Negócios Online

Certidao-nascimento-pt.org - Cobrança exorbitante por serviços não prestados

Jaime Duarte apresentou a reclamação
30 de maio 2023
Bom dia
Necessitando de obter uma certidão de nascimento, pesquisei na internet como proceder. Um dos primeiros links que apareceu foi o da entidade “Certidao-nascimento-pt.org”.
Por parecer ser um site oficial e fidedigno, acedi a este site e solicitei uma certidão de nascimento. Cobraram 49€ pelo serviço prestado.
Numa primeira iteração havida com a referida entidade responderam:
“Note que o custo deste serviço para o processamento de uma certidão online é de 49€ (como especificado no site), incluindo impostos e a taxa governamental correspondente.
Isto porque atuamos como gestores entre o requerente e a administração pública (registos e arquivos) para gerir, processar e entregar o código de acesso à certidão de nascimento digital de uma forma rápida e eficiente, sem falhas e com as correspondentes notificações e comunicações, assegurando que o procedimento é realizado corretamente do princípio ao fim.
Além disso, oferecemos um atendimento personalizado ao cliente para atender e resolver todas as questões decorrentes ou relacionadas com o serviço que oferecemos, bem como para fornecer informações, tratar e realizar os procedimentos para as mesmas. Prestamos ajuda, informação e apoio antes, durante e após o processo de obtenção da certidão sempre que o cliente precisar.
Se o solicitar diretamente através da conservatória ou do próprio registo sem a nossa intermediação, o custo do procedimento é de 10 ou 20€ dependendo do tipo, mas não tem os benefícios expostos do nosso serviço.”
Mas, de facto, o único serviço prestado foi o de solicitar por mim uma certidão de nascimento e depois facultar o acesso à mesma.
Não usufrui de nenhum dos outros serviços referidos, pelo que entendo não os ter de pagar. Quando vou ao restaurante, se não consumir as entradas que colocam na mesa não as pago.
Portanto, são cobrados serviços que não são prestados. Este tipo de serviço não tem qualquer valor acrescentado e é apenas para incautos, o que foi, de facto, o meu caso.
Neste caso solicito a devolução da diferença entre o custo que eu teria se requeresse a certidão nos serviços públicos, e aquele que me foi cobrado, o que seria de €39. Aliás parece existirem precedentes nesta matéria.
Melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 11 de maio 2023
6 de junho 2023

*Já respondemos ao seu e-mail em privado.*

Antes de mais, lamentamos a vossa confusão com o nosso serviço, pois explicamos em pormenor quem somos, o que fazemos e como o fazemos, e qual é o preço.

Depois de rever o seu caso e como mostra a nossa monitorização interna, o código de acesso à certidão digital já foi enviado para o e-mail do requerente especificado no formulário em 15/05/2023, portanto o serviço foi prestado com rapidez, cumprindo assim o serviço requerido em devido tempo.

Este é um serviço de gestão e processamento de documentação totalmente legal contratado livremente e aceitando todas as informações expostas, cujo objectivo é facilitar o procedimento aos utilizadores, dar suporte e processar neste caso, o código de consulta da certidão digital.

Actuamos como gestores entre o requerente e a administração pública (registos e arquivos) para gerir, processar e entregar o código de acesso à certidão de nascimento digital de uma forma rápida e eficiente, sem falhas e com as correspondentes notificações e comunicações, assegurando que o procedimento é realizado corretamente do princípio ao fim.

Por estas razões, cobramos uma taxa total de serviço de 49€, incluindo impostos e a taxa governamental correspondente (como especificado em vários pontos do site).

Deixamos claro que se o solicitar directamente através da conservatória ou do próprio registo sem a nossa intermediação, o custo do procedimento é de 10 ou 20€ dependendo do tipo, mas não tem os benefícios expostos do nosso serviço.

Lembramos que você leu, entendeu e aceitou nossas políticas de serviço, custos e condições marcando a caixa de consentimento antes do pagamento, portanto você contratou o nosso serviço de forma totalmente voluntária e conhecendo todas essas informações.

Gostaríamos de lhe agradecer pela sua compreensão e pedir desculpa por qualquer inconveniente.

Atendimento ao Cliente
6 de junho 2023
O problema é que não prestaram quaisquer dos serviços para além de enviar os códigos par aceder à certião. é publicidade enganosa. não serve para nada. Nenhum dos benefícios foi endereçado,.
20 de junho 2023
não resolveram a questão de cobrarem €49 e só terem prestados uma infima parte dos serviços prestados. As autoridades da concorrência ou de proteção do consumidor deviam atuar sobre este tipo de situação de publicidade enganosa. É uma vergonha que lhes seja permitido atuarem em paortual ainda que seja da estónia.
Atenção aos incautos. Não se deixem ludibriar
20 de junho 2023
Atenção aos incautos. Não se deixem ludibriar
Jaime Duarte avaliou a marca
22 de agosto 2023

É um logro. Não serve para nada. Não acrescenta qualquer valor. Não existindo não se perde nada. Mas engana tolos como eu à primeira. Espero ter servido de emenda