Chamy - Limpeza de Chaminés e Assistência, S.A.
  • Estrada Nacional N. 3
    Rua Manuel Silva Vieira, Lote 3
    2000-495 Pernes
  • geral@chamy.pt

Chamy - Salamandra pellets pegaso 12kw

Rui Sobreiro
Rui Sobreiro apresentou a reclamação
26 de janeiro 2021
Serve a presente para análise sobre o exposto:
No dia 20nov2020 encomendei um equipamento Salamandra a Pellets Pegaso 12Kw
O equipamento foi encomendado e pago no Leroy Merlin de Leiria no dia 20nov2020 sendo-me informado que não haveria em stock, que teria que aguardar 3 semanas a entrega e que a mesma teria lugar 3 semanas depois ou o mais tardar no dia 18dez2020. Coloquei a questão do arranque à qual me informaram que poderia trabalhar com o equipamento mesmo sem o arranque.
Levantei o equipamento no dia 20dez2020 nessa mesma altura fui de novo informado que poderia colocar o aparelho a trabalhar sem o arranque efectuado.
Colocou-se a trabalhar no dia 22dez2020, dia em que foi de imediato solicitado o arranque e assistência técnica de carácter urgente. Sendo a mesma efectuada dia 22jan2021 ou seja após 31 dias (refira-se assistência técnica urgente).

Salamandra a Pellets Pegaso 12Kw
Variante de Temperatura/Tempo/Área
Foto Local Hora Áreas Temperatura

- Hall 9:30 20m2 15ºC (Inicial)
1 Hall 10:29 20m2 23ºC
10 Hall+2 divisões 20:35 20+40=60m2 27ºC
11 Hall+2 divisões 21:08 60m2 26ºC
12 Hall+3 divisões 21:41 20+60=80m2 27ºC
13 Hall+3 divisões 00:48 80m2 24ºC

Como é visível na tabela o equipamento demorou 10 horas a atingir a temperatura de 31ºC em 20m2 a trabalhar na máxima potencia.
Só após se adicionarem 60m2 baixou 6ºC.

Estes dados reportam-se ao dia 22jan2021 altura em que foi feito o arranque ao equipamento.

- Ás 9:30do dia 22jan2021 o carro da Chamy parou na minha porta, deu-se o inicio à intervenção sobre o equipamento. O técnico vinha para resolver a intervenção técnica que solicitei e não para o arranque, no entanto foi feito o arranque visto que o problema que deu origem a intervenção já estaria debelado. Corrigiu um parâmetro de velocidade da ventilação e considerou terminada a sua intervenção.
Após o arranque efectuado e a temperatura ter subido alguns ºCs nos parâmetros TA e a TR e colocada a potência no máximo, o técnico deu por concluída a intervenção apesar de eu expressar a minha preocupação visto que o equipamento não me oferecia qualquer tipo de confiança, pois a área que estava a aquecer era de 20m2 e estava a ter um comportamento igual ao que tinha, à qual me respondeu que era “normal” pois as paredes estavam frias.
Referi que a mesma máquina esteve a trabalhar durante 12h/dia (1 saco de pelets/dia, ou seja após queimar 20 sacos) desde a aquisição todos os dias e que não via qualquer razão para as paredes estarem frias pois se as mesmas estivessem abaixo dos 13ºC não teríamos condições de morar em casa com temperaturas abaixo de 0ºC como as estiveram alguns dias antes da assistência.
Mesmo assim deu por concluída a intervenção e fechou a obra.

Ora desde a hora da intervenção e até ás 19:02, sem se alterar os parâmetros da máquina e área na qual foi feito o arranque, no limite, 20m2 (o equivalente a 52m3), só se efectuou o reabastecimento de combustível, a temperatura só chegou aos 31ºC e sempre com o TH nos 40.
Não corresponde ao anunciado no folheto do equipamento, onde se publicita o desempenho pleno para 120m2 ou cerca de 330m3.
Considero o funcionamento pleno, a possibilidade de uma rápida climatização do espaço para se poder utilizar a programação de funcionamento do mesmo, se assim não acontecer não vale a pena o investimento.
Não faz sentido programar o aparelho para aquecer uma area de 20 m2 aos 30ºC quando o mesmo demora 10 horas a atingir esta temperatura.
De salientar que não sei quem esteve em minha casa, pois não se identificou. Só entrou porque foi pontual e trazia viatura e bloco de Folhas de Obra da Chamy.

Pelos factos aqui expostos, continuo pois insatisfeito com o equipamento e equaciono seriamente a devolução do mesmo.

Sem mais ao vosso inteiro dispôr
Rui Manuel Ferreira Sobreiro
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2021
Chamy
27 de janeiro 2021
Sr. Rui, a sua reclamação recebeu a nossa maior atenção e, em resposta à mesma, passamos a explicar:

A CHAMY não comercializa equipamentos.

A CHAMY é o SAT oficial da marca da sua salamandra logo, a empresa que presta o serviço de pós venda – arranque, assistência e manutenção dos equipamentos.

A nossa função no arranque do equipamento é verificar a respectiva instalação - se está de acordo com as normas do fabricante - e prestar assistência técnica ao nível de avarias do equipamento.

Não é a CHAMY que faz o dimensionamento do equipamento à habitação. Quando nos deslocamos à habitação do cliente, o equipamento já foi comprado, já está instalado e por vezes já funcionou.

Acreditamos que, aquando da compra, a entidade vendedora facultou todos os dados do equipamento, os quais estão devidamente especificados: a potência, os consumos em potência mínima e máxima, o volume da área de aquecimento (em área ampla, não com divisões).

No entanto, nada especifica o número de horas que um equipamento demora a atingir determinada temperatura, nem a temperatura exacta a que chega.

Deve ter sempre em atenção que os equipamentos a Ar - seja uma salamandra de ar quente ou um recuperador de calor - são projectados para uma divisão, não funcionam como um aquecimento central! Só um equipamento de aquecimento central (caldeira e respectivos radiadores) aquece uma habitação inteira e toda ela com a mesma temperatura!

A sua salamandra está colocada num hall, zona que por definição é a sala de entrada de uma habitação geralmente com portas que ligam o espaço às restantes divisões. Ora, não estamos a falar de uma zona ampla e relativamente estanque, como seria o caso de uma cozinha, sala ou quarto.

Mesmo assim, para um hall de entrada, a sua salamandra atinge temperaturas relativamente elevadas e bastante aceitáveis. Agora é logico que um equipamento a pellets necessita de tempo e combustível para atingir resultados. E que mais depressa os atingirá trabalhando em potencias mais elevadas, o que pressupõe um maior consumo de pellets. O mesmo acontece com um recuperador de calor a lenha, que aquecerá mais e de forma mais rápida consoante a quantidade (e qualidade) de lenha que lhe coloquem.

Quando nos solicitou a assistência de carácter urgente, o Sr. Rui foi contactado pela n/ colega da Assistência Técnica que fez um pré-arranque por telefone consigo. Foi-lhe questionado uma série de requisitos que logo deram a indicação de que o equipamento estava a funcionar bem.

Ou seja, o Sr. Rui tinha a salamandra aparentemente bem instalada e a funcionar, a única queixa era o suposto rendimento não estar a ser o esperado.

Ora deve compreender que ninguém vive tempos fáceis. A pandemia que vivemos não é desculpa para tudo, mas é a razão principal de um elevado e anormal número de pedidos de assistência, os quais temos que triar de acordo com o grau de urgência. Penso que concordará que um equipamento parado por avaria é prioritário a um equipamento a trabalhar e que chega a atingir 31º graus! De qualquer forma, sempre fomos sinceros e lamentamos o tempo de espera, tentando sempre ser o mais breves possível. Acredite, estamos em esforço total e a dar o nosso melhor, como qualquer empresa no momento!

Assim, informamos que de acordo com o arranque efectuado a instalação está bem feita. O equipamento está a trabalhar em perfeitas condições e não tem qualquer defeito de funcionamento, não havendo nada que justifique uma troca/devolução do equipamento.

Em relação aos técnicos da CHAMY, todos eles têm fardamento identificativo da empresa e deslocam-se numa viatura bastante bem identificada. Regra geral o técnico identifica-se mas, caso realmente não o faça, o cliente têm sempre abertura para perguntar o respectivo nome – o qual, muitas vezes, até é logo informado aquando do agendamento!

Penso que, relativamente à nossa empresa e ao serviço por nós prestado, não há qualquer fundamento grave que justifique uma reclamação.

Mesmo assim, estamos sempre ao dispor para o que for necessário, seja para esclarecimento factual ou para prestar assistência técnica em caso de avaria.
Rui Sobreiro
Rui Sobreiro avaliou a marca
24 de outubro 2021

Comercial/técnico responsável, mal educado e sem perfil para representar assistência a uma marca que se quer com implementação ibérica e internacional. Sem capacidade de ouvir a argumentação que deu origem à reclamação, abandonando o local após 10 minutos de ter chegado,(tempo indicado pelo próprio, apontando para o relógio). Acabei por devolver o equipamento e comprar outra marca que não necessita a assistência desta "empresa"