47.0

CEAC - Cancelamento curso de psicologia

Manuel Pedro Catarrinho
Manuel Catarrinho apresentou a reclamação
23 de outubro 2023
Em Novembro de 2021, após uma pesquisa na internet, solicitei informações para frequentar o curso de Psicologia.
A 17/11/2021, uma comercial da CEAC contactou me para a marcação de um encontro para esclarecimento de informações sobre o curso e respetivo preenchimento de documentação.
A 18/11/2021, a comercial em causa desloca-se o meu local de trabalho, faz a apresentação do curso e eu na minha boa fé acreditei na palavra na senhora, no entanto em momento algum foi-me dito que teria 14 dias para desistir do curso, pelo contrario sempre me foi dito que podia desistir a qualquer momento.
No próprio dia, pelas 21h19 recebo um email da equipa pedagógica a dar as boas vindas ao curso e com a indicação dos meus códigos de acesso para aceder ao portal. Confesso que fiz o primeiro módulo, mas depois devido a questões profissionais não conseguia terminar o curso.
Daí no dia 06/12/2021 ter enviado um email a solicitar a anulação do curso por motivos profissionais (email sem resposta)
No dia 08/12/2021, reencaminhei novamente o email, onde recebo uma resposta da senhora Ana Capinha, com a indicação que tinham entrado em contacto comigo, mas nunca recebi qualquer chamada.
No dia 10/12/2021 recebi um email por parte do departamento de recuperação de crédito, com a indicação que não reunia as condições para a resolução do contrato, devido ao prazo legal dos 14 dias tinha sido largamente ultrapassado, sendo que o contrato estava válido e todas as prestações devidas.
Desde então estou todos os meses a pagar 40€ por um curso que não estou a frequentar, inclusive já tive que proceder a um plano de pagamento adicional, mas neste momento encontro-me numa situação delicada a nível profissional e fui "ameaçada" que teria um processo em tribunal, por estar com 3 prestações devidas.
É vergonhoso a forma como tratam as pessoas, e mais uma vez volto a referir estou a quase 2 anos a pagar um curso que não estou a frequentar, 2 anos!
Data de ocorrência: 23 de outubro 2023
CEAC
26 de outubro 2023
Exma. Sr.ª Rita Sofia Nunes Catarrinho,

Acusamos a recepção da sua mensagem que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta à mesma, informamos que com a recepção de cada reclamação, procedemos à respectiva análise. Após devidamente avaliada a situação, contactamos diretamente o reclamante.

No presente contexto, caso nos tenha já remetido a sua exposição, poderá contactar-nos novamente através dos canais disponíveis para o efeito, por forma a ser informado sobre o ponto de situação da mesma.

Reforçamos a necessidade de nos dirigir directamente a sua exposição para que a mesma seja devidamente analisada e esclarecida.

Relembramos que as reclamações deverão ser apresentadas através dos canais habituais: telefone: 210 997 834, por email para info@ceac.pt ou por carta.

Ao seu dispor,
Emanuel Águas
Departamento de Inovação e Qualidade
CEAC
Manuel Catarrinho
31 de outubro 2023
Em resposta à vossa comunicação de 26/10/2023 passo a indicar que:
- no dia 18/11/2021, data em que a representante da vossa empresa deslocou-se ao meu local de trabalho e me explicou as principais alíneas do contrato, volto a reiterar que em momento algum me foi indicado que teria 14 dias para proceder à anulação do contrato, tanto que foi dito à representante que não teria muito tempo disponível para realização do curso e que não sabia se iria conseguir realizar o mesmo até ao fim. Assim acreditei na boa fé da vossa representante que não me disse que teria os já referidos 14 dias para anulação do mesmo. Considero assim que não existiu bom senso da vossa parte.
- no dia 06/12/2021, data em que solicitei por email o pedido de anulação foi me respondido a dia 10/12/2021 com indicação que não reunia os requisitos legais constantes do Decreto Lei nº 24/2014 de 14 de Fevereiro, uma vez que o prazo tinha sido largamente ultrapassado (entre a data do inicio do curso e a data do pedido de anulação passaram 13 dias úteis) ou se quiserem (18 dias se contarem com os fins de semana). Estamos a falar de 4 dias, 4 dias em que tentaram nesse mesmo email convencer-me a frequentar o curso uma vez que o mesmo era de formação flexível.
Reitero novamente que estou a pagar um curso que não está a ser frequentado conforme podem ver nos acessos à plataforma.
Por último, na vossa resposta indicam que não é da vossa postura ameaçarem as pessoas com processos em tribunal, mas não é isso que está a acontecer, quando todas as semanas recebo mensagens com pedidos de pagamento caso contrario o processo dará entrada em tribunal.
Volto a dizer que dado a situação neste momento em que estou a viver, não me é possível pagar as prestações em falta e não me faz sentido continuar a pagar um curso que não estou a frequentar.
Obrigada.