Bancos
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Morada errada na criação da conta

Jacob Zucula apresentou a reclamação
22 de dezembro 2018
No passado dia 14 de Dezembro de 2018, uma vez não consegui no balcão das Amoreiras, devido à problemas internos do banco, abri uma conta à distância, onde apresentei os seguintes:
- Comprovativo de morada (extracto de Dezembro de 2018 do meu antigo banco)
- Declaração do meu empregador
- Cartão de cidadão

Dois dias depois, já com os acessos ao CaixaDirecta, quando ia pedir o cartão matriz, notei que constavam na conta duas moradas que não foram as que forneci quando criei a conta: uma morada quase igual à minha, mas com código postal e localidade errados; outra morada, mais caricata, por de ser de Lausanne, Suíça, ou seja, casa do meu tio.

Contactei a CaixaDirecta, por telefone ou enviando várias mensagens a pedir explicações de como isto pode ter acontecido e, para saber que segurança o banco me garante, lembrar que mudei para CGD e já tenho um depósito.

Até hoje, só foi retirada a morada da Suíça e continua a morada com o código postal e localidade errados. Da parte da CGD nunca recebi um pedido de desculpas por escrito, nem alguém a se responsabilizar. Lembrar que numa das conversas telefónicas com o banco, chegaram a pedir-me para ir ao balcão pedir alteração da morada e fornecer um comprovativo de morada, enquanto o comprovativo que usei na criação da conta já tinha a morada actualizada.

No entanto, ainda com uma morada errada não posso requisitar o cartão matriz, o que limita movimentações na conta e, o meu cartão de débito pode ter sido enviado para morada errada!
Data de ocorrência: 22 de dezembro 2018
27 de dezembro 2018
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01918023357.

A resposta será assegurada em 10 dias úteis pela Direção de Organização e Qualidade. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

15 de janeiro 2019

Já passam mais de 3 semanas e não obtive nenhuma resposta!
5 de fevereiro 2019

Há uma previsão para um desfecho à minha queixa?
15 de fevereiro 2019
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2019-02-13.

Para mais informações, agradecemos que nos contacte através do Espaço Cliente em www.cgd.pt/Espaco-Cliente. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

18 de fevereiro 2019

Relativamente ao e-mail que me foi enviado, agradecia que não fosse desviado do verdadeiro motivo que fiz a reclamação. A correcção da morada, com todo o respeito, era uma obrigação do banco, porque o erro não foi de minha parte e forneci dados correctos. Por outro lado, queria agradecer pelo pedido de desculpas até agora expresso.

No entanto, ficam as questões cruciais que coloquei:

1) Como se explica aparecer uma morada de Lausanne na minha conta e a morada da minha casa com dados (cóidgo postaç) que não forneci. Lembrar que não sou cliente CGD há mais de 10 anos.

2) Que segurança o banco me garante depois desse erro. Lembrar que já passaram 2 meses desde que abri a conta e a morada foi corrigida e até hoje não recebi o cartão de débito (4061********3152). Sendo que não descarto a hipótese do cartão ter sido inicialmente enviado para a anterior morada que constava na minha conta.

Outra peocupação que surgiu é relativamente aos meus dados pessoais (data de nascimento, nº do CC, etc) de acesso interno da CGD, se os mesmos não contém erros!

Aguardo pelos vossos esclarecimentos à questões acima.

Atennciosamente,

18 de fevereiro 2019
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01919002801.

Convidamo-lo a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt/Espaco-Cliente. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

18 de março 2019
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-03-15.

20 de março 2019

Primeiro dizer que não estou satisfeito com o tempo de resposta que está reclamação tem levado, mais de 1 mês desde a última actualização.

Enfim, enviaram uma carta para minha morada fiscal, sendo que por várias vezes mencionei que não me encontro em Portugal. Portanto, como já indiquei anteriormente, qualquer questão relacionada à reclamação agradecia que enviassem para jacob.zucula@aiesec.net.

Atenciosamente

20 de março 2019
Estimado Cliente,

De acordo com o seu pedido, foi enviada cópia da carta de resposta para o seu endereço de e-mail.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

25 de março 2019

Obrigado pela carta resposta que me foi enviada via email.

Pelo que percebi meus dados de 2004 continuavam ainda guardados por questões legais e isso percebo. Quero agradecer também pelo facto de na carta resposta confirmarem que meus dadosm incluindo os que não posso visualizar no CaixaDirecta, estão actualizados de acordo com a documentaçao que submeti no dia 14 de Dezembro ao abrir a conta.

No entanto, passo a citar a resposta que consta na carta que me foi enviada, no que respeita às moradas que constavam no meu perfil de cliente antes de efectuar a presente reclamação:
«... estamos em crer que terão existido dúvidas relativamente ao Código-Postal da sua morada, aquando da abertura da primeira conta, tendo-se optado por inscrever simplesmente o código postal de Cascais, sem qualquer extensão (com zeros em vez de números de identificação de zonas).»

Lamento informar que a resposta acima não é satisfatória, mesmo porque para além do código postal errado, constava no perfil um endereço do Lausanne, Suiça (ver image em anexo).

Vou compreender se o banco reconhecer que a questão das minhas moradas foi um erro humano, mas que foi corrigido, e que não se tratou de dúvidas no meu código postal, pois na página dos CTT é possível confirmar códigos postais e as respectivas freguesias.

Isto é, tratando de um erro, como sempre desconfiei, que procurava uma confirmação do banco, justifica o facto de no meu perfil ter constado a morada da Suiça, tal como acontecia na primeira conta criada em 2004.

Jacob
25 de março 2019
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu novo contacto ao qual atribuímos a referência 01919004762.

14 de abril 2019

Já passaram quase 3 semanas e ainda não obtive resposta à minha última exposição.

15 de abril 2019
Estimado Cliente,

Reportamo-nos ao seu contacto com a Caixa, que nos mereceu a melhor atenção.

Apresentamos as nossas desculpas por não ter sido possível responder dentro do prazo indicado.

Informamos que a situação reportada se encontra em análise neste Gabinete, comprometendo-nos a assegurar-lhe o envio de uma resposta tão breve quanto possível.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

22 de abril 2019
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-04-17.

24 de abril 2019

Sempre tenho mencionado nesta reclamação, não resido na minha morada fiscal, estou a viver na Irlanda. Sempre deixei claro que queria tratar esta questão por via electrónica.

Podiam por favor remeter a resposta para jacob.zucula@aiesec.net

24 de abril 2019
Estimado Cliente,

De acordo com o seu pedido informamos que enviámos cópia da carta de resposta para o seu e-mail.

30 de abril 2019

Recebi um email com o título "FW: Envio cópia da carta de resposta Processo 01919004762" no passado dia 24 de Abril, a confirmar que realmente foi um erro do banco a introdução das moradas. Lembrar que o conteúdo da carta estava no corpo da mensagem e não em anexo.

De todas as formas, quero confirmar que assunto ficou esclarecido.

Jacob Zucula avaliou a marca
30 de abril 2019

O processo de criação da conta à distância em teoria seria simplificado, mas não foi o que se verificou. Por outro lado, depois um processo moroso e eu ter fornecido dados correctos, minha conta foi criada com morada errada, razão desta reclamação. O tempo de resolução desta reclamação é completamente inadmissível, partidando do princípio que sempre deixei suspeitas que poderia ser um erro do banco em usar dados da minha conta que encerrei há quase 10 dias. Depois de tantos pedidos de esclarecimento é que banco assumiu o erro cometido. De todas formas, mais do que o erro (humano) em si, a demora a esclarecer a situação/assumir-se o erro, põe em causa à minha confiança na segurança do banco.