Universo

Em tratamento
De Oliveira Gomes José Angelo
De Angelo apresentou a reclamação
24 de abril 2024
Adquiri, numa loja worten – MAFRA – um telemóvel, que pelo seu alto preço pensei em fraccionar o preço. Estava habituado a ler que as lojas Worten usavam o método de fraccionar em uns quantos meses sem juros, e sem aumento de preço. Nessa ocasião fui informado que poderia faze-lo , mas através do cartão universo.
Em tempos, apreciei a forma expedita como a Worten resolvia a questão dos clientes com um cartão próprio, a que chamaram RESOLVE; Cartão que utilizei uma vez na compra de uma maquina de café, também cara. Utilizei igualmente este cartão para “guardar” as facturas de aquisição dos equipamentos que comprava, por facilidade, na resolução de garantias. Numa palavra – Óptimo .
Quando tentei utilizar a possibilidade de fazer um cartão para a compra, tal foi-me negado, peremptoriamente, pelo que tive de investigar a razão. Depois de muitas tentativas de utilizar o telefone de atendimento aos clientes – tempos de espera impossíveis, quase sempre a ultrapassar os 30 minutos, fazendo com que as chamadas caíssem. Aqui deveria ter desconfiado que algo não estava bem.
Mas , consegui que me atendessem, uma das vezes, após essa espera épica. Informaram-me na ocasião que eu tinha um cartão, mas que estava caducado, por falta de utilização. Indicaram que, após creio que 3 anos (?) sem utilização cassavam o cartão.
Tentei na altura, com o meu contribuinte (é o primeiro dado que a pagina pede) entrar no site e criar uma conta, sendo isso de todo impossível.
Munido destas informações, dirigi-me novamente à loja Worten, onde expliquei ao funcionário os passos dados, clarificando ele que, fazendo um cartão novo, provisório e valido para UMA SÓ COMPRA, se resolveria. E que o cartão definitivo, viria via correio. Que não me preocupasse, no fundo, que o processo seguiria os tramites legais.
Assim se fez, preenchendo os documentos que me pediu, informando do meu endereço de correio electrónico, do meu endereço de residente, e assinalando a opção de debito directo no banco ( penso que obrigatório) mas não tenho a certeza. De facto já não recordo com toda a certeza, o que assinei.
Fez-se a compra, ficando eu a aguardar as noticias sobre o cartão.
Com o débito directo, era um não assunto para mim, resolvido por natureza.
A 30 de outubro de 2023 notificaram-me via SMS, para fazer um novo cartão com um custo de 10€.
A 8 de novembro , via SMS, avisam que a mensalidade (399.67) não tinha sido cobrada,por ADC inactiva. Não tive nenhum outro documento a avisar do pagamento. NENHUM. Somente este SMS. No mesmo dia fiz o pagamento, como será facilmente comprovável.
No dia 8 de Novembro de 2023 foi-me cobrada uma comissão de recuperação de valores em dívida no valor de 12,48. Não é comprensivel porque é que esta comissão foi cobrada, uma vez que o débito directo na minha conta bancária se encontrava activo e, tendo este falhado, procedi ao pagamento da primeira mensalidade do telemóvel na data em que recebi o SMS. Não tendo sido notificado para pagar antes dessa data, parece-me impossível ter procedido ao pagamento em data anterior.
A 11 de Dezembro, sem outra mensagem que indiciasse fosse o que fosse, recebo um novo SMS para pagamento ( 414.67) , dando os mesmos motivos. As tentativas de chamada para o site eram impossíveis. Paguei novamente no mesmo dia. E pensei que fossem dificuldades da UNIVERSO, seja lá o que for isso. Afinal, não tinha recebido o cartão, não conseguia entrar no site, tudo se conjugava para dificuldades.
Nesta mesma data foi-me cobrada uma nova comissão de recuperação de valores em dívida no valor de 12,48. A este respeito digo o mesmo que acima: Não é comprensivel porque é que esta comissão foi cobrada, uma vez que o débito directo na minha conta bancária se encontrava activo e, tendo este falhado, procedi ao pagamento da primeira mensalidade do telemóvel na data em que recebi o SMS. Não tendo sido notificado para pagar antes dessa data, é impossível ter procedido ao pagamento em data anterior. A Universo deverá indagar o porquê dos seus débitos directos falharem, sendo que a culpa não é do cliente.
A 15 de Dezembro, recebo uma nova mensagem “…. Envie ate 18/12 um
Data de ocorrência: 24 de abril 2024
Universo
24 de abril 2024
Estimado(a) Cliente,

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
De Oliveira Gomes José Angelo
De Angelo está a aguardar o tratamento da reclamação