Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
CHUC, E. P. E.
  • Av. Bissaya Barreto - Praceta Prof. Mota Pinto
    3000-075 Coimbra
  • casec@chuc.min-saude.pt

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Atitude inadequada de um auxiliar de ação médica

Aguarda resposta
Gina Maria Simões Fernandes
Gina Fernandes apresentou a reclamação
7 de abril 2024
Num episódio de doença, dirigi-me ao serviço de urgência do CHUC, ao serviço de medicina interna. Estive durante 6 horas à espera de ser atendida, tempo durante o qual pude observar a atuação dos vários funcionários ao serviço. Pude verificar a atuação de um auxiliar de ação médica que me deixou indignada e revoltada com a sua atitude face aos utentes fragilizados pela sua condição. O referido auxiliar mostrou, durante o tempo que estive à espera, não ter perfil para trabalhar numa unidade de saúde. Passo a citar algumas atitudes: a forma agressiva como falava com os utentes quando tinha que acompanhá-los aos exames a realizar; na sala de espera, estava uma senhora sentada numa cadeira e não chegava ao chão com os pés, a enfermeira simpaticamente disse-lhe que apoiasse os pés no suporte do soro ao que a Sra agradeceu. Passado algum tempo, o referido auxiliar, sem sequer falar com a Sra. e, de forma agressiva, tirou-lhe o apoio e foi colocá-lo num canto sem qualquer utilização. A Sra apenas lhe disse que estava a apoiar os pés pois estavam pendurados e as pernas estavam inchadas. A resposta foi agressiva e "isto não é apoio para pés". Noutra situação estava uma Sra. num cadeirão e pediu que lhe subissem o apoio das pernas, ao que o mesmo respondeu com desdém " Está avariado!". Pude verificar também a atitude muito humana e profissional das duas enfermeiras de serviço. diga-se que no caso desta ultima Sra, a do cadeirão a enfermeira foi subir o apoio de pernas. A mesma enfermeira, foi também buscar um degrau e um cobertor para apoiar as pernas da Sra que ficou com as pernas penduradas.
A certa altura resolvi mostrar a minha indignação ao auxiliar, que me respondeu de forma indelicada dizendo que não recebia ordens minhas e que eu não tinha nada a ver com o serviço que ele prestava, pedindo-me inclusivamente a identificação ficando com o meu nome, nº do CC, data de Validade e todos os dados do CC disponíveis.
Perante isto disse-lhe que se não fosse colocar um apoio de pés à Sra. iria fazer queixa da sua forma de lidar com os pacientes.
Data de ocorrência: 6 de abril 2024
Gina Maria Simões Fernandes
Gina Fernandes está a aguardar resposta da marca