Clínica Dr. Passos Angelo
Clínicas Médicas
2 miMed 73.1
Clínica Dr. Passos Angelo34.9
Centro de Imagiologia Dr. Passos Ângelo Lda

Clínica Dr. Passos Angelo - Queixa por morosidade de tempo espera e agressão verbal

Filomena Trabuco
Filomena Trabuco apresentou a reclamação
11 de setembro 2018

Tinha 4 exames marcados previamente entre as 10h04 e 10h40 do dia 11/09/2018. Saí da clínica às 12h10 e após ser agredida verbalmente pelo próprio Dr. Passos Ângelo,

Cheguei à clínica às 9h44. Após efetuada a admissão no balcão de atendimento, pediram-me para aguardar na sala de espera para efetuar a Mamografia. Dado a morosidade e o tempo de espera decorrido sem que nada acontecesse, interpelei uma das funcionárias, questionando se estaria na sala de espera certa, uma vez que o 1º exame marcado era uma Ecografia Tiroideia.
Passados alguns minutos essa funcionária voltou e reencaminhou-me para a sala de espera das Ecografias. Após finalizar o exame pediu que voltasse à sala de espera das Mamografias.
Assim fiz, e entre a técnica efetuar a mamografia e o tempo em que dei entrada no consultório do Dr. Passos Ângelo para fazer a ecografia mamária e analisar as imagens da mamografia passou perto de 1 hora.

No final da consulta, e uma vez que estava a falar diretamente com o diretor técnico da clínica, disse-lhe em tom meio a brincar meio sério:
-" Dr. vocês deviam mudar o sistema de marcações, uma vez que os procedimentos se atrasam sempre. Por exemplo tinha 4 exames marcados e o horário de marcação que já está mais do que ultrapassado".
Respondeu-me
-"Tinha 4 exames marcados, e ainda se queixa? Em mais nenhum lugar conseguiria fazer 4 exames numa mesma manhã."
Respondi calmamente:
-"Não, não é essa a questão para a qual o estava a alertar, mas para o facto de os horários de marcação na clínica nunca serem cumpridos" e disse-lhe ainda em tom de brincadeira:
- "Por exemplo, tenho o carro no parquímetro, neste momento o tempo está certamente ultrapassado, logo se por acaso tiver uma multa, volto cá e vocês responsabilizam-se por ela, certo?"
O seu tom subiu consideravelmente e disse-me:
- "Não tenho nada a ver com o que se passa com a senhora lá fora!"
Ao que respondi, ainda num tom meio a brincar mas um pouco mais sério:
- "Desculpe, mas pode ter, sobretudo quando o não cumprimento dos horários das marcações na sua clínica podem originar outro tipo de consequências aos seus pacientes".
Estava a prepara-me para sair e o Dr. Passos Ângelo, que já ia a entrar no gabinete ao lado da sala de observações, de repente se volta para trás e grita:
"A SENHORA ESTÁ PROIBIDA DE VOLTAR A ESTE CENTRO PARA REALIZAR MAIS EXAMES, SOU EU QUE A PROÍBO!!!!"
Ao que respondi com toda a calma que consegui reunir:
-"Desculpe, o Sr. Dr. proíbe? Mas quem é o Sr. Dr. para proibir o que quer que seja? Que eu saiba estamos num país democrático, onde eu como paciente posso escolher onde fazer os meus exames, já que sou eu que os pago!"
-"JÁ LHE DISSE! ESTÁ PROIBIDA DE VOLTAR A ESTE CENTRO!", respondeu aos gritos, já no fundo do seu gabinete.
-"Pois, sim, tenha então um muito bom dia!", respondi saindo.

Como ainda tinha de aguardar que me fossem entregues os exames (o relatório só estará disponível para ser levantado daqui a alguns dias) informei a assistente que iria colocar novo ticket de parquímetro e que voltaria.

Com uma indelicadeza semelhante ao seu predecessor, respondeu:
- "Pode ir fazer o que bem entender, eu entrego os exames na receção e pode levantá-los, lá!"

Fui colocar novo ticket de parquímetro e assegurar-me que não havia sido multada.
Fui parando numa montra ou outra e tentei acalmar-me, sentia-me ultrajada e a prepotência daquela voz continuava e ecoar na minha memória.
Voltei ao balcão de atendimento para levantar os meus exames. Solicitei o livro de reclamações onde registei este incidente (25235018 e 25235019).

É certo que formação e educação são duas coisas distintas e que se apreendem de forma diferente. O Dr. Passos Ângelo, pode ser um excelente profissional, mas hoje, sem qualquer sombra de dúvida foi pura e simplesmente: prepotente, déspota, mal educado e extremamente rude.

Infelizmente a saúde tornou-se um negócio que visa a rentabilidade e deixa de visar o intuito primordial de prestar um serviço de qualidade aos pacientes e poucos são os profissionais que não seguem esta tendência.

PS: Escrito de acordo com as novas regras do acordo ortográfico.

Data de ocorrência: 11 de setembro 2018

A Srª D. Filomena Trabuco esteve no meu consultório no dia 11 de Setembro de 2018, coincidindo com a greve dos taxistas e com o caos do trânsito na Av. da Liberdade, o que ocasionou um atraso na chegado dos doentes ao consultório dificultando todo o trabalho de recepção das nossas colaboradoras.

No caso da dita "Senhora ", foi atendida na recepção às 10h00 tendo-lhe sido passado o recibo às 10h11 minutos.
Estavam marcados 4 exames. Uma ecografia à tiroide e um estudo pélvico com sonda endovaginal, exames realizados por médico especialista com equipamento apropriado e em sala própria. Estes exames são antecedidos de uma pequena história clínica e exame clínico. A eco da tiroide foi realizada às 10h41 minutos e a eco pélvica às 10h46 minutos, este último um pouco mais demorado. Terminados estes exames a doente foi encaminhado por uma assistente para a sala de espera das mamografias, ficando a aguardar a sua vez para realizar o exame. A mamografia digital directa com Tomossíntese à mama direita e esquerda foi realizada entre as 11h02 minutos e as 11h15 minutos.
Realizado este exame ficou a aguardar o passo seguinte que consta da observação médica feita a todos os doentes pelo Dr Passos Angelo. Esta observação inicia-se com o conhecimento da história clínica, observação e palpação mamária e, só depois, o estudo da mama por ecografia, exame que se iniciou às 11h49 minutos.

Terminado o exame e depois de informar a doente de que tudo estava bem, preparava-me para regressar ao meu gabinete quando a dita " Senhora" afirmou de uma forma agressiva que a recepção não funcionava e que teríamos de mudar todo o sistema de marcações.

Expliquei-lhe que tinha, num dia complicado, acabado de fazer 4 exames e, que com a minha experiência, tinha a certeza que em nenhuma parte do mundo demoraria menos tempo.

Nessa altura disse-me que era responsável pela multa que poderia ter no seu automóvel e que voltaria ao consultório para eu a pagar essa multa.
Limitei-me a dizer-lhe que se o nosso trabalho era assim tão mau, ela certamente não quereria voltar e que eu próprio iria dar ordens na reacção nesse sentido.

Dito isto regressei ao meu gabinete sem mais conversas.

Nunca levantei a voz nem fiz qualquer outro comentário, tudo o que essa "Senhora " escreve é puro romance.

Para concluir :
Ser atendida às 10 horas, elaborar a ficha para quatro exames, proceder ao seu pagamento, ser observado pelo especialista com exame clínico, exames à tiroide e exame pélvico com sonda, exames mamográficos, exames clinico por médico especialista, exames ecográficos mamários, entrega das películas de todos os exames realizados e sair da clínica duas horas depois e, ainda ter tido TEMPO PARA CRITICAR E INSULTAR QUEM NELA TRABALHAM e DEPOIS MENTEM E DETURPAM OS FACTOS A SEU BELO PRAZER NÃO MERECE MAIS COMENTÁRIOS.

É certo e sabido que formação é algo diferente diferente de educação... embora os dois conceitos sejam frequentemente confundidos. Tal como tive oportunidade de dizer ao Dr. Passos Ângelo, recorri aos serviços do seu laboratório durante anos porque acredito na competência médica e portanto creio que tenha a formação adequada... nesse dia apenas me demonstrou que educação não tem nenhuma... a soberba da posição ou do status que julga ter adquirido à muito que que a aniquilou.
Uma coisa é certa, será laboratório aonde voltarei. Por norma não pago para ser maltratada e felizmente existem outros laboratórios e profissionais de saúde disponíveis para prestar a mesma qualidade de serviço com tratamento civilizado.
A greve dos taxistas nada tem a ver com os atrasos nas consultas que são recorrentes e a razão pela qual o assunto foi abordado. Se o Dr. Passos Ângelo estivesse disposto a escutar uma crítica construtiva em vez de ter distorcido o que lhe disse e ter reagido como o sr todo poderoso a quem tinham ousado salientar um aspecto a melhorar como se de uma afronta se tratasse, muito provavelmente esta queixa não tinha existido.
Tal como o Dr. Passos Ângelo não gritou na nossa conversa, também não grita da explicação que deu à ordem dos médicos ou à resposta deste portal. Para sua informação sempre que usamos maiúsculas num texto, significa que estamos a gritar.
Por último. se alguém está a mentir nesta história é o Dr. Passos Ângelo e sinceramente, na sua posição e na sua idade isso fica-lhe muito mal.
Boa sorte e votos das maiores felicidades.