53.8
Tech Plaza - Comércio e serviços de tecnologia, LDA
  • Campo Grande, Nº 30, 9º B
  • info@coditek.pt

Coditek - Recusa na anulação da compra após artigo ter chegado com defeito

M Pedro Lima
M Lima apresentou a reclamação
4 de maio 2023
Boa tarde, infelizmente trago uma triste situação que aparentemente já é recorrente com esta empresa.

O meu nome é Pedro Lima e rececionei no dia 02 de Maio uma encomenda fruto de uma compra online feita no dia 19 de Abril, através do site desta empresa www.Codi-tek.com. A encomenda teria chegado no dia 28 Abril (6a feira) a um ponto pick-up e fruto do fim-de-semana, seguido de feriado só consegui levantar no dia 02 de Maio. Até aqui tudo ok, a questão é que o equipamento que encomendei e que recebi (uma lente fotográfica da marca Samyang, MF 3,5/24 T/S Sony E-Mount) apresentou-se, primeiro em caixa não selada, 2º apresentava-se em estado aparente novo mas o problema foi que logo que fiz a primeira utilização, um rápido teste fotográfico, a lente apresentava logo uma primeira anomalia; A lente não executava uma das suas funções, a abertura da distância focal (normalmente assinalada por F3,5... F4... F5... etc até F22) ou seja, a distância focal, mecanismo habitual de abertura do diafragma não funciona. Ainda assim, apesar de a objetiva mostrar estar com o mecanismo de distância focal bloqueado, por meio do manual focus, fiz 2 disparos. Ao passar essas imagens para o computador, as mesma continham inúmeros pontos e riscos estranhos ao ambiente que fotografei (conforme poderão ver em anexo). Posto isto e uma vez que o tipo de anomalias descritas, poderiam sugerir sujidade no sensor, troquei para uma das minhas lentes e de modo a despistar algum problema com o sensor, fiz exactamente os mesmos registos fotográficos. Ao que rapidamente conclui que no registo fotográfico efectuado com uma das minhas lentes não eram visíveis quaisquer pontos, elementos estranhos à imagem (conforme anexo).

Perante esta situação, contactei de imediato (ontem 3 de Maio) a Coditeh, via telefone e falei com o Sr Nuno, que a primeira coisa que me disse quando fiz referencia à intenção de devolver este equipamento, foi que o mesmo não seria possível por ser uma empresa. Fiquei automaticamente indignado e fiz referência às anomalias apresentadas pelo equipamento que me venderam, ao que respondeu que não era técnico e que não poderia fazer nada. Nem quis acreditar no que estava a ouvir. Vendem um equipamento com defeito e descartam automaticamente a responsabilidade. É estranho que tenha feito várias compras em outras lojas online, onde felizmente não tive grandes motivos para fazer devoluções ou pedidos de reparação, mas quando o fiz nenhuma das outras empresas recusou a assistência ao problema. Relembro que fiz esta compra online, recebi o equipamento em caixa não selada e que o mesmo apresenta vários defeitos e problemas de cariz funcional e aquilo que me respondem é que aceitei as condições de compra.

Vamos lá ver se percebi, o que me dizem é que aceitei comprar um equipamento, que defeituoso ou não, o fiz por minha conta e risco? Se me fosse colocada assim a questão, rapidamente teria recusado esta compra, nunca me passaria pela cabeça que uma empresa possa vender equipamento defeituoso, receba o seu pagamento e que vire as costa ao cliente, isto não me parece ser uma venda, mas sim algo que não vou referi mas que não será difícil de entender.

Em resumo, ontem, ainda dentro de um prazo imediato, fiz chegar um email com toda esta descrição do problema que me puseram nas mãos, ao que recebi esta manhã a resposta que em resumo refere que não são responsáveis pelo sucedido e que "deverá contactar o fabricante".

Estou sem palavras, simplesmente acho que esta foi uma atitude muito revoltante, devo o respeito a todos os comerciantes que me fornecem equipamento, mas também espero um respeito mutuo pois o dinheiro custa a ganhar.

Aguardo e agradeço qualquer sugestão que me possa aliviar desta revolta, que neste momento me consome e que me faz sentir que não podemos confiar em nada, nem em ninguém.

Atentamente,
Pedro
Data de ocorrência: 3 de maio 2023
Caro Pedro,

Em produtos de alguma complexidade técnica (como a sua objetiva) e que dependem de outros produtos (câmara fotográfica), é sempre o fabricante que melhor pode ajudar a resolver o problema e prestar o melhor suporte técnico em garantia e verificar se o que nos reportou seria realmente um defeito da objetiva ou não. Poderá igualmente ser da máquina que está a usar que necessite de alguma configuração.

Existimos desde 2006 e sempre demos e, continuaremos a dar, todo o suporte aos nossos clientes sempre que tal for necessário, agora não podemos é contradizer as nossas condições de venda.

Ficamos ao seu dispor.

Bom vamos por partes!

Ponto nº1) "Aquando da compra que efetuou em nome da sua empresa no nosso site, foi informado antes de finalizar a encomenda, que produtos adquiridos por empresas ou clientes profissionais, não poderiam ser devolvidos, exceto em caso de recebimento de produto errado."

NO VOSSO SITE, NÃO EXISTE INFORMAÇÃO ALGUMA VISÍVEL, QUE MENCIONE ESTA VOSSA AFIRMAÇÃO, AQUANDO DO DECORRER DA COMPRA. E penso que por lei, sendo uma condição facultativa vossa, deveria estar visível, pois condiciona a decisão dos clientes!

Conforme poderão evidenciar nos anexo que deixo aqui, não é visível nenhum aviso ou informação desse facto. Além disso, referem aqui "QUE ME INFORMARAM" de "que produtos adquiridos por empresas ou clientes profissionais, não poderiam ser devolvidos"? Recorde-me quando o fizeram. Eu não vos liguei quando fiz a compra do produto, portanto recorde-me quando o fizeram. Obrigado!
4 de maio 2023
Ponto nº2) "Quando nos contactou reportando o alegado defeito da sua objetiva e visto que não somos especialistas em fotografia, sugerimos que contactasse o fabricante por forma a despistar alguma configuração necessária e a confirmar a alegada avaria."

"O motivo desta sua reclamação é que sempre quis inicialmente devolver logo o produto (mas como a compra foi realizada em nome de empresa, informamos que não seria possível), mesmo sem sequer contactar o fabricante para confirmar se se trata de um defeito ou será simplesmente porque a objetiva que não cumpre com as suas expetativas."

Eu vou deixar novamente as imagens em anexo pois é vergonhoso o resultado que obtive com a lente. Que me leva a querer que a mesma já tenha sido usada!!!!

Mas vejam as imagens comparadas e digam-me, não como técnicos especialistas, mas como meros observadores, pois imagino que não vos falta a vista. Se aquilo é normal numa lente acabada de sair da caixa!!! E ainda me perguntam porque quero devolver o equipamento?
4 de maio 2023
Ponto nº3) "O equipamento que nos adquiriu tem garantia e pode ser ativada sempre que for necessário, portanto não compreendemos o motivo de afirmar que lhe voltámos as costas (até porque já nos comprou várias vezes artigos), visto que lhe transmitimos como ativar a garantia, respondemos a todos os seus emails e mensagens de chat, e estaremos sempre disponíveis para o ajudar se necessitar, tal como fazemos para todos os nossos clientes."

Sim, realmente transmitiram a vossa compreensão e atenção para com o cliente. E foi da forma mais singela e atenciosa que já tinha visto. Em resposta ao meu email, em que apresentei exatamente todos os factos que estou apresentar aqui, a vossa resposta foi; "...deverá contactar o fabricante, através dos contactos constantes do link enviado abaixo" Que era o link da sul-coreana Samyang. Obrigado pela resposta, foi como dizer, já pagou agora entenda-se com o fabricante, que nós já "sacudimos a água do capote"! - Muito obrigado pela ajuda!
4 de maio 2023
E fico-vos tremendamente agradecido pelo site de assistencia que me facultaram... além de estar em inglês, não menciona sequer ter um representante ou assistência em Portugal. Muito obrigado!
4 de maio 2023
Ora e até já devia esperar isto... o site da Samyang, no campo de "Customer service
Where can I request for product service?" O resultado é tão interessante como este que deixo em anexo.

Ainda que não seja da vossa responsabilidade o facto do site da Samyang dar erro neste campo tão sensível como "Assistência".
Peço-vos humildemente, visto que os senhores da Codi-Tech agem de boa fé, até porque já levaram os 751€ que paguei pela lente que não funciona e nem quero imaginar se esta manobra é uma questão de má fé, uma vez que sou empresa. Mas se possível facultem-me o contacto telefónico da assistência do vosso fornecedor Samyang. Muito grato!
Caro Pedro,

As nossas condições de venda estão disponíveis em https://www.codi-tek.com/sg=condicoes, sendo que, para concluir a encomenda é obrigatório carregar na caixa para aceitar as condições de venda e depois de submetida a encomenda também recebeu um email com as condições de venda em formato PDF anexadas.

Em relação às fotografias enviadas, tal como já indicado, não somos especialistas e sugerimos o envio das mesmas para o email do suporte do fabricante, disponível no site, para asmaster@syopt.com, por forma a obter um suporte dado por especialistas.

Sugerimos também a consulta da página do fabricante para descarregar atualizações de firmware para a lente em https://www.samyanglens.com/en/support/support-main.php .

Não colocamos em causa que a objetiva possa até ter defeito, mas o processo deve ser iniciado junto do fabricante (para despiste de problemas de configuração ou outros que até possam resolver o problema) e se tiver alguma dificuldade estamos ao dispor, através do nosso email info@coditek.pt ou pelo nosso telefone ou chat no site.

4 de maio 2023
Peço desculpa novamente, não falo inglês e os senhores venderam-me um equipamento em Portugal. Agora, visto que aparentemente o equipamento chegou às minhas mãos com anomalias e os senhores já mencionaram que não têm nada a ver com isso, gostaria que me passassem o contacto telefónico da assistência, do equipamento claro, porque o vosso já percebi não me serve de muito. Aguardo, obrigado!
5 de maio 2023
Caro Pedro,

O fabricante não tem contacto telefónico em português.

Face ao seu desconhecimento de inglês, iremos efetuar o envio do email, em seu nome e com o seu conhecimento, para o fabricante explicando o sucedido com a objetiva e anexando as fotografias, para iniciar o processo de análise do eventual problema da sua objetiva.

Entraremos em contacto consigo através dos nossos canais diretos (email ou telefone) e não por este portal, assim que recebermos alguma informação.

6 de maio 2023
Muito obrigado pela informação!

Parece-me que fui um pouco mais rápido, afinal fiquei eu com o equipamento avariado nas mãos, certo?! Fiz o contacto à Samyang por via email na 5a feira (04 Maio), infelizmente até à data não obtive qualquer tipo de resposta.

Continuo a lamentar ter recebido na 3a feira (02 Maio) esta objectiva, em caixa não selada, como todo este tipo de anomalias (descrito atrás). Estou em crer que se tratou de um possível acto de má fé, o que entre empresas me parece algo grave.

Relembro que o equipamento (objectiva Samyang) foi levantado do vosso distribuidor, esta 3a feira (03 de Maio), que a mesma não vinha em caixa selada e que infelizmente se apresenta com uma série de anomalias fáceis de identificar (descrito nos pontos atrás).

Quanto à comunicação; vou continuar, pelo tempo que for necessário a dar feedback por esta via. Pois este embora seja um portal que pouco pode fazer, têm uma funcionalidade que nos permite "partilhar", publicar e republicar o seu conteúdo. E como considero importante que todos os consumidores, sejam eles "particulares", empresas ou "micro empresas" (como a minha), tenham o cuidado a ter com a escolha da empresa que lhes vai fornecer equipamento. E posso enumerar várias que onde felizmente já adquiri equipamento e que em situações anormais tiveram a iniciativa de assumir a responsabilidade e resolver de imediato o problema. Mas como sabemos nem todas funcionam assim, infelizmente descobri uma.

Até breve (2a feira darei seguimento ao texto!)

Pedro Lima
25 de agosto 2023
Caro Sr. Pedro,

No dia 8/maio foi lhe enviado um email informando-o que poderia submeter o pedido de assistência diretamente connosco, face à sua dificuldade em tratar com o fabricante. mas optou por não fazê-lo e nem responder a esse nosso email de dia 8/maio, sendo que não obtivemos mais nenhum contacto seu.

Tal como lhe foi indicado por diversas vezes, existem problemas que pela sua especificidade têm de ser tratados pelo fabricante diretamente. Nós podemos servir de intermediário sempre que for necessário e foi o que fizemos, sendo que até submetemos em inglês o pedido de assistência no fabricante, face ao seu desconhecimento desse idioma.

Todos os artigos por nós vendidos tem garantia e os clientes estão sempre garantidos contra qualquer problema, quer accionando a garantia com o fabricante, quer connosco. Existem, no entanto procedimentos para ativação de garantia que têm de ser respeitados para verificação do equipamento e foi isso que o senhor não concordou.

A nossa empresa existe desde 2006 e sempre demos suporte a todos os nossos clientes e continuaremos a dar sempre que tal for necessário

Ficamos ao seu dispor.

Cumprimentos
M Pedro Lima
M Lima avaliou a marca
23 de setembro 2023

O problema ficou nas minhas mãos, ou seja. A Coditek, vendeu um equipamento avariado e simplesmente remeteu o problema para que eu contacta-se a Samyang, que por sua vez pediu a lente para reparação. Por fim, fiquei sem o dinheiro e sem a lente, ficando impedido de fazer o trabalho que tinha progamado com os meus clientes. É lamentável que empresas como estas continuem abertas!