Banco Montepio
Banco Montepio Marca Recomendada
82.5
Caixa Económica Montepio Geral
  • Podemos ajudá-lo?
    Se tem dúvidas, questões ou problemas por resolver, contacte-nos através do número:
    21 724 16 24
    Atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00. Custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa ou rede móvel nacional.

• Rua Castilho nº 5
  • gestaoreclamacoes@bancomontepio.pt

Banco Montepio Geral - Fraude informática

Lucília Rebeca Esteves
Lucília Esteves apresentou a reclamação
27 de agosto 2019
No passado dia 26 de Agosto de 2019, pelas 11h28 recebi um contacto telefónico do número 91 411 45 22. Do outro lado, identificaram-se com o nome, referindo ser do serviço Phone 24 do Departamento de Cadastro do Montepio Geral, referindo ainda que a chamada estava a ser gravada por questões de segurança.
Começaram por referir que os meus dados se encontravam desatualizados e que era necessário proceder à sua atualização através de um link, que me enviaram de seguida, via SMS.

O link era o seguinte: bregamobilept.com.br/m/telemóvel.php

Ao abrir o referido link, nada havia de suspeito, pois estava com o logotipo do Montepio.
Neste link, segui os passos, preenchendo os campos com os meus dados pessoais, que me foram sendo pedidos:

- Nome - NIF - Cartão do Cidadão - Passwords

No link indicado, existia uma câmara que serviu para fotografar o meu cartão matriz.
Segui os passos que me iam sendo indicados pelo telefone.

De seguida, o indivíduo informou-me que iria receber uns códigos, via SMS, que deveria transmitir-lhe oralmente. Após cada código, pedia-me que apagasse a mesma SMS. Recebi uns 4 ou 5 códigos no total. No final, referiu que a operação tinha sido bem sucedida.

À tarde, recebi uma chamada de um funcionário do Montepio, que me avisou que tinha sido feito um pagamento no valor de 2499,75€, tendo sido detetada pelo sistema informático do Montepio, uma situação fraudulenta.

Logo de seguida, desloquei-me à PSP com o extrato da conta para apresentar queixa.

Não fiz este pagamento e nem confirmei o mesmo através dos métodos habituais (indicação de código a receber pelo telemóvel.

Venho por este meio reclamar o valor que me foi retirado da minha conta, sem a minha autorização ou confirmação.
Data de ocorrência: 27 de agosto 2019
Banco Montepio
28 de agosto 2019
No âmbito da legislação em vigor e da Política de Tratamento e Gestão de Reclamações da Instituição, Clientes e/ou Utentes que pretendam manifestar a sua insatisfação em relação à prestação de serviços, comercialização de produtos ou qualidade de atendimento, podem apresentar, formalmente, reclamação, a qual será objeto de análise e tratamento no Gabinete do Cliente.

O reclamante deve indicar elementos de identificação que viabilizem a análise e descrever de forma clara e completa os factos que motivam a reclamação.

A reclamação pode ser apresentada através do preenchimento do formulário disponibilizado na página da Instituição na internet (www.bancomontepio.pt) ou, em alternativa:
- Por mensagem eletrónica para GabineteCliente@montepio.pt
- Por carta ao Gabinete do Cliente - Rua Castilho, nº 5 - 3º piso (Sala 12), 1250-066 LISBOA
- Por telefone através do Serviço Phone24 (exclusivo para clientes do Banco Montepio aderentes ao Serviço)
- No Livro de Reclamações, disponível em todos os Balcões, diretamente no Banco de Portugal ou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
O Gabinete do Cliente comunica sempre, formalmente, a decisão, quer assista razão ao reclamante, quer nos restantes casos.

São desenvolvidas todas as diligências para conclusão célere dos processos de reclamação.
Nos casos de elevado grau de complexidade, mantém-se o reclamante informado, através dos meios considerados mais adequados.
Gabinete do Cliente

Oh passarinha.... entao um link >> .br

Isto é mesmo verdade?
é incrivel...

28 de agosto 2019

Devia ter achado suspeito quando recebeu o link é que nem sequer tem nada a ver com o banco

Aconcelho a fazer queixa à policia, e também a ir ao banco para bloquear este tipo de transações que fizeram.
Nenhum banco pede as passwords e PIN aos clientes. As passwords são usadas apenas quando fizer "login", para entrar num site e saberem que é mesmo a senhora. O PIN é unicamente utilizado depois de inserir o cartão.
Este tipo de fraude é chamado lá fora de scam. Em que tentam arranjar alguma desculpa para as pessoas entregarem os dados pessoas para roubo de identidade, entregarem dinheiro e/ou entregarem acesso ao dinheiro.
Se receber um link para entrar na sua conta, e não estava à espera de receber, então não entre pois o mais provavel é ser de um scammer e um site copiado, para que alguém digite o acesso à sua conta.

Se receber codigos por telefone, não os passe a ninguém. Existem sites que enviam codigos para confirmação do registo ou acesso, para saberem que é a própria pessoa que está a fazer. Normalmente quando é necessário receber codigos por telefone é também por alguma segurança importante, como por exemplo o acesso a uma conta paga, ou à carteira de bitcoins no site.