Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
CHUC, E. P. E.
  • Av. Bissaya Barreto - Praceta Prof. Mota Pinto
    3000-075 Coimbra
  • casec@chuc.min-saude.pt

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Atendimento em urgência e internamento

Maria Carvalho apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2021
No passado dia 30/12/2020, por volta das 12h30m/12h45m, a minha mãe de 85 anos de idade entra na urgência do CHUC, transportada pelos bombeiros da Lousã, com grande desorientação, problemas notórios de fala e prostração.
Depois de triada, é mudada da maca onde foi transportada para uma cadeira de rodas e atribuída pulseira verde!
Entrei como acompanhante, visto não estar capaz de comunicar.
Passadas cerca de 2horas, sem mais nenhum contacto por parte de algum profissional de saúde e, sendo a minha mãe diabética e tendo passado o almoço, dirigi-me ao balcão da sala de espera a fim de perceber se demoraria muito para ser chamada, visto estar sem comer e ser diabética, para além de estar a ficar muito agitada.
Vem de lá uma enfermeira (aos gritos!), que disse chamar-se Nilde (o que eu entendi no meio de tanta gritaria), que só tinha a preocupação de (aos gritos) me colocar na rua sem nunca ter sequer olhado para o estado da minha mãe e, como não anui à ordem de saída recusou-se a atender a minha mãe (que segundo ela era a seguir!). Vem uma dita "chefe" que tem a mesma postura de me colocar para fora (de mau modo), mas ao fim de muita recusa da minha parte arranja um colega alternativo para atender a minha mãe, uma vez que a anterior se havia recusado e assim fez!
Ao fim de cerca de 8horas no serviço de urgência, SENTADA numa cadeira de rodas, a minha mãe é diagnosticada com AVC hemorrágico e fica internada até dia 22/01/2021, no serviço de Neurologia C.
As informações que foram sendo dadas pelo serviço não corresponderem de todo à realidade que temos dela à sua saída para ERPI.
A minha mãe pouco fala e, o pouco que fala, é com muita dificuldade e confusão. Está completamente desorientada. Não anda nem se sustenta nas pernas. Não come nem bebe pela mão dela. Está de fralda. Mas, não é caso de terapias nem de UCC!!! Dizem...
Se tivesse sido atendida com a prioridade e a humanidade devida, provavelmente não teria as sequelas que tem (e que não reconheceram).
Agradeço analisem a situação e responsabilizem que tem de ser responsabilizado.
Estar sob pressão pandémica não dá o direito a ninguém de destratar quem quer que seja e, muito menos recusar prestar cuidados.
Aguardo desenvolvimentos.
Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2021
17 de fevereiro 2021
Aguardo resolução.
Anexo nota de alta.
Esta resposta tem um anexo privado
3 de março 2021
Continuo a aguardar resolução e, vergonhosamente, eu é que tenho que vir atualizar a reclamação á que "Tendo em conta o tempo decorrido relativamente à sua reclamação, esta precisa da sua ação" e EU é que tenho que ter ação já que mais ninguém a tem!
Sem comentários!...
CONTINUAREI A AGUARDAR UMA RESPOSTA.
15 de março 2021
24 de março 2021
8 de abril 2021
Ainda a aguardar que alguém se digne a ler a minha reclamação e a responder!!!
14 de maio 2021
Continuo a aguardar resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
21 de maio 2021
Quase 5 meses depois!... Tudo na mesma!...
VERGONHA!...
25 de maio 2021
Finalmente responderam, mas como era expectável falaram falaram e não acrescentaram nada!...
Enfim... são os heróis que temos na linha da frente...
O mal é de quem cai nas mãos deles que infelizmente foi o caso da minha mãe que acabou por falecer!
31 de maio 2021
Uma vez que a enfermeira que nos destratou em SU também terá mentido quanto à sua identidade e, como parece ter havido também um total lapso de memória da sua superior (pelo menos assim se apresentou quando chamada a intervir), pretendo ter acesso à lista de enfermeiros ao serviço nesse dia e nesse período temporal, pois conseguirei identificar a pessoa em causa.
29 de junho 2021
Continuo a aguardar resolução.
1 de julho 2021
Quando solicito a lista do pessoal de serviço no dia em que a minha mãe é atendida em SU, a resposta é "depois de ouvido o Sr. Diretor do Serviço de Neurologia, somos a informar que nada mais há a acrescentar à resposta
anteriormente dada".
De facto, não entendo o que o Sr. Diretor do Serviço de Neurologia poderá ter a ver com a lista de pessoal ao serviço em SU, que foi o que solicitei!!!, uma vez que uma dita enfermeira, aos gritos por cima da cabeça da minha mãe (sentada em cadeira de rodas após AVC hemorrágico) me tentava pôr na rua por acompanhar a minha mãe desorientada e não verbalizante, ignorando a minha mãe e recusando-se a atendê-la, que deveria ser a prioridade. Como se isso não bastasse mentiu na sua identidade! E agora ninguém sabe!!!
São os heróis que temos na linha da frente!
VERGONHA!!!
Maria Carvalho avaliou a marca
13 de agosto 2021

Reclamação não resolvida por falta de vontade da outra parte.