Beyond Motors Car - Comércio e Distribuição de Automóveis S.A.
  • Rua Estrada Nacional 101 - Nogueira
    4715-214 Braga
  • bmcar@bmcar.com.pt

BMcar - Pedido orçamento

Manuel Costa
Manuel Costa apresentou a reclamação
17 de janeiro 2023
Venho reportar uma situação que me aconteceu após dia 2 de Janeiro de 2023 (data em que entreguei o meu veículo à BMcar Porto). Fizeram maus diagnósticos, o meu carro esteve uma semana na oficina, aprovei um orçamento de 700€, no final da reparação, informaram-me que afinal a capota (que era o principal) não tinha ficado a funcionar e que a era necessário uma bomba hidráulica no valor superior a 2000€. Não consigo entender como é que na marca não têm as ferramentas necessárias para diagnosticar logo a origem do problema, este tipo de resolução tentativa erro esperava de uma oficina de "esquina" e não de uma BMW. Sei que me devolveram o dinheiro das peças que colocaram na capota (e obviamente que as retiraram da capota porque afinal o problema não era aquele), no entanto acho inadmissível, eu como cliente entrar na BMW a pedir que me dessem um orçamento para a capota que está avariada, e só depois se me agradasse, é que me faziam um orçamento para verificar o isolamento ( entrada de água), a BMW, decidiu fazer ao contrário, gastou cerca de 2 dias a verificar o isolamento, e eu nesses dois dias pedia constantemente para verificar primeiro a capota, pois se não houvesse solução ou o orçamento não agradasse, já nem verificavam o isolamento, e numa manha verificaram a capota. Resumindo, no final estavam-me a cobrar 450€ por um diagnostico e uma troca de borracha que eu não autorizei a trocar. Após reclamação, retiraram 130€ à conta final, que honestamente continuo a achar totalmente incorreto, pois ocuparam dois dias a ver o isolamento e uma manha a verificar a capota e só me descontam 130€? Ou seja, não me resolveram problema nenhum, não fizeram o serviço pela ordem que eu pedi, ainda me trocaram uma borracha que eu não autorizei e no final paguei 320€. Completamente inadmissível. Na BMW foi necessária uma discussão de 15 a 20 minutos com o vosso colaborador para que entendesse o meu lado e o quanto vocês estão a ser incorretos, o mesmo argumentou "são pontos de vistas diferentes", posto este comentário, eu questiono-vos, quem está a pagar o serviço? Eu ou vocês? Sendo eu o cliente que está a suportar os custos, e sendo o meu veículo, acho que a afirmação do vosso colaborador nem devia ter sido posta em cima da mesa.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2023
24 de janeiro 2023
Exmo. Senhor,
Acusamos a receção da reclamação de V. Exa, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e em resposta cumpre-nos esclarecer o seguinte:

A viatura deu entrada no nosso serviço no dia 03-Jan às 07h55, com as seguintes queixas “Capota não abre e Entrada de água (vidros laterais)”.

O início dos trabalhos ocorreu apenas no dia 04-Jan às 14h38. No dia 04-Jan às 15h49, V. Exa. é contactado pelo nosso serviço após-venda, informando-o de que a entrada de água poderia estar a provocar avaria no funcionamento da capota, pelo que recomendávamos a verificar a entrada de água em primeiro e só depois o funcionamento da capota. V. Exa. concordou, referindo que fazia sentido. Nesse contacto, solicitou ainda para substituir a borracha do manípulo de abertura da mala, tinha-se esquecido de pedir quando entregou a viatura.

No dia 05-Jan às 14h19, é novamente contactado e informado que a entrada de água seria de facto pelas borrachas dos vidros laterais, conforme tinha referido que suspeitava, e que a entrada de água não estava a interferir com o funcionamento da capota. No diagnóstico da avaria da capota, verificou-se a necessidade de substituir um interruptor (sensor) e uma relé, embora não fosse garantido o funcionamento da capota. V. Exa. autorizou a substituição dos 2 componentes e não autorizou a reparação da entrada de água.

Após a intervenção, verificou-se a necessidade de substituir a bomba hidráulica, no entanto, V. Exa não autorizou a reparação, referindo que iria proceder ao levantamento da viatura. Posto isto, desmontamos o interruptor e o relé, que tinham sido substituídas.

Quanto ao comentário “são pontos de vista diferentes”, apenas foi salientado na medida em que V. Exa. estava a exigir que tivéssemos seguido a ordem das queixas comunicadas, ou seja, queixa nº 1 “capota não abre” e queixa nº 2 “entrada de água (vidros laterais), apenas foi relembrado da conversa telefónica tida com o nosso serviço do dia 04-Jan, na qual foi informado que teríamos de verificar a entrada de água em primeiro lugar e só depois, o funcionamento da capota. Não obstante o exposto, o nosso serviço de após-venda tomou a liberdade de reduzir às horas a faturar, o que V. Exa. aceitou com agrado.

Certos de termos prestado os devidos esclarecimentos, remetemos os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente
Manuel Costa
24 de janeiro 2023

Primeiro ponto, eu não concordei em que vissem primeiro a entrada de água, aliás eu reforcei nesses dois dias, que queria que me vissem primeiro a capota, repito, não foi autorizado que me verificassem primeiro a entrada de água. Segundo ponto, se eu entrasse na BMW e dissesse “verifiquem a capota que não funciona”, vocês são bruxos para adivinhar que entrava água quando a mesma não é visível? Acho que não… Portanto a vossa teoria que eu autorizei ver a entrada de água em primeiro lugar, é falsa!

Outro ponto, eu não me esqueci de informar a situação da borracha, e mais uma vez digo, quando entreguei o carro eu disse “esta borracha só será trocada em caso de extrema necessidade e se os orçamentos me agradarem”. Portanto a vossa afirmação que eu pedi para substituir a borracha independentemente de alguma coisa, é falsa, eu não autorizei nada!

Mais um ponto, eu disse por telemóvel, ao mesmo colaborador que me disse presencialmente “são pontos de vista diferentes”, eu aceito o orçamento de 700€ e a capota tem que ficar a funcionar! Para meu espanto ligaram-me a dizer que de 700€ o valor passava para 2000€ + iva porque afinal a reparação não resultou.

Resumindo, a única liberdade que vocês tomaram foi de serem incorretos com um cliente ao ponto de cobrarem 320€ para nada ser feito.
2 de fevereiro 2023
Exmo. Senhor, Boa tarde,
Face à última comunicação de V. Exa., resta-nos lamentar pelo Seu desagrado com os nossos serviços. Garantimos que procuramos prestar sempre o melhor serviço e melhorar a nossa prestação tendo em consideração as críticas que nos são dirigidas.
Com os melhores cumprimentos.
Apoio aos Clientes