52.3

CESPU - Ensino sobrevalorizado

Pedro Daniel Silva Ribeiro
Pedro Ribeiro apresentou a reclamação
31 de maio 2023
Relativamente ao ensino que é praticado pela Cespu em Gandra, existem poucos pontos positivos relativamente ao curso de Medicina Veterinária. Onde não existe quaisquer condições para as aulas práticas, onde é exigido aos alunos que paguem mensalmente cerca de 745€ ainda são estes (os alunos) a terem de comprar os próprios EPIs, ou usar os que a universidade tem ao dispor, que são partilhados por todos, quando na verdade deveriam de ser descartáveis e de uso único.
É exigida também aos alunos, aulas completamente faladas em inglês, num curso onde está língua não é estudada. Não se preocupando assim se existem alunos preparados ou não, dificultando-lhes a nota só porque o senhor reitor do curso (quem é que dá estas aulas) diz existir demasiadas boas notas. Pedindo ainda a outros professores que seja respeitada um percentagem de alunos reprovados por disciplinas.
É este mesmo senhor que quer construir um Hospital Veterinário (e bem) mas que não use o dinheiro que é dado pelos alunos, para alguns com sacrifício, aumentando todos os anos as propinas. Que inicialmente rondava os 720€ mensais foi aumentando, estando hoje nos 745€ mensais, mas com a ideia de voltar a aumentar. Relembro que não existem mínimos para aulas práticas, muito menos melhorias face ao aumento do valor das propinas.
Data de ocorrência: 31 de maio 2023
CESPU
21 de julho 2023
Ex.mo Sr. Pedro Ribeiro,
Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção. Reportámos a situação registada para análise pelo Conselho de Gestão do Instituto Universitário de Ciências da Saúde.
Na sequência da análise efetuada, cumpre-nos informar que o Sr. Pedro Ribeiro, subscritor da reclamação, não é estudante do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária no Instituto Universitário de Ciências da Saúde.
Cumpre-nos acrescentar ainda, que os argumentos apresentados no texto da reclamação foram considerados sem fundamento (no caso da propina) ou não correspondendo à verdade (caso da língua de lecionação, uso dos EPIs, cotas de aprovação às UCs, etc.).
Permanecendo inteiramente à disposição de V. Exa. caso existam quaisquer dúvidas ou questões adicionais que nos queira colocar.
Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditorias