59.8

Caçarola - Larva no pacote de arroz

Carolina Pais
Carolina Pais apresentou a reclamação
18 de novembro 2016

Ao abrir um pacote de arroz Basmati de 2,5kg da marca Caçarola saiu de dentro do pacote um mosquito. Isto fez com que abrisse com cuidado o resto do pacote e reparei que tinha umas pintas pretas por todo o interior do saco. Num dos cantos deparei-me com uma espécie de teia e uma larva.
Achei certo alertar para que isto possa ser evitado pois por distração pode passar a muita gente.

Data de ocorrência: 18 de novembro 2016
Caçarola
18 de novembro 2016
Boa Tarde Exma. Sra. Carolino Pais,

Agradecemos desde já a comunicação da situação que merece a nossa maior atenção, e apresentamos as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos causados. São comunicações como as que nos reporta, que nos permitem melhorar, e desta forma garantir a satisfação dos nossos clientes.

A situação é sem duvida uma situação anormal, iremos analisar com pormenor no sentido de encontrarmos as causas que a originaram bem como proceder à aplicação de medidas correctivas de forma a evitar a sua reincidência.

Para tal seria importante termos acesso a algumas informações que permitem a dentificação clara do produto, em concreto: lote e data de validade bem como o local e data aproximada de compra de for possível. Para enviar os dados solicitados poderá utilizar o seguinte endereço de email: qualidade@cacarola.pt.

Como é do conhecimento geral, o arroz é um produto na sua totalidade natural, que não sofre qualquer intervenção da nossa parte. O controlo preventivo de potenciais infestações, é feito de duas formas através de fumigações a toda a matéria prima rececionada nas nossas instalações, e através do controlo efetivo da temperatura de armazenamento. Estas práticas tem se revelado eficazes na prevenção do aparecimento de pragas, que tem como características ótimas de desenvolvimento o calor e humidade suficiente.

Muitas vezes o aparecimento de pragas no arroz, não tem como origem o próprio, podem surgir por contaminação cruzada de outros produtos. Se esta for originária do arroz surge da geração natural de possíveis ovos depositados no interior do grão, que ficam em estado latente durante condições atmosféricas menos favoráveis ao seu desenvolvimento, e que, quando as condições (calor e humidade) se propiciam iniciam o seu desenvolvimento e rápida propagação. Convém ainda referir que apesar de ser considerado repugnante, este facto não coloca em causa a saúde do consumidor.

A Valente Marques tudo faz no sentido de evitar o surgimento deste tipo de infestações, desde verificações de matéria-prima, passando por fumigações de prevenção, controlo de temperatura de armazenamento de matérias-primas e inspeção do produto final.
No entanto, esta “batalha” contra este tipo de praga revela-se por vezes inglória. Umas das formas de poder combate-la seria com recurso a uma carga excessiva de produtos químicos o que significaria a criação de outro tipo de problemas, nomeadamente a contaminação. Ora, esta é uma situação que não se nos afigura como exequível uma vez que consideramos a Segurança Alimentar acima de tudo.

Reiteramos os nossos agradecimentos e colocamo-nos ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento que considere necessário.

Ana Monteiro - Departamento da Qualidade da Valente Marques, S.A.

é o brinde kkkkk

assim já poupou na carne, a larva tem mais proteína que um bife.aproveite!