Clínica da Liga

Clínica da Liga - Neglicência tratamento aparelho ortodôntico

Vania Pereira
Vania Pereira apresentou a reclamação
3 de janeiro 2024
A minha reclamação vem na sequência do insucesso de um tratamento de ortodôntica, a falta da higienização na manutenção mensal e a falta de conclusão do alinhamento dentário e não fechamento dos espaços existentes devido aos dentes retirados durante o tratamento. Estou completamente descontente e afetada psicologicamente. Passo a explicar, após muitos anos à procura de um dentista que me transmitisse confiança decidi realizar o meu tratamento ortodôntico na Liga Associações Socorro Mutuo Vila Nova Gaia Federação Associações Socorros Mutuos em Outubro de 2019.
O colocação do aparelho teve um custo de 1020€ (510€ o inferior + 510€ o superior), o aparelho nunca me foi colocado na boca toda ou seja em todos os dentes foi me colocado em cima e em baixo em metade da dentição, e a manutenção mensal de 50€ por consulta (incluía a higienização, e o ajuste) durante as manutenções fui verificando falta de higienização, a duração da consulta por vezes era inferior a 10min utilizando inclusive os mesmo ferros de ajuste do aparelho manutenções sem conta. Hoje vejo com clareza o que aconteceu, mas no momento não tinha a visibilidade e o conhecimento que hoje tenho. Demostrei várias vezes a minha insegurança e insatisfação no tratamento à assistente da Drª. Matilde Corrêa Sá que já não me recordo no seu nome, e cheguei a falar na receção também. O que me era dito é que tudo estava bem, que a Dra. Matilde era muito eficiente que tinha muitos pacientes e que nunca teve queixas apenas que era mais prática. Ao falar diretamente com a Dra. Matilde a mesma que disse que a higienização só poderia ser feita no final do tratamento, e cada vez mais os dentes super amarelos com os residios da resina e começaram a ganhar cáries nos dentes de trás a mesma ignorou e sempre me disse o mesmo no final do tratamento tratava-se. Fui acreditando na Dra. Matilde, na sua assistente e afins e pensava que talvez eu tivesse a ser exigente de mais. Durante o tratamento ortodôntico nunca tive confiança no meu sorriso poucas fotos se consegue ver o estado do aparelho/dentes pois estavam tão amarelo à volta dos brakets que eu não me conseguia expor a fotos e pessoalmente com as pessoas sempre evitei rir-me naturalmente. Fui lhe pedindo para fazer a limpeza do excesso da resina à volta dos brakets porque comparava o estado do meu aparelho/dentes com os de outras amigas minhas e nunca vi elas com os dentes cheios de cola e amarelos, por mais que eu lava-se e esfregasse não saia. Ela chegou com a broca a tentar minimizar o excesso de cola mas a falta de profissionalismo/ brio profissional não conseguiu nunca. No final de quase 4 anos com aparelho ortodôntico (com os interrupções por causa do covid) sempre fui a todas as consultas à exceção de quando o estabelecimento estava fechado devido ao covid. Iniciei o tratamento como referi OUT 2019 e terminei sensivelmente em FEV 2023. Sempre cumpri com tudo que ela me pediu inclusive quando usei os elásticos e tinha que ser eu a coloca-los etc. Perto de retirar-mos o aparelho a Dra. Matilde referiu que já estava no momento de retirarmos o aparelho pois já não íamos obter mais nenhum resultado. Os espaços entre dentes em baixo do lado esquerdo ela disse que não íamos por a contenção fixa de momento para ver se fechava o espaço, até hoje não fechou. Para a parte de cima criou uma contenção invisível que apenas apanha metade da dentição conforme o aparelho. No final do tratamento fez a correção de um dente que devido ao arco do aparelho e a falta da sua higienização tive a pontos de o perder, pensei eu que tinha ficado resolvido. Os dentes que possuo atrás estão todos tortos pois nunca os corrigiu, a texturas dos meus dentes nunca mais foram lisos e perderam a proteção deles tudo que como, bebo agarra e altera a cor do esmalte. Após a retirada do aparelho marquei consulta com o responsável Dr. Bruno Sousa na mesma clinica que é o chefe de todos os dentistas, para expor o meu descontentamento e mostrar-lhe como estava a minha dentição. 1. Amarela 2. Cheia de caris 3. textura dentaria inapropriada 4. dente que ela reconstruiu enviusado pois não foi corrigido e com cheiro a podre. O mesmo pegou numa broca e fez de conta que tirou mais resina ou que alisou os dentes (pois sai e estava tudo igual) o resto desvalorizou e disse que não entendia do assunto tinha que ser a Dra. Matilde por ele não era especialista de ortodontia, não me cobrou dinheiro por essa consulta.
Fui a mais o menos 30 consultas que perfaz um valor de 1500€ em manutenções + 1020€ colocação do aparelho= 2520€ investi na minha dentição 2520€ para nada, pois continuo com a dentição mal alinhada, dentes tortos, desgaste dentário, sem proteção natural do dente que danificaram na totalidade etc. Após procurar outras opiniões fora desta clinica e todos que que fui Smile Up, Medway ambas em Gaia referiram que o tratamento foi negligenciado deram-me orçamento muito altos para as minhas possibilidades e tinha acabo de fazer o investimento com o tratamento do aparelho. Ambos alegaram que tinha mais 5 caris e que o dente que ela Dra. Matilde construiu que tive uma reconstrução muito grande que tinha carie (foi mal higienizado mais uma vez) no seu interior e o ideal seria eu colocar uma coroa. Eu fui a outra clinica em Valadares Clínica Médico Dentária Sorrisos em Vilar, Unip, Lda contei ao Dr. Jorge a minha péssima experiência e após ele fazer a sua avaliação referiu que efetivamente fui submetida a um tratamento negligenciado o mesmo que as outras clinicas e passou-me o seguinte orçamento apenas só para tratamento de caris 10 dentes com caris 405€. Agora digam-me após um tratamento ortodôntico é normal terminar com a dentição neste estado? Só no caso de neglicência como foi o caso. Após este tratamento ela conselho a eu colocar aparelho de novo pois o tratamento não ficou concluído. Acrescentou ainda que nunca viu uma contenção superior com a minha em todos os seus anos de trabalho. Perguntou-me se eu a tinha partido, respondi claro que não!
O meu intuito é obter todo o dinheiro gasto, no tratamento ortodôntico e em todos as clinicas dentárias que fui durante e após a neglicência do mesmo que independentemente do dinheiro nunca pagara os danos psicológico/ morais provocados. E muita mais gente pode ter sofrido como eu e nunca falou com medo ou receio de estar enganada. Hoje vejo que estou certo e vou lutar pelos meus direitos e recuperar a minha dentição a 100% e auto-estima.
Data de ocorrência: 3 de janeiro 2024