53.8
Tech Plaza - Comércio e serviços de tecnologia, LDA
  • Campo Grande, Nº 30, 9º B
  • info@coditek.pt

Coditek - Coditek atrasa entrega, não mantém status atualizado da encomenda e depois ameaça cliente de cobranças pela desistência da compra

Fernando H. Cardoso
Fernando Cardoso apresentou a reclamação
25 de agosto 2023
No dia 11 de agosto realizei a compra de um produto na Coditek, apesar do prazo absurdo de entrega (11 dias úteis).
Aguardei pacientemente pela encomenda, verificando diariamente se o status da compra mudava e nada acontecia.
No dia 20 vencia o prazo para a entrega do produto e o status continuava o mesmo (Pagamento Confirmado).
Já havia tentado entrar em contato ontem para saber se teriam alguma atualização e se receberia a minha encomenda no prazo estabelecido e não recebi nenhum retorno.
Diante da ausência de respostas e de atualização do status da encomenda (continuava o mesmo), comprei o produto em outra loja, enviei uma mensagem solicitando o cancelamento da encomenda e o posterior reembolso dos valores pagos.
Foi então que a loja decidiu se manifestar, informando que a encomenda já havia sido enviada e chegaria no dia 22. Detalhe: olhando no status da compra no momento em que recebi a resposta, ele ainda continua o mesmo (Pagamento Confirmado).
Informei que a desistência estava confirmada e perguntei se deveria rejeitar a entrega quando o estafeta aparecesse amanhã para entregar.
A resposta que recebi da atendente Paula me deixou muito indignado, pois ela tentou me fazer desistir do cancelamento da encomenda, dizendo que os custos que me cobrariam para que a encomenda retornasse à loja seriam consideráveis e que descontaria este valor do valor a ser reembolsado.
Isto me causou revolta e indignação, pois além da empresa não cumprir com o combinado e não atualizar o status do pedido, ainda tem a audácia de tentar me ameaçar com custos de envio.
Ou seja, eu ainda tentei facilitar a vida para eles, pois se eu rejeitasse a entrega, o processo seria mais rápido e menos burocrático e o que recebo é isto.
Respondi demonstrando toda a minha indignação e ela informou que eu deveria negar a entrega que eles arcariam com os custos.
Perguntei então quando fariam o reembolso e depois de um dia inteiro aguardando a resposta, me disseram apenas que conseguiram contato com a transportadora cancelando o envio, mas até hoje, dia 25, ainda não me disseram quando me reembolsarão o valor.
Sigo aguardando a boa vontade desta loja em devolver algo que não é seu.
Lamentável!
Nunca havia comprado nesta loja e nunca mais o farei. Além de enviar este relato para todos os meus contatos e colocar em minhas redes sociais para que todos saibam o tipo de empresa que poderão ter que lidar.
Data de ocorrência: 22 de agosto 2023
Caro Fernando,

A sua encomenda foi realizada no dia 11/agosto, sendo que o artigo encomendado tinha um prazo de expedição de 4 a 5 dias úteis (não contam feriados nem fins-de-semana) e não 11 dias como afirma, sendo que a data prevista de entrega era no dia 22/ago e não do dia 20, e tal como indica também na sua área de cliente do nosso site.

No dia 22/agosto (ou seja no dia em que iria receber), o senhor Fernando enviou um email de cancelamento da encomenda, ao que respondemos que tal poderia incorrer em custos de devolução (visto que a encomenda já tinha sido expedida e estava dentro do prazo de envio).

De acordo com os nossos termos e condições (nº 3. alínea j), que o senhor aceitou mas aparentemente não leu, caso contrário não teria afirmado que estaríamos a ameaçar com custos, quando na verdade estávamos apenas a dar-lhe conhecimento (apesar de estar nas condições de venda que aceitou e recebeu por email) que ao cancelar a encomenda (depois de expedida) dentro do prazo previsto, poderia originar custos de devolução.

De qualquer forma e após contacto com a transportadora, no dia 22/agosto enviámos-lhe um email informando que não íamos imputar custos de devolução e que iríamos efetuar a devolução do valor, ao que o senhor até agradeceu. E no dia 23 respondemos a outro email seu sobre como seria feito reembolso, informando que seria por MBWay.

Ou seja, apesar de respondemos a todas a suas questões e todos os seus contatos com rapidez, o senhor decidiu fazer uma reclamação neste portal porque não respondemos em menos de 1 dia sobre a data exata do reembolso (porque os reembolsos dependem de várias validações e autorizações e não tínhamos a informação do dia exato).

Assim sendo, informamos que a sua devolução irá ocorrer durante o prazo previsto na lei, ou seja, 14 dias.

Bom, vamos aos fatos.

Sim, realmente eu me enganei quando disse que eram 11 dias úteis. A loja estava correta ao afirmar que o prazo era de 5 dias úteis.
E, sim, eu me enganei ao referir que o prazo vencia no dia 20, já que o prazo correto seria o dia 22, porém no dia 22 quando enviei o email solicitando o cancelamento, a informação que me foi dada é que o pedido chegaria no dia seguinte, ou seja, no dia 23.
Tanto é verdade, que conforme pode ser visualizado no email abaixo, a própria atendente confirma que a loja excedeu o prazo de entrega:

Agradecemos o seu e-mail. Os custos de devolução são sempre a cargo do cliente. Só os de entrega por lei são ressarcidos.
De qualquer forma e dado que a encomenda levou 1 dia mais do que era suposto, assumiremos esse valor.
Esperamos ter ajudado. Se necessitar de mais algum esclarecimento não hesite em contactar-nos.
Ficamos ao dispor para quaisquer informações que considere necessárias.
Melhores Cumprimentos / Kind Regards / Un Saludo,

Coloco imagem do email anexo para comprovar a veracidade do que digo.

Sim, é verdade que no dia 23 recebi a informação de que seria realizado o reembolso por MBWay, porém não é disto que reclamei aqui e, sim, pelo simples fato de não ter recebido o reembolso até o dia de hoje e nem a informação de quando o mesmo aconteceria, sendo que perguntei isto no dia 23 também e fui completamente desprezado.

E decidi fazer a reclamação por conta do descaso com o cliente. Cabe relembrar:
- Não responderam os dois emails enviados perguntando se o prazo de entrega se mantinha e que teria o meu produto no dia prometido
- Não atualizaram as informações do pedido no site com o verdadeiro status do mesmo
- Não responderam quando seria realizado o reembolso do valor pago no dia 11
- O tratamento dado ao cliente durante todo o processo.

Reitero que esta empresa não sabe tratar o seu cliente como deve ser.

É lamentável que ainda se achem na razão depois de tudo o que fizeram.

Espero que isto sirva de alerta à aqueles que decidam em se arriscar a comprar algo nesta loja.

Obrigado.

Cumprimentos
Exmo Senhor,

Todos os seus contactos por email foram sempre respondidos e tratados dentro do prazo aceitável de resposta que são entre 24 a 48h úteis.

A sua encomenda só não foi entregue (com 1 dia de atraso) porque o senhor decidiu cancelar a sua encomenda no próprio dia da entrega.

O senhor decidiu reclamar neste portal, no dia 25 agosto às 14:34, porque não tínhamos respondido ao seu email de 23/ago das 11:04, sobre qual o dia em que seria feito o reembolso por MBWay, quando nesse mesmo dia 23/ago às 10h46m já tínhamos respondido a informar que iria ser reembolsado por MBWay.

Como já não se deve recordar (ou enganou-se novamente, ou confundiu-nos com outra loja), segue abaixo uma relação da data/hora e histórico das nossas respostas (emails enviados) aos seus contactos:
- 22/ago às 9h36m
- 22/ago às 10h06m
- 22/ago às 10h36m
- 22/ago às 18h21m
- 23/ago às 10h46m
- 25/ago às 19h01m

Portanto, e ao contrário do que o senhor pretende fazer crer a quem ler a sua reclamação, a Coditek tratou e respondeu SEMPRE a todos os seus contactos e foram lhe sempre prestados todos os esclarecimentos.

O senhor tem todo o direito de reclamar, agora alegar e justificar a sua reclamação porque ignorámos os seus contactos ou que foi completamente desprezado (como afirmou) é que não corresponde minimamente à verdade.

Existimos desde 2006 e sempre tratámos (e continuamos a tratar) todos os nossos clientes, ao longos destes mais de 16 anos, com a mesma atenção e responsabilidade e o senhor Fernando não foi uma exceção.

Olá.

Vocês acabam se contradizendo na própria mensagem.

Primeiro dizem que o tempo aceitável para uma resposta é de até 48 horas, depois depõe contra si ao dizer que fiz uma reclamação por não ter recebido uma resposta passadas 48 horas.

Ou seja, vocês mesmo informam que o tempo de retorno de vocês superou o aceitável.

Além de se justificarem ao fizer que deram uma resposta diferente do que foi perguntado. Quando alguém
pergunta quando acontecerá o reembolso, o que ela espera receber é uma data e não a informação do meio em que será feito este reembolso.

Também dizem que responderam todos os meus contatos, mas desprezam o fato de não terem respondido os contatos anteriores ao meu pedido de cancelamento de encomenda. Aí não tem diazinho listado, né?

Falam que a minha encomenda só não foi entregue com atraso pq eu cancelei a compra no dia em que deveria ser entregue. O problema é acharem que ainda tem razão. Não entregam o produto na data esperada, não dão status da encomenda, seja respondendo contato enviado, seja pelo próprio site de vocês, e ainda se acham na razão de acharem ruim o consumidor vir aqui reclamar de vocês? Vocês precisam mesmo tomar um choque de realidade e entender que o mundo não gira em torno de vocês e que ninguém está a disposição de vocês para ficar aguardando o tempo que for necessário para receber algo que foi pago no momento da compra.

Deveriam ser humildes e assumir a incompetência nesta situação, pedir desculpas pelo ocorrido e fazer de tudo para que o cliente não ficasse chateado e não ter esta atitude ridícula que estão tendo.

E o pior, ainda NÃO DEVOLVERAM MEU DINHEIRO. Pelo jeito, a empresa não está assim tão bem para não devolver míseros 182€.

Apenas um lembrete à empresa. O pedido de devolução foi realizado no dia 20 e o prazo para eu receber a devolução se encerra no dia 3 de setembro. Espero ter recebido o valor até este dia, senão terei que abrir uma reclamação no Livro de Reclamações por todos estes problemas enfrentados aqui e também por reter o meu dinheiro de forma indevida.

Afirmei e continuo a afirmar. A Coditek não é uma empresa que preza pelo bom atendimento e acha que está fazendo favor ao cliente ao vender algo para ele.

Sempre gosto de dar preferências ao comércio local, mas cada vez mais tenho me rendido à Amazon. Tem preços bons, entregam rápido e na data prometida. Se der problema durante o pedido, logo te atendem e resolvem a questão. Se foi depois, a devolução pode acontecer sem problema e ainda enviam um estafeta para recolher o produto, com o reembolso sendo feito em 2 dias depois da recolha do produto. E sempre pedem desculpas quando algo não sai de acordo com o esperado.

Infelizmente, por atitudes como o da Coditek é que cada vez mais a Amazon vai tomando lugar das empresas locais.

Minha sugestão à Coditek é que seja mais humilde, reconheça seus problemas e erros e trate bem o cliente. Só assim poderá sobreviver a este mercado tão agressivo como o que temos atualmente.
30 de agosto 2023
Olhando as informações da Coditek aqui no Portal da Queixa, parece que a empresa não trata tão bem os clientes como afirma.
Média de 36% de avaliações e 23% de retenção de clientes.
Isso diz muito daquilo que afirmei até agora.

Como falei, seria a hora da empresa ser humilde, olhar para si e verificar que se tem muita gente dizendo que algo não está bom, não podem todos estarem errados e só a loja estar certa.

As vezes, a verdade está na nossa cara e a gente se nega a ver.
31 de agosto 2023
Exmo Senhor,

Já explicámos e provámos, por diversas vezes que todos os seus contactos foram sempre respondidos e atendidos em tempo útil. A sua encomenda foi cancelada e o seu reembolso será processado dentro do prazo previsto na lei e constante nos termos e condições de venda, que aceitou antes de comprar.

Os nossos 17 anos de existência num mercado tão agressivo (como afirma), provam que toda a sua narrativa que o senhor insiste em repetir, sobre a Coditek está errada.

31 de agosto 2023
Bom, talvez as duas primeiras mensagens antes do pedido de cancelamento tenham sido respondidas por vocês e não chegou a mim. O que acho muito difícil, mas tudo bem.

Quanto à minha narrativa estar errada, acredito que a avaliação da empresa aqui no Portal da Queixa deponha a favor do que afirmo.

De novo, sejam mais humildes e assumam quando errarem. Fica mais bonito e passará um tom mais humano à empresa, em vez deste tom arrogante que tem tido aqui e em toda comunicação que temos realizado fora daqui também.

Espero que esta reclamação tenha mostrado aos que ainda pretendem comprar algo na Coditek que não é uma empresa confiável nem humilde e muito menos humana.

E já se passaram 10 dias e ainda continuo aguardando o meu dinheiro de volta. Levando em consideração desde o momento da compra, vocês estão com o meu dinheiro há mais de 20 dias. Talvez a empresa não esteja assim tão bem para não devolver 182€ que não é dela.

Lamentável!
1 de setembro 2023
Exmo Senhor,

O seu reembolso, associado à sua encomenda cujo cancelamento foi pedido por si a 22/agosto, já foi processado ontem (31/agosto) pelo nosso departamento financeiro.

Damos por encerrado este caso.

Fernando H. Cardoso
Fernando Cardoso avaliou a marca
1 de setembro 2023

Foi uma PÉSSIMA experiência que tive com esta empresa. Desde o momento da compra até o reembolso. Muita arrogância e pouca empatia, além de não reconhecerem quando estão errados. Talvez isto justifique a péssima classificação que possuem aqui no Portal da Queixa. Sugiro a todos os que pensam em comprar algo nesta empresa, verificar se não existe outra alternativa, pois se algo der errado, terão incomodação e dor de cabeça por um bom tempo.