Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Material escolar, preços errados enganam consumidores!

Fernanda Ramos
Fernanda Ramos apresentou a reclamação
13 de setembro 2018

Exmos Srs.
Venho por este meio apresentar a minha reclamação, devido às vossas práticas que considero pouco corretas.
Hoje, pela manhã, ao dirigir-me à vossa loja de Alfragide a fim de adquirir material escolar para os meus quatro filhos, deparo-me com os preços nas prateleiras e expositores, os quais induzem em erro e acabam por ser um roubo disfarçado.
Nos cadernos A4 de capa dura (e outros produtos), não fosse a minha deslocação ao verificador de preços por cada produto que pretendia adquirir, teria sido enganada num valor considerável. Indicação de preços de 2,99€ nas prateleiras em cadernos A4 de 120fl, tinham um valor de 3,19€, não havendo produto de 2,99€, nem estando estes contemplados por promoções. Indicação de preços para cadernos de 120fl, quando o que estava na prateleira era de 48fl...e por aí adiante. Pedi informações a uma funcionária (muito atenciosa), a qual confirmou os erros existentes e prontamente solicitou apoio a uma colega da secção para que corrigi-se a situação. A resposta da colega quando chegou junto de mim, falando de forma arrogante e quase que a querer negar a situação: foram os colegas que ontem `noite marcaram de forma errada. Se corrigiu algo? Absolutamente nada!!! Passado horas ainda estava tudo na mesma.
Colas da UHU: expositor com cola Stick de 21g com imagem de monstros, duas unidades, preço no expositor a 2,09€...preço de caixa e verificador de preços a 3,99€. Cola UHU bastão, duas unidades, preço em expositor a 2,99€, preço em caixa e no verificador de preços a 3,99€. Cola UHU universal, preço no verificador de preços com cerca de 0,40€ a mais.Mais uma vez chamei a atenção da disparidades de preços, o qual é contra o cliente e nunca contra a vossa loja, tendo os clientes de se deslocarem sucessivas vezes às máquinas verificadoras de preço (as quais até diminuíram em quantidade, por conveniência vossa), devendo ser vossa obrigação terem os preços correspondentes aos produtos expostos, sendo uma forma de roubo disfarçada, uma vez que, o "engano" não é pontual, estendendo-se a várias prateleiras e expositores. O cliente pode procurar outro produto que não encontra, acabando por convencer-se que aquele é o preço correto. Lamento estes erros do vosso interesse.
Resultado desta incursão à vossa loja: perca de tempo ...e visita a uma loja vossa concorrente onde adquiri o material escolar.
Coloco a questão: com estes vossos "enganos", quantos milhares de € não arrecadam ao final de um dia, penalizando os clientes?
Qualquer um de nós pode constatar a pressão nesta fase de inicio de ano letivo, muitos encarregados de educação que já vão às compras´cansados, após um dia de trabalho, não tendo paciência ou tempo para verificar preços e aceitando os preços que encontra junto do produto. Será esta uma estratégia que o Continente adota para "enganar" os clientes? Afirmar que afinal o cliente não viu bem e que aquele preço é de outro produto, quando esse produto não está no local / expositor? Lamentável!!!
Acredito que, caso continuasse a procurar produtos vs verificar preços, os "enganos" continuariam!!!
Respondendo à pergunta que nos colocam aqui, de "como pretendo que a entidade resolva a reclamação?", pretendo que corrijam os enganos e não prejudiquem os clientes.

Data de ocorrência: 13 de setembro 2018
16 de setembro 2018
Caro(a) Cliente
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
18 de setembro 2018
Caro(a) Cliente,
No seguimento da situação partilhada, informamos que o caso N. Refª #01018995 (Perto) / N. #21904018 (PQ) se encontra assim encerrado.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente