53.0

Condostar - Sala inundada por infiltrações exteriores

Clélia Regina Armani Tavares
Clélia Tavares apresentou a reclamação
14 de dezembro 2017

Essa empresa administra o condomínio do prédio onde vivo desde 2006. Há 2 elevadores, mas somente um está em uso desde sempre. A condostar paga a empresa que faz a manutenção do elevador...e mais nada. Desde que me mudei pra lá em Abril de 2006, o prédio nunca foi pintado. Cada condómino limpa as suas escadas. Quando queima uma lâmpada, o condómino do andar compra a lâmpada com dinheiro do seu bolso e faz a troca. A condostar não faz nada e ainda recebe honorários só pra pagar a manutenção do elevador e a luz elétrica das partes comuns. Devido a rachaduras na parte externa do prédio eu tenho minha sala inundada literalmente todos os anos no inverno. Já perdi móveis ao longo dos anos e agora só tenho 1 sofá e uma mesa e um baú na sala. A parede está caindo aos pedaços. Entra água pela parede. Já chamei peritos do meu seguro particular e a resposta é sempre a mesma: "isso cabe ao condomínio, pois é na parte externa do prédio". Já me cansei das vezes que enviei emails e não obtive resposta. Enviei faxes todas as vezes com a resposta dos peritos a cada ano. Se telefono, raramente alguém atende o telefone. Não sei o que se passa. Há condóminos que não pagam sua quota. Eu mesma passei por isso, mas regularizou minha situação. Mas a condostar não cobra de ninguém - nem de mim quando estive em débito, nem entra com a justiça, nem nada. Penso eu: para que precisamos de uma empresa para administrar o prédio? Para pagar a conta da luz e a manutenção do elevador, poderíamos ter uma administração interna. Estou muito desgostosa com essa empresa.

Data de ocorrência: 14 de dezembro 2017
Condostar
13 de julho 2018
A Condostar é eleita, anualmente desde 2005, Administradora do Condomínio em causa pela Assembleia dos Condóminos, em conjunto com um Administrador residente.

No exercício das suas funções como Administradora de Condomínio, a Condostar tem envidado todos os esforços para administrar o Condomínio em causa.

Contudo o Condomínio tem, ao longo dos anos, atravessado inúmeros problemas financeiros, prejudicando gravemente o trabalho da Condostar. O que é visível, por exemplo, na questão dos elevadores, uma vez que, apesar de actualmente encontrarem-se os 2 elevadores a funcionarem em pleno, há alturas em que apenas funciona um devido à falta de verba para proceder-se à reparação do elevador avariado.

Quanto às fachadas do prédio, foi aprovado na última Assembleia de Condóminos procurar orçamentos para restaurar as mesmas, todavia, mais uma vez devido à falta de liquidez do Condomínio, foi igualmente aprovado em Assembleia, que a prioridade do Condomínio será o restauro da fachada frontal por se encontrar mais danificada.

Posto isto, cabe esclarecer que a Condostar é uma empresa que se dedica à administração e gestão de Condomínios, e para exercer tais funções necessita que certas condições estejam reunidas, nomeadamente financeiras, o que não se tem verificado.