Bancos
1 Santander 84.1
Caixa Geral de Depósitos67.8
  • Avenida João XXI, 63
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Comissões indevida e abusivamente cobradas!

Rui Pinto Serra
Rui Serra apresentou a reclamação
11 de maio 2021
Desde há cerca de 2 meses tenho vindo a ser alvo de vários débitos por parte da CGD referentes a comissões de supostas compras fora da Zona Euro e respetivos impostos de selo.
Sucede que essas compras, feitas online (sobretudo via e-bay), foram feitas a vendedores da Zona Euro (França, Alemanha, Áustria, Holanda...), a quem de resto já há vários anos faço compras e nunca anteriormente tinha sido lesado com tais comissões!
Desde então, como cliente da CGD, já tentei várias vezes resolver a situação mas o meu assunto não parece ter tido qualquer atenção!
Efetivamente, comecei por enviar mensagens a alertar para estas comissões abusivas através do serviço próprio disponibilizado na CaixaDirecta.pt e não obtive o mínimo esclarecimento!
Tentei também ligar várias vezes e, depois de me darem música, disseram que de momento não me podiam atender!
Fui então forçado a deslocar-me à minha agência da CGD e recusaram atender-me porque supostamente só atendiam o público até às 12:30 e eram cerca das 14h. Ora, a informação que disponibilizavam (e continuam a disponibilizar), quer online, quer nas próprias instalações do banco, era o atendimento até às 15h! Note-se que o Senhor que me atendeu limitou-se a sugerir que enviasse um e-mail diretamente para a agência, que estaria disponibilizado na net, mas a verdade é que depois de várias pesquisas não encontro o referido e-mail e sou levado a crer que não é verdade que tal e-mail esteja disponibilizado na net...
Data de ocorrência: 11 de maio 2021
12 de maio 2021
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921007726.

28 de maio 2021
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2021-05-20.

Rui Serra
28 de maio 2021
De facto, após reclamação no portal da queixa, finalmente, recebi um contato por e-mail, ao qual respondi, também por e-mail, e ainda não obtive resposta final!
Foi esta a minha resposta:

V/ Referência: 01921007726
M/ Referência: PQ 59700121

Exma. Sra. Rita Almeida,

No seguimento do seu e-mail, sou a dizer o seguinte,

Em primeiro lugar, não sei se por falta de consideração com o problema colocado, ou se por falta de rigor no tratamento da questão, mas a senhora - perdoe-me a expressão - veio falar em "alhos" quando eu tinha falado em "bugalhos".
Com efeito, as comissões e respetivos impostos de selo que me têm vindo a ser debitados - indevida e abusivamente, como a seguir me vejo forçado a demonstrar - reportam-se, tal como está descrito nos movimentos bancários, a "compras feitas fora da zona euro" e não a compras fora ou dentro do "espaço económico europeu", como referiu! Parece-me que a senhora tinha a obrigação de saber que a Zona Euro é uma coisa e o Espaço Económico Europeu é outra!

Em segundo lugar, sem mais delongas e a ver se nos entendemos de uma vez por todas - note que no passado dia 11 de Maio apresentei uma reclamação no "portal da queixa" e, entre outras providências, tenho em equação apresentar uma reclamação no Banco de Portugal -, o que me forçou e continua a forçar a perder o meu tempo são os débitos de comissões e impostos de selo de supostas compras feitas FORA DA ZONA EURO. Ora, como demonstrado infra e nos anexos juntos, as compras online foram feitas a vendedores europeus da zona euro! Vendedores, repito, a quem já há alguns anos compro artigos (sempre através do ebay) e só de há uns meses a esta parte comecei a ser alvo deste esbulho bancário!

Assim, em resumo e em total contradição com a resposta, a respetiva pesquisa bancária e a conclusão apresentada pela senhora, são, pelo menos, estas as compras em causa:

1- Compra efetuada em euros, ao vendedor "Kaktus086", da Alemanha (Zona Euro), em 27.03.2021, no montante de 25,62€ (foi indevidamente cobrado, em 31.03.2021, 0,80€ de Comissão e Imposto);

2- Compra efetuada em euros, ao vendedor "morle1966", da Áustria (Zona Euro), em 28.03.2021, no montante de 34,40€ (foi indevidamente cobrado, em 01.04.2021, 1,04€ e de Comissão e Imposto);

3- Compra efetuada em GBP, ao vendedor "penc1974", da Bulgária (UE), em 30.03.2021, no montante de GBP 51,44/60,50€ (foi indevidamente cobrado, em 05.04.2021, 1,89€ de Comissão e Imposto);

4- Compra efetuada em euros, ao vendedor "2007Rutger", dos Países Baixos (Zona euro), em 06.04.2021, no montante de 65,88€ (foi indevidamente cobrado, em 10.04.2021, 2,06€ de Comissão e Imposto);

5- Compra efetuada em euros, ao vendedor "porteavionschristian", de França (Zona Euro), em 24.04.2021, no montante de 35,98€ (foi indevidamente cobrado, em 27.04.2021, 1,12€ de Comissão e Imposto);

6- Compra efetuada em euros, ao vendedor "modelcarshop", dos Países Baixos (Zona Euro), em 07.05.2021, no montante de 64,43€ (foi indevidamente cobrado, em 11.05.2021, 2,01€ de Comissão e Imposto);

7- Compra efetuada em euros, ao vendedor "2007Rutger", dos Países Baixos (Zona Euro), em 09.05.2021, no montante de 44,43€ (foi indevidamente cobrado, em 13.05.2021, 1,38€ de Comissão e Imposto).

Espero que com este esclarecimento a devolução do dinheiro indevida e abusivamente debitado seja feita rapidamente! Espero igualmente que corrijam este vosso tipo de cobrança sem fundamento para que não volte a suceder!
31 de maio 2021
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921008747.

Rui Pinto Serra
Rui Serra avaliou a marca
31 de julho 2021

Tinham o dever de tratar melhor os clientes. Usam e abusam das taxas e comissões...