Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Péssimo atendimento na caixa

Alexandre Nunes apresentou a reclamação
2 de outubro 2022
Boa noite,

Venho por este meio, apresentar uma reclamação pela falta de educação/atenção e acima de tudo bom senso e simpatia, com a qual fui atendido hoje na vossa loja de Vale de Cambra, que nunca mais voltarei a frequentar, em detrimento da concorrência.

Passando a explicar a situação, ao efetuar, como habitualmente, compras no estabelecimento mencionado em epígrafe, em particular, 3x conjunto de 6 Garrafas de 1l de Agua das pedras, 2x conjunto de 4 Garrafas de 1.5l de Pleno, 4x Garrafas de 0.75l de Damm Inedi, entre diversos outros items de peso e dimensão consideradas e relevante, no momento chegado à caixa, efetuei como faria em condições normais num outro dia qualquer, tirando os items pequenos que coloquei todos em cima do tapete, relativamente aos de elevado peso, coloquei um de cada no tapete deixando os restantes no carrinho e à vista da colaboradora da caixa. Antes de sequer ter oportunidade de questionar a mesma se podia deixar os items mencionados no carrinho, fui "brindado" com um "tem de colocar todas as comprar em cima", sem boa noite, sem simpatia, sem qualquer tipo de atenção para com um cliente que iria efetuar compras no valor de 71.92€ (não que um cliente que efetue compras de 1€ não mereça a mesma atenção). Educadamente disse, "boa noite" e questionei a senhora em questão se a política da loja tinha mudado, e a resposta foi, no mesmo tom desagradável, que não, "a política sempre foi a mesma, no entanto, às vezes facilitamos", ao que novamente de forma educada questionei, se havia alguma razão para desta vez não o fazerem, a resposta foi, novamente seca e desrespeitosa que "eram as regras que lhe mandavam seguir". Agradeci e coloquei todos os items repetidos em cima do tapete, voltei a coloca-los todos no carrinho novamente, paguei e desejei uma boa noite e bom serviço à senhora.

Independentemente da regras, o bom senso e educação devem prevalecer em todos os casos, em particular quando o cliente se dirige de forma educada a um colaborador. O continente de uma forma geral e em particular em Vale de Cambra, acabou de perder um cliente que fazia compras, regulares e de valor considerável, para a concorrência onde tal situação nunca aconteceu. Se, de facto, esta for a regra relativamente a items pesados e repetitivos, aproveito para manifestar o meu desacordo com a mesma. No entanto que uma colaboradora diga ao cliente que pode fazer uso discricionário da regra conforme lhe apetece de forma desagradável, e com pouca educação, não posso tomar como aceitável.

Espero que a perda de um cliente, e a presente reclamação possa ter um efeito profilático, no treino e recrutamento dos colaboradores, que em última instancia, são a cara da empresa para o cliente e os seus maiores embaixadores, ou neste caso os seus piores.

Nota: tive também de relembrar a colaboradora que queria utilizar o meu cartão continente, dado que a mesma não me deu hipóteses de o fazer, apenas depois de, novamente de forma desagradável, me dizer a conta. No final quando fui efectuar o pagamento, a colaboradora acabou a segurar o terminal multibanco, dado que este tinha o suporte partido, estando praticamente inutilizável, de facto lamentável do inicio ao fim este atendimento.

Muito obrigado pela atenção.

Com os meus melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2022
Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto.
Sempre que necessitar de entrar em contacto connosco, poderá fazê-lo diretamente através do nosso formulário, em https://faleconnosco.continente.pt
Até breve!
Boa Tarde,

Agradeço o vosso contacto e atenção para com o assunto. Reiterando a minha posição face ao procedimento em vigor e à necessidade do cliente colocar todas as compras no tapete (em particular as de grandes dimensões, peso e repetidas), mas contente por saber que a loja será avisada em relação ao mau atendimento prestado e falta de cortesia da colaboradora em questão.

Muito obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos.
Alexandre Nunes avaliou a marca
3 de outubro 2022

A não ser que não tenha alternativa, voltarei a efectuar compras no continente. Profundamente desagradado com o atendimento (em vale de cambra) e com a política de ser obrigado a colocar todas as compras no tapete, ainda que sejam extraordinariamente pesadas, repetidas e visíveis para os operadores de caixa. Relativamente à reclamação, fui rápidamente contactado e pareceram levar a sério a situação. Independentemente disso, perderam um cliente, e não deixarei de relatar o evento aos meu conhecidos para que não sejam sujeitos ao mesmo tratamento.