100%
Média das Avaliações
70%
Taxa de Retenção de Clientes
75%
Caixiave - Indústria De Caixilharia S.A.
  • +351 252 490 670
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Sol Poente, 125 - SAM
    4760-725 Ribeirão
    V.N. Famalicão - Portugal
  • caixiave@caixiave.pt

Caixiave - Mau serviço comercial e falta de resposta

Sergio Ribeiro apresentou a reclamação
21 de novembro 2023
Eu tenho janelas Caixiave em dois alojamentos locais na zona Norte. Em 2023, comprei um apartamento em Vilamoura (alojamento local) para o qual solicitei um orcamento a um revendedor da Caixiave em Agosto de 2023.

O revendedor da Caixiave no Algarve enviou-me o orcamento com um valor de EUR 5 072 para 8 janelas incluindo montagem no dia 15/9/23. Contudo, existiram uma série de problemas ou inconsistencias. Apesar de o Revendedor da Caixiave ter indicado que seria possivel fazer me a instalacao e depois eu concorrer ao fundo ambiental, eu verifiquei que ele não se encontrava devidamente registado na plataforma. Mais ainda, o Revendedor informou-me que o vidro proposto pela Caixiave (baixo emissivo) não seria aceite pelo fundo ambiental o que foi contrariado pelo fundo ambiental que clarificou que qualquer janela A+ está dentro dos requisitos para comparticipacao.

Tendo em conta o exposto entrei em contacto com a Caixiave do Algarve (Sr. Rui Palma) na expectativa de que seria possivel ter uma venda directa por um preco semelhante ou melhor (visto que a margem do revendedor seria eliminada) face ao preço do Revendedor da Caixiave. O comercial (Sr. Rui Palma) da Caixiave do Algarve mostrou-se disponivel para clarificar as minhas dúvidas e deslocou-se ao meu apartamento em Vilamoura para tirar as medidas das janelas.

O material (referencias e quantidade das janelas) no orcamento do Revendedor e na venda directa da Caixiave é exactamente o mesmo, contudo o preco proposto pela Caixiave é EUR 6 426.53. Ou seja mais EUR 1426.53. De notar que a Caixiave aplica o IVA a 6% (de acordo com a verba 2.7 da lista do CIVA o IVA a 6% incide sobre os valores de mao de obra e montagem) a um montante total de EUR 2 2212.23. Quando questionei a Caixiave sobre o valor da montagem foi-me enviado uma nova factura em que o iva a 6% é agora aplicado a um valor de EUR 1497.58, o que ainda me parece muito elevado e o preco do material (exactamente mesmo numero de janelas e caixilhos) aumentou de EUR 3318.35 (sujeito a IVA a 23%) para EUR 3835.44 (sujeito a IVA a 23%).

Em suma, o preco do material no orcamento do Revendedor é de EUR 4.123 sem iva (com margem comercial para o revendedor instalar e transportar as janelas)

No orcamento rectificado (15/11/23) da Caixiave o preco é EUR 5.333 sem iva. Nos diversos orcamentos que recebi para o fornecimento de janelas o preco para montagem e transporte (sem IVA) varia entre 600 sem IVA e 859 sem IVA.

Assim sendo, e tendo em conta a situacao acima exposta com o Revendedor, o que me impossibilita de concluir negócio com ele por EUR 1300 mais barato do que comprando à Caixiave directamente, solicitei à Caixiave no dia 14/11 a análise comercial do meu caso. Foi-me transmitido pelo comercial da Caixiave que dentro de 1 dia teria uma resposta da Caixiave. Como não obtive nenhuma resposta, enviei um email para o director comercial e CEO da Caixiave que me foi fornecido por antigos colegas da FEUP. Até ao dia de hoje ainda não recebi qualquer resposta por parte da Caixiave, e quando tento contactar o comercial da Caixiave, este nunca atende o telefone.

Na minha opinião esta forma de tratar clientes é bastante deselegante e claramente não enaltece a empresa. Vou reclamar junto da DECO em paralelo.

Agradecia que a Caixiave se digne a responder ao meu email e a clarificar todos os pontos em aberto, incluindo tratamento fiscal do iva reduzido, e entender se a Caixiave quer vender janelas ou não pois esta postura deixa bastante a desejar apesar da qualidade do material (Aluplast).
Data de ocorrência: 21 de novembro 2023
Caixiave
22 de novembro 2023
Boa tarde, Sr. Sérgio Ribeiro

Em primeiro lugar, agradecemos o seu contacto para a tentativa de resolução desta situação.
O seu processo foi encaminhado para o responsável comercial no qual será dada a maior atenção e será contactado até ao final da semana com uma proposta e tentaremos clarificar o maior número de pontos em aberto e/ou em debate.

Agradecemos novamente a sua disponibilidade,

Obrigado.

Dept. da Qualidade - CAIXIAVE
3 de janeiro 2024

A Caixiave entrou em contacto comigo por email para oferecer-me um desconto comercial com o objectivo de tentar igualar o preço do Revendedor. Nenhum dos pontos acima expostos na minha reclamacao foi clarificado, apenas um desconto comercial foi oferecido.

Tendo em conta o desconto oferecido, eu decidi dar uma segunda oportunidade à Caixiave na expectativa de que o servico ao cliente melhore e de que as caixilharias/janelas sejam de boa qualidade e correctamente instaladas (a ser confirmado aquando da instalacao).

Os vidros devem ser instalados no inicio de Fevereiro 2024. Assim que a instalaçao for concluida eu irei conseguir avaliar o servico ao cliente/comercial da Caixiave e a qualidade do produto. Para já apenas o preco foi ajustado. Espero fechar esta reclamacao com a minha avaliacao da marca, qualidade do produto e do servico ao cliente, assim que as novas janelas forem correctamente instaladas, assim o espero.

Sergio
Caixiave
15 de fevereiro 2024
Bom dia, Sérgio.

Aguardamos então o deselance de todo o processo.

Obrigado e bom dia,

Cumprimentos.
16 de fevereiro 2024

Permita me apenas fazer um breve update da situação:

- Relativamente à janela da casa de banho existiu um erro na produção do caixilho e este foi produzido com o manipulo do lado direito em vez do lado esquerdo conforme previsto (para nao bater no vidro do duche) e orçamentado (incluido no contrato).

- As janelas para a marquise foram instaladas no dia 5/2 mas ainda faltam 2 peças para acabamento exterior e silicone.

Estou à espera que a Caixiave me informe quando é que estas situações vão ser rectificadas.

Sergio
21 de fevereiro 2024

No seguimento da minha comunicaçäo à Caixiave no dia 12-2-24 e 19-2-24 (Sr. Rui - sem resposta ao SMS) em relaçäo aos pontos em falta referente ao contrato em anexo, seria possivel indicar-me a data prevista para a finalizaçäo da obra?

Os pontos em falta são:

- Janela do quarto de banho em que o caixilho nao foi produzido correctamente e de acordo com o budget do contrato assinado entre as partes no dia 22/11/23, conforme comunicado pelo cliente à Caixiave no dia da instalaçäo da janela no meu apartamento a 12/2/24 ;

- Faltam 2 peças para acabamento da marquise e silicone. Por favor note que a marquise foi instalada no dia 6/2/24 (há quase 2 semanas) e ainda nao me foi indicada a data para a conclusão destes trabalhos.

Visto que a renovaçäo do apartmento da minha casa de ferias em Vilamoura está prevista terminar no final da proxima semana, e tendo em conta que eu resido e trabalho no Luxemburgo, venho por este meio solicitar que as situacões acima expostas sejam rectificadas durante o perido da obra de renovaçäo. Apos esse periodo eu só vou estar no Algarve em Abril/Maio de 2024.

Por fim permita-me relembrar que de um posto de vista contratual o prazo para a conclusão dos trabalhos seria no dia 22/1/24 (i.e. 8 semanas). É importante salientar que o inicio dos trabalhos apenas teve inicio a 6/2/24 por atrasos na produçäo e erros ao tirar as medidas.

Desde já agradeco a confirmacao por escrito e no prazo maximo de 3 dias uteis da data para correccao dos pontos em falta.

Com os meus melhores cumprimentos,
Sergio Ribeiro
Sergio Ribeiro está a aguardar resolução da marca
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.