Car-Atlântica
Car-Atlântica
Car-Atlântica - Sociedade de Comércio e Serviços de Automóveis, S.A.
  • Rua Fernando Vicente, Edifício Choupal, Bloco A nº32A R/C

Lode Verstraete
Lode Verstraete apresentou a reclamação
13 de dezembro 2022
Assunto: Relatório resumido dos acontecimentos ‘Car Atlântica – Bel Rent’

No dia 10 de Maio 2022, enquanto estive a trabalhar em Los Angeles – EUA, ligou a minha esposa a dizer que o motor do meu carro estava a fazer um ruido estranho e ela desconfiou uma avaria importante. Como até este momento a Car Atlântica / OndaTec tinha feita a manutenção periódico deste carro, mandei-lhe ir deixar o carro lá neste dia.
Como a minha esposa ficou sem carro foi-lhe proposta o uso de um ‘carro de substituição’ da frota Bel Rent, para ter a mobilidade para poder tratar da ‘logística familiar’. Uma oferta que agradecíamos e aceitamos.

Chegando em Portugal na semana a seguir, entrei em contacto com a oficina no dia 16 de Maio para ter novidades do meu carro. Foi-me solicitado para ir lá ter para falarmos do assunto do motor do carro. Fiquei um pouco surpreendido de encontrar o meu carro lá sem intervenção nenhuma feita. O diagnóstico comunicado comigo neste dia foi basicamente só baseado no ruído do motor, mais nada. Nem um parafuso foi retirado do carro. Ainda por cima o diagnóstico/conselho dado era que a avaria no motor foi de uma complexidade que ‘seria melhor de ir a procura de um motor de substituição’, em vez de arriscar custos elevados. Eu comprava o motor e a oficina ia instalar, foi o que ficou combinado.
Confiando no diagnóstico da oficina, comecei a procurar um motor de substituição Depois de uns 3 dias encontrei um motor recondicionado com garantia na zona de Lisboa, no valor de cerca 3000€.. Comuniquei isto com a oficina mas por algum motivo alteraram a opinião e disseram que já não tinham a certeza que ‘a gestão da empresa aceitava o facto de instalar um motor não-original VW’, e que deviam discutir o assunto internamente. Como não me foi comunicado nada, entrei em contacto com a oficina no início da semana a seguir para saber se algo ficou decidido. O que me foi dito foi que realmente eles não aceitaram um motor recondicionado (como inicialmente combinado) e que tinha que ser um motor VW, no valor de quase 13000€ (sem mão-de-obra de instalação). Ficando surpreendido com este decisão, desloquei-me para falar presencialmente. Mas não havia volta a dar, a decisão foi essa. Considerando o valor do motor VW comparado com o recondicionado com garantia que tinha encontrado, as pessoas da oficina até puseram-me em contacto com outra oficina para eu levar o meu carro lá para ser consertado. E assim foi feito. Problema agora foi que o processo de mudar o meu carro para outra oficina demorou outra vez mais uns dias pois na oficina ‘tinham perdidas as chaves do carro’. Sendo assim o meu carro foi para outra oficina no fim do mês de Maio.
Até fim do mês basicamente nada foi feito ao carro, nem um diagnóstico como deveria ser da avaria foi feito. Nem um parafuso tiraram.
Para o seu conhecimento: o meu carro na outra oficina foi consertado em 3 dias e custou-me 700€ (substituição das tuchas).

Depois de isto tudo acontecer recebo um email com uma factura do aluguer do carro de substituição, para um valor de 919€. Considerando a história toda, mandei um email para a oficina, solicitando uma intervenção comercial, pois basicamente o tempo todo que o meu carro estava na oficina, nada foi feito e a maioria do tempo perdido foi na espera de decisões do lado deles.

Se realmente:
houve um problema de capacidade de mão de obra para poder avaliar a aviria, ou
houve um problema de não poder montar um motor comprado por mim por motivo seja o que for, ou
houve um problema de não querer efetuar o trabalho..

podiam ter comunicado com MUITO mais antecedência, para eu poder procurar outra solução.

Basicamente dos 23 dias de uso do 'carro de substituição' (como aparentemente foi discriminado o veículo quando a minha esposa deixou lá o Multivan avariado), foram pelos menos 14 dias perdidos em tempo de espera para os seus serviços analisar e comunicar algo concreto em relação à avaria. Muito mais quando afinal decidem que não querem fazer o trabalho.

Não achei nada justo parte.

Infelizmente fiquei sem resposta.

Fui chamado lá uma só vez pois num dia apareceu lá uma factura do mesmo processo de aluguer, mas agora em nome da oficina própria. Não percebendo o que estava a acontecer, ligou-me um colaborador da oficina. Fui lá para ver o assunto mas logo que foi falado o assunto, a fatura – que estranhamente tinha um valor bastante inferior comparada com a minha - ficou creditada.

Finalmente no dia 25 de Novembro alguém da vossa empresa entrou em contato comigo para saber o porque esta fatura tinha ficado em aberta este tempo todo. Voltei a explicar a situação, confirmei tudo por email e aguardei uma resposta. No dia 6 chegou a conclusão que queriam atribuir um desconto de 10% ao valor, deixando um valor final para eu pagar de 827€.

Valorizo o esforço avaliar o processo, mas mesmo assim acho que o desconto de 10% não respresenta o tempo perdido. Para não criar mais problemas do que já temos pagarei a fatura dos 827€.

Acho importante os vossos serviços saber destes acontecimentos pois acho que uma oficina não deveria funcionar desta maneira. Há sempre direitos do consumidor final para respeitar e obviamente um ‘company policy’ que deveria ser virado para serviço ao cliente, mas aparentemente nem sempre é.

Agradeço a sua atenção para avaliar a minha posição.

Disponho para qualquer esclarecimento adicional,

Data de ocorrência: 6 de dezembro 2022