Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Uso da caderneta

José Daniel Ruivo Nunes
José Nunes apresentou a reclamação
2 de junho 2020
Sou cliente da CGD há mais de 40 anos e possuo caderneta para controlar os movimentos da minha conta à ordem, pelo que não me são enviados extratos. Nas últimas semanas, e porque a minha caderneta se esgotou, tentei obter uma nova em duas agências (Ferreira de Zêzere e Carcavelos). Em ambas me disseram que não tinham. A funcionária de Carcavelos que me atendeu disse que não havia em nenhuma agência, não tendo sido acrescentada qualquer explicação para esse facto. É assim legítimo que eu possa especular sobre a causa: será que o senhor que dirige a CGD com tanta e tão bem paga competência, descobriu nova forma de aumentar os lucros, obrigando os clientes de caderneta a pagar os extratos quando deles necessitarem?
Data de ocorrência: 2 de junho 2020
2 de junho 2020
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920008329.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

Direção de Organização e Qualidade
5 de junho 2020
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2020-06-05.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

Direção de Organização e Qualidade
José Daniel Ruivo Nunes
José Nunes avaliou a marca
8 de junho 2020

Há ainda muito trabalho a fazer para melhorar o serviço prestado pela CGD, sendo que o principal passa pelo convencimento dos funcionários que os clientes são a primeira prioridade do banco. Quando entro em qualquer outro banco, a espera é sempre mínima não havendo funcionários desocupados quando há clientes em espera, notando-se a polivalência que é necessária para se prestar um serviço rápido e de qualidade. Além disto, porque a maior parte dos clientes do banco são seniores que precisam de mais tempo e paciência por parte de quem os atende, deveriam as agências ter um balcão para atendimento preferencial dos jovens (por exemplo através da criação de uma conta Caixajovem), ou o banco corre o risco de, no futuro, vir a ter dificuldade em angariar novos clientes. Pretendo ainda criticar o facto de a CGD não se distinguir significativamente dos bancos privados em relação às comissões e taxas que cobra aos seus clientes, alguns deles clientes com mais de meio século de ligação exclusiva à marca. Um banco do Estado, ou seja de todos os que pagam impostos, deveria fazer a diferença, sendo fator de promoção da concorrência dentro do setor bancário. Finalmente, dois aspetos positivos do vosso desempenho: o notório aumento da simpatia com que os funcionários nos atendem (num passado não muito longínquo era incrível a falta de educação com que éramos frequentemente tratados)e a melhoria da competência dos mesmos.