Controsol
  • sede@controsol.pt

Controsol - Assistência técnica

Lúcia Gonçalves apresentou a reclamação
19 de setembro 2023
A primeira tranche foi foram pagos em 06/12/2021 e só concluíram a montagem dos rolos por volta de 16 de Março.
Em abril pagamos a última tranche, e já estávamos com problemas, o tecido dos rolos a rasgar, rolos tortos, Guias Lassas, etc.
Quando pagámos a última tranche informámos do que se estava a passar, esperamos até Maio porque até esta data ninguém nos contactou. Fomos completamente ignorados.
Em 8 de maio enviámos um e-mail com fotos do estado dos rolos.
A 19 de maio após a intervenção da Controsol foram feitos alguns ajustes mas não resolveram o problema maior. Nesse dia foi-nos indicado que a resolução teria de ficar para uma nova deslocação em data a ser combinada.
Entretanto aguardamos até ao dia 16/06, data em que enviamos mais um e-mail para a controsol. Mais uma vez sem reposta, e voltamos a enviar mais um e-mail a 10/07. E com isto os rolos estão cada vez mais mais estragados.
A 14/07 foi uma pessoa da controsol ver os rolos, a pessoa até parecia muito competente, verificou tudo o que era necessário fazer para resolver/reparar.
Dias depois aparecem 3 homens da controsol em minha casa e eu fiquei contente porque pensava que iam reparar os rolos. Mas não. Foram 3 técnicos da controsol apenas para aparafusar um parauso que estava solto mas que entretanto o meu marido já o tinha aparafusado. Então na prática não fizeram mais nada porque só tinham ordens para aparafusar o dito parafuso.
Estamos em Setembro e continuamos com os rolos cada vez mais degradados e não há ninguém para resolver o nosso prblema.
Peço a vossa ajudar para resolver esta situação com a maior brevidade.

Obrigada
Data de ocorrência: 1 de março 2023
Controsol
30 de setembro 2023
Cara Sra. D. Lúcia Gonçalves,

Respondo como responsável máximo da Controsol e peço-lhe desde já desculpa pela demora, que se deve
ao meio período de férias.

Logo que tomei conhecimento, reuni com o responsável da filial em Lisboa, Sr. Jorge Carvalho para
recolher toda a informação, que me permite agora intervir.

Nós temos a obra registado em nome do Sr. António Gonçalves e há de facto três orçamentos nossos, que
foram todos adjudicados,

- um orçamento de 29-11-2021, no valor de 5990,00€ + IVA (Toldos e Estores), referente ao qual houve o
pagamento dos 50% da adjudicação em 6-12-2021. Não obstante a obra ter ficado concluída em 16-03-
2023 ainda não foi pago o restante valor.

- um orçamento de 19-10-2022, no valor de 180,00€ + IVA (Cortinas), que está concluído desde 27-02-
2023, mas referente ao qual ainda não foi pago nenhum valor.

- um orçamento de 13-08-2022, no valor de 420,00€ + IVA (Estores), referente ao qual houve o pagamento
dos 50% da adjudicação em 23-09-2022. Não obstante a obra ter ficado concluída em 27-02-2023 ainda
não foi pago o restante valor.

Segundo os nossos registos não recebemos mais pagamentos além dos que referimos, pelo que está por
pagar um montante de 4.163,55€ IVA incl.

Dos registos que temos houve um problema com os toldos verticais do primeiro orçamento. Inicialmente
tivemos que substituir o conjunto de tensores dos cabos de aço, que guiam lateralmente o toldo e dar
tensão aos cabos de aço.

Posteriormente houve um problema na vulcanização da bolsa do contrapeso. Os toldos terão estado
sujeitos a um stress derivado de ventos fortes de tal ordem que soltou a vulcanização da bolsa.

Desde o início que sugerimos tanto ao cliente como ao projetista a instalação de um automatismo de
vento, que garantisse a recolha dos toldos verticais em caso de ventos excessivos. Ainda para mais que o
local foi classificado no nosso primeiro relatório como zona muito ventosa, sujeita a ventos fortes.

Todos os nossos toldos cumprem as condições estabelecidas na norma UNE 13561:2004, que baliza as
performances e limitações dos dispositivos de proteção solar exteriores. Este tipo de toldo em particular é
resistente a ventos do Grau 5 da Escala de Beauforte, equivalente a 38km/h. Para terem uma ideia, este
tipo de ventos faz já movimentar grandes galhos e pequenas árvores.

Mas diga-se que ainda vão a tempo de instalar tais automatismos.

O problema da desvulcanização foi identificado e comunicado, mas acontece que posteriormente à
montagem dos toldos houve a colocação de um rufo por profissionais estranhos à Controsol, que agora
não nos permitem chegar ao mecanismo do toldo.

Vão ter que ser convocados os serralheiros que montaram o rufo, para o retirar. Nesse dia estará também
uma equipa nossa na obra para retirar os dois toldos verticais que necessitam de intervenção e enviá-los
para a fábrica em Leça da Palmeira. Oito dias depois estaremos aptos para montar novamente os referidos
toldos e poderem ser montados novamente os rufos.

Lembramos que esta obra foi efetuada com a responsabilidade dos meios de elevação por parte do cliente.

Pelos registos que temos foi o cliente informado deste procedimento pelo nosso técnico-comercial, Sr. Luís
Gameiro. Também os nossos técnicos aplicadores inscreveram na Folha de Obra, que o cliente foi
informado, pelo que aguardávamos que fossemos contactados em função da disponibilidade dos referidos
serralheiros e dos meios de elevação.

Agora também sei que nem sempre os registos espelham toda a verdade e principalmente a verdade do
cliente, que é a que mais nos interessa.

Estou desde já disponível para me deslocar ao local, que poderá ser na próxima quarta ou quinta feira,
para analisarmos em conjunto a questão e acordamos os procedimentos e datas.

Contem por favor com a nossa boa vontade.

Cordiais cumprimentos
Floriano Belém da Silva
(sócio-gerente)
3 de outubro 2023
Boa tarde Sr. Floriano,
Espero que se encontre bem!

Antes de mais informo que orçamentos foram feitos vários adjudicações é que não.
Junto envio em anexo as faturas referente às adjudicações feitas. (Alguma duvida disponha)

Relativamente ao vento, eu e o meu marido nunca fomos informados de que não seria exequível montar este tipo de Rolos, porque se soubéssemos nunca teríamos adjudicado!
Em relação ao motor para subir os rolos, assim que estivesse vento, fui informada em Julho pelo último comercial que lá passou. E eu e o meu marido concordamos em adicionar, mas nunca mais nos disseram nada, porque pelo que sei essa pessoa também já se foi embora...

Estamos a aguardar a vossa disponibilidade para reparar os rolos desde Março.

Qual é a vossa disponibilidade? para marcar também com o serralheiro.
Seguem em anexo todas as faturas(comprovativo de pagamento)

1 de novembro 2023
Continuamos a aguardar resolução.
Lúcia Gonçalves avaliou a marca
1 de março 2024

Boa tarde, Apesar de só ter conseguido resolver a dificuldade depois de fazer a reclamação, mas confesso que desde então tem corrido tudo muito bem. Conseguiram resolver a situação e estou muito satisfeita. Muito obrigada!