Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia | Espinho
Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia | Espinho
12.8

Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia | Espinho - Realização de exame de diagnóstico

Andreia Cristina da Cruz de Sousa Eiras Soares
Andreia Soares apresentou a reclamação
24 de junho 2023
Ter um filho doente, é para qualquer pai/mãe, um desafio que temos todos de enfrentar.

Na terceira deslocação ao serviço de urgência pediátrica, viemos mais uma vez e infelizmente, sem identificação por parte dos médicos, qual o problema que impede o miúdo de se locomover direito, queixando-se de dores fortes no membro inferior direito.

Da segunda vez em que se verificou este quadro, o nosso filho esteve inclusivamente internado durante 6 dias em observações diversas, exames e análises.

Por fim, foi atribuída alta, com recomendação de realização de repouso (missão quase impossível para quem tem 4 anos) e aguardar realização de ressonância e respectiva consulta médica de especialidade.

Ressonância esta, que passadas que estão cerca de 4 semanas após a segunda deslocação á urgência, ainda não se realizou, mesmo sendo um exame fundamental para a consulta de reavaliação pós internamento.

Entretanto, regresso a rotina dentro do possível e hoje nova peregrinação até á urgência, exactamente com as mesmas queixas inicias de há cerca de um mês.

Mais análises, ecografia, RX (com todos os riscos que esta última comporta para a nossa saúde) mas sendo necessário, volta-se ao início do protocolo.

Quando questionamos sobre a realização da ressonância, principalmente pela ausência de resposta do hospital, o que nos dizem é: ah!!! Mas ainda não fez???

Não senhores doutores, o nosso filho ainda não fez o tal exame, porque segundo a vossa informação, só se realizam a crianças um dia por semana, logo é um processo demorado...

Disponibilizamo-nos para fazer fora ou tentar procurar outra unidade hospitalar e a resposta é: ah e tal isso é complicado....

Toda esta demora, tem condicionado e muito, o bem estar do nosso filho e esperemos que não venha a condicionar mais, caso seja diagnosticado algo grave e de intervenção urgente.

Conclusão, temos o miúdo em casa, sem conseguir andar, sem sabermos o motivo com prescrição apenas de repouso, ben-u-ron e Brufen.... Que até este plano nunca resultou nos quadros anteriores...

Mas provavelmente é o protocolo...

Toda uma família como muitas no nosso país, com a vida suspensa, a ver os seus filhos a sofrerem e com a sensação de que se fosse filho de algum amigo do amigo, tudo isto estaria a correr a uma velocidade cruzeiro.

Infelizmente, os pais deste menino, que está neste momento em vias de passar mais uma temporada em casa, fechado, longe dos amigos do infantário e de toda a rotina que conhece, não têm esse tipo de influências, logo a resposta que têm é, tão só: ah e tal está demorado!!! Ou isso é difícil....

Será que também é protocolo uma criança com 4 anos ter alta, sem saber o que se passa com ela?

Vir para casa sempre com a indicação que se piorar, voltarmos ao hospital??? Mas piorar como??

Sempre que este quadro se verifica/piora, nada mais é feito do que os já habituais exames e análises, sempre com os mesmos resultados....

Não deveria num caso destes, em vez de estarmos todos de braços cruzados á espera que a demora e a complicação passem por si, fazermos algo no sentido da sua resolução??

Estamos a aguardar a ressonância, para vermos se se descobre o mistério...

Entretanto, fica a criança em sofrimento, juntamente com a sua família, que neste momento está já em desespero sem saber como pode ajudar.

Rotinas alteradas e pais a faltarem ao trabalho, neste que é também, um teste de resistência para as respectivas entidades patronais.

Aguardemos a ressonância, esperando que pelo menos chegue a tempo da próxima consulta de especialidade, senão vamos ter mais uma sem qualquer efeito prático.
Data de ocorrência: 24 de junho 2023
9 de julho 2023
Continuo a aguardar solução para a realização do exame ao meu filho. Mantemos a nossa disponibilidade para nos deslocarmos a outra unidade hospitalar, caso seja necessário. Peço respeito pela saúde do meu filho! Acho que não é nenhum pedido extraordinário....
24 de julho 2023
Actualização: a ressonância foi efectuada. Contudo, não foi cumprido o prescrito pela médica, isto é, não foi efectuado ao pé. Apenas ao joelho. Durante a preparação, confirmei junto da equipa, o exame: pé e joelho direito.

Foi confirmado pela mesma!

O meu espanto agora prende-se com o facto de ter sido posteriormente informada pela médica que está a acompanhar o caso, que só foi realizado ao joelho.

Nem queríamos acreditar! Quando o exame terminou, questionamos se tinha corrido tudo como o previsto e bem. A resposta foi afirmativa. Ninguém nos informou da não realização do exame na sua totalidade nem tão pouco qualquer explicação, para o não cumprimento do prescrito....

Inacreditável!!!

Fico a aguardar o devido esclarecimento!
8 de agosto 2023
O devido esclarecimento chegou, mas para "tapar o sol com a peneira".

Alegar que o exame prescrito sofreu uma alteração de véspera, sem informar os pais e a médica que o prescreveu, é inacreditável e inadmissível.

Pesa também o facto, que no dia do exame e tal como já referi, confirmei exame ao pé e joelho, recebi confirmação dos profissionais e no final informaram que tudo tinha corrido como previsto.... É suposto mentir sobre a intervenção prescrita ao nosso filho e que também deixou surpresa a médica que o acompanha??

Continuo a aguardar resposta....

Quanto ao tempo de espera, a solução não é apelar aos país compreensão,mas sim apresentar alternativas e aumentar a capacidade de resposta às crianças que necessitem de recorrer a este tipo de exames. Continuo a achar que fazer uma vez por semana é francamente insuficiente, ainda mais nos casos de internamento, cuja resposta deveria ser imediata....
6 de setembro 2023
Continuo a aguardar uma resposta.
Andreia Cristina da Cruz de Sousa Eiras Soares
Andreia Soares avaliou a marca
4 de outubro 2023

Maior respeito pelos utentes e seus familiares, principalmente no que diz respeito ao acesso à informação.