• Rua 5 de Outubro 183

Casa de Saúde São Mateus - Atendimento consulta

Carlos Alberto Silveira
Carlos Silveira apresentou a reclamação
13 de abril 2022
Eu, Carlos Alberto Silveira, cliente da Casa de Saúde S. Mateus, sito na cidade de Viseu, venho, por este meio, expor o seguinte:
No dia 1 de abril do corrente ano desloquei me a esta unidade de saúde para uma consulta de rotina, a fim de me serem analisados diversos exames ali realizados anteriormente.
Tendo ali chegado por volta das 17h, procedi de imediato à marcação da consulta, tendo me sido dito que tinha 4 pessoas a aguardar atendimento.
Como a demora estava a ser, a meu ver, maior do que era de esperar, dirigi me ao elemento que se encontrava na recepção, por volta das 19h30, e questionei se ainda demoraria muito a ser chamado. Ao que me foi respondido que entraria eu logo de seguida.
Mais 20 min se passaram e, entretanto, chegou um casal na casa dos 20 anos, que procedeu à marcação de consulta, à semelhança do que eu tinha feito há quase 3 horas atrás.
Como já não conseguia esperar muito para além das 20h, em virtude de ter outros compromissos, decidi, já indignado, que aquele seria o limite da minha espera. Nessa mesma hora percebi que o senhor de receção estava prestes a chamar mais um cliente. Qual não foi o meu espanto, quando foi chamado um elemento do casal que tinha acabado de chegar.
Assim, para além de me sentir indignado pelas 3 longas horas de espera naquela unidade de saúde particular, onde é suposto haver um atendimento individualizado, personalizado e com regras muito distintas do SNS, fui confrontado com um claro desrespeito quanto à ordem de chegada dos clientes à unidade.
Desta forma, e porque me senti muito mal tratado como cliente que sempre fui da Casa de Saúde S. Mateus, venho expor o meu desagrado e dar conta que não mais ali me deslocarei para qualquer tipo de procedimento clínico e que darei o meu feedback negativo sempre que alguém me questione acerca dos serviços e assistência ali prestamos, pois é inadmissível termos unidades particulares de saúde a funcionar desta forma.
Aguardo, da parte desta entidade, uma explicação ao sucedido.
Data de ocorrência: 1 de abril 2022
26 de maio 2022
Formalizada resposta na ERS
26 de maio 2022
Assunto: Resposta à reclamação #73916122
Em resposta à sua exposição, somos a dizer o seguinte:
a) O senhor Carlos Silveira, efetivamente quando fez o seu registo na receção do Serviço de Atendimento Permanente (SMP), encontravam-se 5 utentes, na sala de espera, a aguardar chamada médica;
b) Informamos, que num serviço médico permanente, os utentes em “espera”, não são apenas, os que se encontram na sala de espera, mas todos aqueles, que já avaliados pelo médico, requeiram cuidados, vigilância/exames complementares de diagnóstico e exijam por isso, a permanência do profissional de saúde, que não poderá chamar outro utente em simultâneo, situação que se verificava no dia em que se deslocou aos nossos serviços;
c) Os médicos, tinham em observação utentes, que exigiam a sua presença, pela situação clínica que apresentavam;
d) Atendendo também, às caraterísticas assistenciais de um SMP, frequentemente, chegam utentes que tendo em conta a sua situação clínica são prioritários.
Agradecemos a sua exposição dando-nos assim a oportunidade de esclarecer alguns aspetos do atendimento assistencial e organização dos nossos serviços,
Sem outro assunto,
Sempre ao dispor,