Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Mau funcionamento da plataforma e funcionamento abusivo da mesma

Carlos Simões apresentou a reclamação
27 de junho 2022
Ontem, com a intenção de usufruir de um vale de €5 em cartão, utilizei pela primeira vez a plataforma Continente Online para fazer uma encomenda. Fiz uma primeira encomenda, usei o vale e paguei a importância total com o saldo de um cartão DA, adicionalmente apesar de aparecer 0€ a pagar, pediu para eu escolher o método de pagamento pelo que escolhi o MBWAY, fiquei espantado ao cobrarem-me 0,70€ que depois descobri ser de SETE SACOS! Como no descritivo da compra não aparecia o vale de 5€, acabei por pedir para alterar a compra e a mesma foi anulada.
Fiz novamente a compra com o dobro de atenção aos diferentes passos. Já não me deixou comprar os mesmos artigos, inicialmente tinha comprado 48 artigos e à segunda só me deixou comprar 41 artigos. Com estes 41 artigos o valor da compra era de 19€ e tal e com o valor do saco reciclável/reutilizável (0,60€) já passava dos 20€ e confirmei que estava lá explícito que acumulava 5€ nesta compra. Nesta compra já não me deixou pagar com o saldo do cartão DA.
Hoje quando fui levantar a compra descobri que:
Primeiro: não me devolveram o dinheiro que paguei na primeira compra e que me pediram para explicar por email, muito bem explicadinho, para me devolverem o dinheiro que paguei pela compra que foi anulada. Estamos no terceiro mundo?
Segundo: os 5€ não foram acumulados porque o funcionário viu que eram necessários "apenas" dois sacos e não os seis que paguei. Explicou-me que a plataforma insere automaticamente um número de sacos e depois eles confirmam. É abusivo! Tenho sacos no carro, não quero comprar mais sacos! Mais diz que depois fazem o acerto da conta e me devolvem o valor dos 4 sacos que não faturou... Hã??? Eu ainda não recebi nada, já paguei ontem e ainda não tenho nenhum reembolso... Abusivo!
Terceiro: como o funcionário faturou uma importância diferente os €5 que me levaram a fazer a compra não foram creditados... A sério? O que é que aqui funcionou bem? Não estou a ver nada nestes dois processos!
Data de ocorrência: 27 de junho 2022
28 de junho 2022
Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto.
Sempre que necessitar de entrar em contacto connosco, poderá fazê-lo diretamente através do nosso formulário, em https://faleconnosco.continente.pt
Até breve!
28 de junho 2022
Não percebo o que é que há a analisar numa venda que foi anulada e o pagamento não foi devolvido, num pagamento que foi feito e em que quatro artigos que não foram faturados/vendidos nem o pagamento devolvido e/ou num vale usado que a sujante desaparece do sistema. Também não percebo este negócio de vender toneladas de sacos a pretexto de salvar o ambiente... Este abuso começa a parecer -me ainda maior do que inicialmente!
1 de julho 2022
Hoje, com maus modos ao telefone, disseram-me que os €5 tinham sido creditados ontem no meu cartão e que hoje já os poderia usar, se não tinha recebido uma mensagem a avisar. Não não recebi nenhuma mensagem, nem os €5 em cartão!

Quanto ao cartão DA continuo à espera da atualização do saldo. (A plataforma Cartão DA não deixa recuperar a password - não funciona, o email nunca chega à caixa de correio, nem ao spam!)

Percebi pela conversa que afinal não tinha pago os sacos (4 a mais). Apesar de ter dado a autorização de pagamento, como não foram faturados não retiraram esse dinheiro da conta (mas a plataforma deveria gerar um aviso!)

Dizem que segundo uma diretiva da UE são obrigados a colocar tudo em sacos de plástico. A mesma UE que não quer o consumo dos referidos sacos e os taxa para desincentivar o consumo dos mesmos.

Quanto ao resto da reclamação mantém -se com o agravar dos modos com que os clientes são tratados ao telefone, o que me levou a pedir a identificação da senhora; Informações falsas que são prestadas via telefone; e o facto de, para comprovar o que esta senhora tinha acabado de dizer, ter pedido acesso à gravação da chamada e pasme-se... Tenho que enviar uma carta escrita (física) para a sede a pedir acesso à chamada!!!

Estou cheio de vontade de colocar a próxima encomenda!!!
Esta resposta tem um anexo privado
1 de julho 2022
Caro(a) Cliente,
Na sequência da situação apresentada, tomámos conhecimento de que o processo foi encaminhado para a ASAE, devendo seguir os trâmites próprios junto daquela autoridade.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
Carlos Simões avaliou a marca
8 de julho 2022

O importante não é como resolveram, não deveria ter acontecido!