• Nº1 EM DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ELECTRÓNICOS EM PORTUGAL!

Desde a sua criação em 1996, Castro Electrónica, Lda. tem servido a indústria e comércio com qualidade e rigor no mercado de electrónica em Portugal.
    Empresa com capital 100% Português, que tem vindo a consagrar-se com uma gama de produtos sustentáveis e competitivos na área da Electrónica.

Com mais de 100.000 referências em stock e uma equipa dinâmica e especializada, pretendemos assim, ir ao encontro de um cliente cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos e serviços, por nós prestados.

Somos assim, uma empresa cada vez mais determinada e com um objectivo, de lhe oferecer um serviço cada vez melhor, dando ao Cliente a satisfação e confiança merecida.

• Z.I. do Fundão - Rua Nossa Senhora de Fátima, 385
    4535-217 Mozelos
    Santa Maria da Feira

Rua Alexandre Herculano nº89
    4000-054 - Porto
  • info@castroelectronica.pt

Castro Electrónica - Dados partilhados com opiniões verificadas sem meu consentimento

Nuno apresentou a reclamação

Fiz uma encomenda no website da Castro Electrónica.
Tudo correu bem em termos de fazer o pagamento e receber a encomenda. No entanto, foi preciso eu ter pedido a fatura em PDF e com código QR um mês depois, porque não me tinham enviado essa fatura, e o que está disponível na conta do registo é apenas um recibo simples que não me parece válido. Pelo menos quando pedi a fatura por email, deram-ma logo e em formato válido.

A reclamação principal que tenho a fazer é que a Castro Electrónica partilhou os meus dados, como Nome, Endereço de Email e dados da Encomenda, com uma plataforma de Marketing chamada "Opiniões Verificadas".
O email que recebi veio de um email "@opinioes-verificadas.com", que indica que os dados passaram pelos servidores da "opinioes-verificadas.com".

Eu não dei consentimento explícito para essa partilha, e não vejo qualquer referência sobre essa partilha de dados, na página de privacidade, termos e condições.
Eu mandei email à Castro Electrónica, e respondem-me que eu dei esse consentimento por aceitar os termos e condições, mas não vejo isso mencionado lá.

Anexei PDF das páginas "Condições de Utilização" e "RGPD" (que dá um erro 404), e a página de registo de utilizador. Esse PDF foi gerado pelo Google Chrome -> Imprimir.
O visto "Aceito os Termos e Condições" e o link "Privacidade e política de cookies" apontam ambos para https://www.castroelectronica.pt/ajuda/condies-de-utilizao
Nessa página, o link "RGPD" aponta para https://www.castroelectronica.pt/home/rgpd

Em resposta aos meus emails em que pedi para apagarem os dados dos servidores da Opinião Verificadas, eles não estão a proceder com o pedido nas 3 respostas que deram, e dizem para eu utilizar a ligação "Para não receber mais pedidos de opinião da Opiniões Verificadas, clique aqui", mas isso não garante que os meus dados sejam completamente eliminados, e não invalida que os meus dados foram partilhados sem meu consentimento.

Castro Electrónica adicionou uma resposta

Estimado Nuno,

Gostaríamos de agradecer a sua preferência pelos nossos serviços, apesar de nem tudo ter decorrido do seu agrado.
É importante termos possibilidade de tomar conhecimento deste tipo situações, permite-nos corrigir e melhorar os nossos serviços.

Já entramos em contacto com a empresa gestora do nosso website, para que a página fique em funcionamento. Como foi explicado via telefone pelo nosso colaborador, o erro da página não deve ter permitido v. ex. visualizar as politicas de privacidade, pelo que mais um vez lamentamos esse transtorno.
Em momento algum recusamos eliminar os seus dados, e tal como foi explicado por email e telefone, essa solicitação tem de ter a sua confirmação por intermédio do email que recebeu da plataforma Opiniões Verificadas, como tal, basta clicar no link e seguir os passos indicados. Mais uma vez referimos que ao efetuar esse pedido está a eliminar os seus dados do Opiniões Verificadas. Não fosse necessário essa confirmação por via do seu email e nós já o teríamos efetuado.

É importante explicar que o Opiniões Verificadas, é uma plataforma de avaliação de compras, que nos ajuda a melhorar os nossos serviços para futuramente ajudar-nos a servi-lo melhor.

Estamos convictos que v. ex. entende esta situação e esperamos por si numa próxima oportunidade. Alguma dúvida ou esclarecimento adicional, mantemo-nos ao dispor através dos canais habituais.

Serviço de Apoio a Cliente

Esta resposta tem um anexo privado
18 mai 2022
Nuno alterou o estado para Resolvida
Nuno avaliou a marca

A meu entender, pelas regras do RGPD, o consentimento para partilhar dados com plataformas externas de Marketing tem que ser *explícito*. Ou seja, durante o registo ou a compra, tem que ter lá uma opção a explicar que os meus dados vão ser partilhados com Opiniões Verificadas, e eu tenho que aceitar isso explicitamente. Caso contrário, os dados partilhados têm que ser complemente anónimos.