidade para relembrar V.Exª. da necessidade de leitura do Manual de Instruções, onde constam referências relativas a esta e outras temáticas importantes para o manuseamento e manutenção da Bimby® , essenciais na prevenção de futuras intervenções.

Gratos pela atenção dispensada, ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do nosso Número Gratuito de Apoio ao Cliente: 800 500 202
(2ª a 6ª feira das 9:00h às 18.00h).

Departamento de Apoio ao Cliente
Vorwerk | Bimby®
Esta resposta tem um anexo privado
Sónia Vilhena avaliou a marca
7 de março 2018

Apesar da avaria não estar coberta pela garantia, poderia ter havido uma abertura da empresa em compensar-me de alguma maneira para cativar o cliente.