Performance da Marca
53.8
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
85,7%
Taxa de Solução
57,1%
Média das Avaliações
16%
Taxa de Retenção de Clientes
0%
Ranking na categoria
Tech Plaza - Comércio e serviços de tecnologia, LDA
  • 210101013
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Campo Grande, Nº 30, 9º B
    1700-087 Lisboa
  • info@coditek.pt

Coditek - Produto danificado e loja não assume responsabilidade

Sem resolução
1/10
Vitor Diogo Valinho Fontes
Vitor Fontes apresentou a reclamação
4 de janeiro 2024
Problema com prestação da garantia

Prezados responsáveis pela Coditek,
Venho por meio desta formalizar uma reclamação referente à compra do produto eletrónico, uma motherboard, realizada através da vossa loja online. A compra foi efetuada no dia 2/11/2023 e o produto foi recebido em minha residência no dia 9/11/2023.
Após receber o produto, conduzi os procedimentos habituais de verificação, que envolveram a inspeção minuciosa da embalagem e da caixa. Vale ressaltar que a caixa estava devidamente acondicionada, sem sinais de qualquer impacto. A embalagem exterior encontrava-se imaculada. Contudo, ao proceder com os testes da motherboard, constatei que a mesma não funcionava. Posteriormente, ao analisar mais detalhadamente o produto, descobri que estava amassado, sendo que esse defeito não era visível na embalagem exterior.
Imediatamente, no dia 13/11/2023, comuniquei o problema à Coditek, fornecendo informações detalhadas por texto, imagens e vídeos que evidenciavam claramente o estado danificado do produto.
Troquei diversos emails com a Coditek, apresentando de maneira clara e conclusiva as evidências do defeito, inclusive com imagens e vídeos. Nessa comunicação, ficou evidente que o defeito já existia no momento da fabricação, pois a caixa de proteção externa estava em perfeitas condições, sem qualquer sinal de danos.
Após reportar o problema, a Coditek providenciou uma etiqueta para o retorno do produto, com o intuito de avaliação e possível reparação (sendo que ficou a cargo do comprador o pagamentos dos portes de envio que obviamente teriam de ser suportados pelo vendedor, pois o comprador não tem qualquer responsabilidade no sucedido). Contudo, para a minha surpresa, o produto foi devolvido sem qualquer reparo, alegando que o prazo de 48 horas para reclamações já teria expirado.
Entendo que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade sobre produtos defeituosos é do fornecedor, e não do consumidor.
Portanto, é inaceitável que a Coditek se recuse a resolver essa questão.
Data de ocorrência: 9 de novembro 2023
Coditek
24 de janeiro 2024
Caro sr. Vitor,

A sua reclamação tem a premissa errada, visto que não se trata de uma devolução normal nem de prazos legais de garantia de um produto defeituoso ou não conforme. Trata-se sim de um produto devolvido danificado, e cujo dano (que invalida a garantia) não foi reportado no prazo acordado entre as partes.

O cliente é responsável pelo estado do bem desde o momento em que adquire a posse física do mesmo, no seu caso, desde o dia 9/novembro e portanto, na ausência de qualquer comunicação sua em contrário, assume-se que o artigo foi entregue nas devidas condições no dia 9/novembro.

Nos nossos termos e condições, que aceitou antes de encomendar, é estabelecido no ponto 4. p) um prazo máximo de 48h para reportar qualquer dano ocorrido com o artigo e que indica o seguinte "O cliente deve SEMPRE verificar o estado interno ou externo do artigo após a entrega do mesmo e comunicar qualquer situação (ou qualquer outro dano externo ou interno, tal como riscos, peças partidas ou outro) por email, telefone ou chat, em 24h a 48h, após este prazo não aceitamos reclamações.", portanto o senhor Vitor teve conhecimento prévio dos prazos e procedimentos que devia adotar aquando da receção do artigo, para verificar o estado do mesmo.

Lamentamos que, mesmo tendo conhecimento prévio em 2 ocasiões (quer através das condições de venda aceites na altura da compra, quer no email enviado aquando da expedição da encomenda) dos prazos para efetuar a reclamação e dos procedimentos a adotar aquando da receção da encomenda, não tenha verificado o artigo devidamente no prazo de 48h, visto tratar-se de um dano bastante visível (placa bastante amolgada conforme a foto), e só o tenha feito passado 4 dias.

Não obstante e apesar do não cumprimento do prazo, aceitamos inicialmente o envio do artigo para tentar resolver junto do distribuidor do fabricante para analisar este caso e informaram-nos que a motherboard nunca tinha sido devolvida ou enviada a outro cliente e assim sendo o dano verificado na foto só podia ter sido causado por alguma ocorrência após a entrega, visto que a embalagem não tinha qualquer dano, e que tal invalidaria qualquer pedido de troca ou garantia e por isso foi recusado o pedido de assistência/troca.

Pretendemos oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes, mas para tal os prazos estabelecidos (e acordados no contrato de compra e venda à distância) devem ser cumpridos.
O prazo estabelecido para reportar quaisquer danos ou irregularidades tem o intuito de assegurar que possamos resolver prontamente e de forma eficaz qualquer problema que possa surgir com os produtos adquiridos assim que são entregues na morada do cliente.

Lamentamos toda esta situação ocorrida, mas se o dano tivesse sido reportado dentro do prazo estabelecido nas condições de venda, a sua reclamação teria sido aceite sem reservas e esta situação evitada.

Melhores cumprimentos,
Coditek
Vitor Diogo Valinho Fontes
Vitor Fontes avaliou a marca
12 de fevereiro 2024

Definitivamente não comparei mais nada desta loja que não se responsabliza pelos produtos danificados que envia! Só querem o lucro sem olhar a satisfação do cliente. Direito de garantia não serve para nada nessa loja. Loja terrível.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.