Clínica do Pêlo

Clínica do Pêlo - Tratamento com consequências graves

Cristina Santos
Cristina Santos apresentou a reclamação
26 de julho 2018

No dia 19 de julho de 2018 de manhã estive na Clínica do Pelo, na Avenida da Boavista n.º 3265, Edifício Oceanus, Piso 1, Sala 6 e 7 4200-137 Portopara uma consulta de esclarecimento sobre depilação a laser.
Escolhi esta clínica por uma questão de segurança pois dizia no site “asseguramos supervisão e controlo médico gratuito durante todo o tratamento”. Quando cheguei à clínica, a funcionária que estava na receção acompanhou-me a um gabinete onde ela própria fez a consulta de esclarecimento, nunca me falou na existência de médico na clínica nem na possibilidade de consultar um na clínica se tivesse alguma dúvida ou reação adversa ao tratamento. Disse-me apenas que os efeitos indesejados poderiam ser (em alguns casos) alguma vermelhidão e ardor nas primeiras 48 horas embora estes sintomas pudessem demorar mais uns dias a passar dependendo de caso para caso. Optei por fazer o tratamento e assinei o termo de responsabilidade que me pediram para assinar onde dizia que poderiam acontecer efeitos indesejados. Pensei eu que se referiam ao tal ardor e vermelhidão que me falou a técnica. Aceitei fazer o tratamento nas axilas e perna inteira. A mesma funcionaria que me recebeu na portaria e fez a consulta aplicou-me o tratamento laser. Não fez qualquer teste ao meu tipo de pele numa pequena área para ver como a pele reagia. Fez o laser nas axilas e depois disse-me que iria subir a intensidade do laser para as pernas. Perguntou se essa intensidade estava boa... como provocava uma dor apenas ligeira e nunca fui alertada para os perigos de uma potencia demasiado elevada disse que por mim estava bem. Depois de sair da clínica, tomei todas a precauções indicadas. Nesse mesmo dia (19) fiquei com vermelhidão, no dia 20 não estava melhor, mas esperei, pois, a funcionária tinha-me dito que era normal e iria passar. Foi piorando até ficar com as pernas totalmente cobertas de bolhas. No dia 24 (5 dias depois) estava tão mal que um médico conhecido me aconselhou a ir ao hospital. Fui ao hospital no dia 25 quando o ardor e a comichão eram já insuportáveis (toda a área das duas pernas estava coberta de bolhas, inflamada e quase em ferida). Foi-me administrado no hospital cortisona e anti-histamínico intravenoso e saí medicada com os mesmos medicamentos e mais um antibiótico em comprimidos. Mandei, dia 24 à noite, email à clínica dizendo o que se passou com fotos das minhas pernas. Como não me responderam, no dia 25 liguei à tarde. A funcionaria disse que o que eu relatava era algo frequente. Demonstrei-lhe a minha indignação por não ter tido a supervisão médica tal como o prometido no site da clínica. Às 17:44 ligou-me a gerente dizendo que o que me aconteceu era algo muito raro (a outra funcionaria tinha dito que era frequente) e que não tinham nenhuma responsabilidade pois eu tinha assinado o consentimento. A gerente disse-me também que a supervisão médica anunciada no site era a existência de médico para várias clínicas que iria lá se eu o solicitasse e que eu nunca solicitei. Eu respondi-lhe que nunca me informaram da existência de um médico a quem poderia recorrer e muito menos que este tipo de evento poderia acontecer. Referi também que assinei o consentimento convencida (pela funcionaria que me atendeu) que a reação referida no consentimento seria a tal vermelhidão nos primeiros dias que passaria espontaneamente e nunca fui alertada para a possibilidade de uma situação com esta gravidade. Estou a tomar cortisona, antibiótico e anti-histamínico, perdi dias de trabalho e de férias e ainda não estou bem. Vamos ver se não deixa marcas definitivas.... Devo ser ressarcida, no mínimo, do dinheiro que gastei na clínica e do que paguei no hospital e em medicamentos. Já para não falar das noites que não dormi, os dias que não trabalhei e os dias que não fui de férias por causa da incapacidade que estas lesões graves me causaram.
Em nenhum momento me pediram desculpa pelo sucedido apenas se desresponsabilizaram dizendo que assinei o consentimento e por isso estão livres de responsabilidade.... Gostava também de ser informada sobre que habilitações tem a técnica que me atendeu.

Data de ocorrência: 26 de julho 2018
Cristina Santos
Cristina Santos avaliou a marca
11 de dezembro 2020

Péssimo tratamento dos clientes, sempre a desresponsabilizar-se por tudo. Não assumem o erro, atiram as culpas do que corre mal para os clientes com o argumento que se preencheram um termos de responsabilidade qualquer incompetência que a empresa faça com consequências dramáticas na saude dos clientes é culpa do cliente que aceitou assinar o termo.... incompreensível e perigoso

Atualização (dia 27/07/2018):

Ainda ninguém me deu resposta sobre que habilitações tem a técnica que me atendeu.

Também perguntei se tinham seguro de responsabilidade civil. Como seria de esperar fiquei também sem resposta.

Hoje dia 27, dois dias depois de ter enviado a foto das minhas pernas relatando a situação para a Clínica do Pêlo e já depois de eu ter preenchido a queixa no livro de reclamações oficial (fi-lo ontem dia 26) ligou-me uma médica dizendo trabalhar para a Clínica do Pêlo a perguntar se precisava de alguma coisa relativa à minha situação e sugeriu-me uma pomada. Questionei-a se poderia ter uma consulta presencial com ela para lhe mostrar a minha pele com a reação exuberante pois não considero que a gravidade das lesões que tenho possa ser tratada por telefone sem observação médica. Disse-me que não me podia observar porque vivia e trabalhava em Lisboa e não podia vir ao Porto, além de que estava de férias e apenas se tinha disponibilizado para falar comigo por telefone na tentativa de me ajudar porque lhe pediram. Agradeci-lhe o telefonema e o conselho da pomada mas na realidade não me ajudou nada falar com uma médica cuja especialidade é patologia clínica de férias e que vive e trabalha em Lisboa quando eu sou do Porto e fui tratada na clínica do Porto. Liguei para a Clínica do Pelo no Porto e foi-me dito que hoje (dia 27) não havia nenhum médico da Clínica disponível para uma consulta presencial.

Continuou à espera de respostas às minhas questões.

Continuo a fazer o tratamento que me receitaram no hospital mas a recuperação tem sido muito lenta. Faz hoje oito dias que tenho toda a extensão das duas pernas cobertas de bolhas. Uma experiência horrível, acreditem. A comichão e ardor é insuportável.

Inacreditável!

Encontrei agora este anuncio de emprego:
* PROIBIDO *://www.net-empregos.com/4760992/medica-para-o-porto/#.W1us79hKhmB
colocado dia 27, exatamente o dia em que liguei para a clínica do Porto a exigir uma consulta presencial depois do telefonema extraordinário que a médica de férias e de Lisboa me fez e depois de eu os ter ameaçado com tribunal.

O anúncio de emprego diz que a Clinica do Pelo no Porto quer contratar um médico a tempo inteiro!

Há coincidências extraordinárias!

Ainda não lhe disseram nada? Também sofri queimaduras. Desde dia 06/03 que tenho tentado contactar a sede. Só me facultaram o e-mail, dizem que não há contacto telefónico. Enviei fotografias, comprovativos de despesas e nada. Não manifestaram qualquer interesse em resolver a questão extra-judicialmente. Já estou a atingir o limite da minha paciência. Hoje a funcionária que me queimou , ligou.-me a perguntar como estavam as minhas virilhas, tendo-lhe respondido "queimadas". Responde-me, dizendo que a pele irá regenerar. Perguntei pela devolução de valores e reembolso de despesas médicas, disse-me que o trabalho tinha sido feito!!!! Não entendo como é que esta empresa, atenta a sua dimensão, não tem uma atitude correcta junto dos clientes e não há, ou pelo menos não tenho conhecimento, de processos judiciais contra a mesma.
Já fiz reclamação no livro, para a DECO e agora para o portal da queixa.
A sede simplesmente não responde. E a"médica" é uma clínica geral, que durante toda a consulta desvalorizou a queimadura que tinha sofrido.

A mim só me disseram que me me pagavam as despesas que tive com o hospital e tratamentos quando disse que ia seguir um a queixa para tribunal. Tarde de mais. Segui com a queixa, fiz queixa na polícia por agressão física por negligência contra a clínica. A polícia mandou-me ao Instituto de Medicina Legal para ficarem registadas as minhas lesões e o processo está em tribunal. Quero o dinheiro da depilação, o que gastei em medicamentos e hospital e ainda quero ser indemnizada pelas férias que não fiz pois tive que cancelar as férias por causa do tratamento das lesões provocadas por eles. Na clínica do Porto suspeito que nem médico havia pois ligou-me uma médica de Lisboa a dizer para eu por uma pomadinha que eles "receitava ao netinho dela". Outra negligência, ligar-me uma medica que, sem me ver, me receita uma pomada por telefone quando eu tinha lesões que me obrigaram a tratamento hospitalar por duas vezes e tive de tomar antibióticos e cortisona. O meu conselho é: não se cale! siga com queixa na polícia o quanto antes. Ao não o fazer estamos a deixar que eles ponham em risco a saúde de outras pessoas que, como nós, lá fomos enganadas. É que pelos vistos até a saúde de crianças eles põe em risco.

boa noite
solicito a quem passou pelo problema do pessimo tratamento de laser e ficou com lesões que me contacte para o meu email rita.vasconcelos.noronha@gmail.com preciso de pessoas que tenham passado pelo que eu passei para serem minhas testemunhas em processo que instaurei no tribunal contra esta gente. Já tenho algumas mas quantas mais melhor. se fficarmos caladas nada muda e mais mulheres passarão pelo que estou a passar. com 28 anos não posso mostrar as minhas pernas! por favor, não se calem nem se deixem estar. é só prestar o vosso depoiomento como as outras que vão fazer o mesmo. Esta gente tem de me indemenizar pelos prejuizos morais que me está a causar. e garanto, vou ganhar como outras já ganharam!

Cristina santos, eu sou sua testemunha. Aceite ser minha também.