18.6

Caetano Auto - Defeito de fábrica da viatura

Andreia Arruda
Andreia Arruda apresentou a reclamação
9 de setembro 2015

Em Maio de 2010 adquiri um Toyota Yaris 0 kms na Caetano Auto da Av. da República em Lisboa. Desde o sexto primeiro mês de compra que o carro tem tido problemas de nível de óleo, liquido do refrigerador e do próprio painel de bordo, as vezes, não funciona correctamente (quando abasteço o carro não aparece qualquer indicação do combustível ou então desce drasticamente após ter abastecido completamente a viatura). Em relação ao líquido do refrigerador foi reparado em 2011. O painel de bordo também foi reparado na mesma altura, contudo, desde Junho de 2014 que voltou a aparecer o problema de indicação do combustível. Mas a situação mas preocupante é a do óleo do motor, que desde a compra do carro que tem vindo sempre a baixar drasticamente não tendo sido encontrado qualquer fuga no carro. Em me encontrava numa viagem de Lisboa ao Algarve quando tive que parar e chamar o reboque porque o nível de óleo baixo. O carro foi avaliado, não encontraram qualquer problema e completaram o óleo. Ao fim de fazer mais mil quilómetros o óleo do motor voltou a baixar, mais uma vez o carro foi avaliado e não encontraram qualquer fuga ou perda de óleo (esta situação aconteceu várias vezes ao longo do ano de 2011). Em 2012 substituíram a bomba e o turbo do carro e os problemas continuaram. Em 2013 substituíram o motor do carro e os problemas continuaram. Em 2014 disseram que normal o nível de óleo baixar e, até a data não deram nenhuma resposta plausível de resolução do problema. Sendo que cada vez mais o nível de óleo baixa em menos quilómetros percorridos e não há qualquer fuga. Em Abril solicitaram-me que tivesse um pouco mais de paciência e pediram para nadar dois mil quilómetros com o carro, não cheguei a fazer mil quilómetros e o nível de óleo baixou. Em Maio voltei a Caetano Auto, completaram o nível de óleo e fizeram o mesmo pedido (andar mais dois mil quilómetros com o carro). Voltei a Caetano Auto em Junho e em Julho com o mesmo problema e só me dizem a mesma coisa: temos que fazer uma avaliação do carro. O carro já se encontra em avaliação desde a data de compra do mesmo. Andar dois mil quilómetros não resultou então decidiram aumentar para cinco mil quilómetros. No meu entender, é notário que estão a tentar ganhar tempo até a garantia da viatura expirar (05/2017). Daí ter decidido apresentar esta queixa. Cada vez que o carro vai a revisão volta pior... Em Julho foi feita a revisão e o carro voltou sem qualquer potência, para arrancar num sinal vermelho tenho que acelerar até ao fim e só assim o carro arranque e o óleo continua a baixar.

Data de ocorrência: 9 de setembro 2015