44.6

BQ - Telemóvel avariado

Rafaela Lopes
Rafaela Lopes apresentou a reclamação
29 de novembro 2019
No dia 27-08-18 recebi o telemóvel BQ X Pro com o numero de serie: BL 079824 em troca do modelo BQ X com o número de serie: 358625083231656 comprado em 04-11-17 na MediaMarket conforme fatura de compra em anexo. Este modelo apresentou várias anomalias e reparações sucessivas enviadas para a marca.
No dia 30-04-2019 enviei um email a mencionar as respetivas avarias:
- Bloqueio de touch – ecrã
-Bateria dura 1 dia
- Entrada de auricular não funciona
- Problemas no áudio
Como não obtive resposta ao meu email desde abril deste ano fiz pelo suporte da página vários pedidos de assistência técnica que não responderam também.
O último dos quais no dia 19-11-19 como não obtive resposta fiz a reclamação oficial no Portal da queixa no dia 20-11-19
Passados estes 7 meses de pedidos de assistência técnica com a marca e visto que o telemóvel não se encontra conforme dado que as avarias detetadas conferem falta de qualidade conforme o que é descrito no DECRETO-LEI N.º 67/2003, DE 8 DE ABRIL, ALTERADO PELO DECRETO-LEI N.º 84/2008 DE 21 DE MAIO - modelo (alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º)
OS MEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR SÃO:
Perante esta situação de desconformidade do telemóvel
Esta reposição da conformidade deve ser feita:
1) Sem encargos;
2) Sem grave inconveniente para o consumidor.

Para repor a conformidade do meu telemóvel, posso optar por exigir:
b) A substituição do bem;
Exijo esta resolução porque se passaram 7 meses sem que quisessem saber dos meus pedidos e porque a marca não tem telemóvel de substituição nem eu posso ficar sem telemóvel pois o meu trabalho depende do uso do mesmo e neste momento não estou a conseguir trabalhar com este telemóvel.
Para além das soluções referidas, posso pedir uma indemnização pela Desconformidade. Aplica-se o n.º 1 do artigo 12.º da Lei de Defesa do Consumidor, pelo que “o consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos”.
Assim, a par do direito de substituição o consumidor tem direito a uma indemnização pelos danos eventualmente causados pelo produto desconforme.
Data de ocorrência: 29 de novembro 2019
BQ
3 de dezembro 2019
Bom Dia,

Na área de qualidade da BQ, informamos que estamos analisando seu caso, e oferecemos uma resposta o mais rápido possível através do e-mail de contato que você forneceu.

Agradecendo sua atenção,

Uma saudação.
Rafaela Lopes
Rafaela Lopes avaliou a marca
7 de novembro 2022

Situação não se resolveu

Vou assumir que nada fizeram para lhe resolver o problema, correto?