88.2
Custojusto, Unipessoal, Lda

CustoJusto.pt - Eliminação infundada de anúncios e exigência de falsas declarações

Utilizador apresentou a reclamação
1 de maio 2017

Exmos. Senhores,

Estou registado no site do Custo Justo há quase três anos e meio, plataforma que utilizo desde então para vender bastantes artigos de diversas categorias, sempre a título particular, dado que a minha ocupação profissional é outra.

Há algumas semanas atrás, aquando do momento de efetuar a renovação mensal de alguns dos meus anúncios, recebi a informação do Custo Justo que deveria alterar o meu registo de particular para profissional.
Obviamente, como não sou (nem tenciono) ser profissional, rejeitei faze-lo, porque naturalmente não pretendo fazer passar-me por algo que na verdade não sou.
Informei várias vezes a equipa de suporte do Custo Justo da razão pela qual não podia fazer o que me exigiam, mas lamentavelmente nunca me foi explicado porque razão insistiam que deveria mentir aos utilizadores do site, passando a apresentar-me como profissional.
Como a dada altura não me exigiram mais que o fizesse, presumi que finalmente tinham percebido que o que me exigiam era descabido.
No entanto, ontem verifiquei que cerca de 220 dos meus anúncios tinham simplesmente desaparecido do site!
Naturalmente, contactei de imediato a equipa de suporte pedindo que verificassem qual seria a causa do problema, no sentido de o solucionarem.
A resposta não poderia ter sido mais surpreendente. Passo a transcreve-la:

"Olá Nelson Silva,

Obrigado pelo seu contacto.

Os anúncios em questão foram eliminados pela nossa equipa, uma vez que se encontravam inseridos enquanto anunciante particular, violando a nossa politica de utilização, tal como indicamos em comunicações anteriores.

Caso necessite de mais alguma informação não hesite em contactar-nos.

Melhores cumprimentos,

Luís
A Equipa do CustoJusto.pt
CustoJusto.pt - Compre e venda perto de si!"

Naturalmente, voltei mais uma vez a alertar a equipa de suporte que não podia fazer o que me exigiam porque isso não corresponderia á verdade.

Entretanto, em poucas horas, cada vez mais anúncios meus foram sendo sucessivamente eliminados (no momento em que escrevo esta reclamação, são já mais de 600 anúncios)!

Receando que eliminassem todos os meus anúncios e tendo em conta que não tenho nenhum backup do conteúdo dos textos dos anúncios, que me consumiu milhares (sim, milhares!!) de horas de pesquisa sobre os artigos em questão, acabei por alterar o meu registo de particular para profissional, até que a questão fosse esclarecida.

Surpreendentemente (ou talvez não...) qual não é o meu espanto quando verifico que, embora tenha cumprido com a exigência que me foi feita, os meus anúncios continuam a ser eliminados!

Posto isto, gostaria que me fosse explicado o seguinte:
- Porque razão é que o Custo Justo exige que me apresente como profissional, forçando-me por isso a mentir aos meus potenciais compradores e demais utilizadores da plataforma.
- Porque razão é que o Custo Justo não me informou antecipadamente que os meus anúncios iriam ser eliminados se não alterasse a natureza do meu registo.
- Porque razão é que mesmo depois de alterar a natureza do meu registo, continuaram a eliminar os meus anúncios.
- Porque razão é que não voltaram a publicar os meus anúncios que tinham sido eliminados depois de eu cumprir com a exigência que me foi feita.

Esta situação é totalmente inaceitável e como é evidente está a causar-me sérios transtornos, que espero que finalmente sejam reparados.

Atenciosamente,
Nelson Silva

Data de ocorrência: 1 de maio 2017
CustoJusto.pt
9 de junho 2017

Tal como nas respostas dadas aos seus contactos, através do nosso serviço de apoio ao cliente, disponível em * PROIBIDO *://www.custojusto.pt/ajuda-contacto , reforçamos que o CustoJusto.pt dispõe de regras de utilização, que são aplicados a todos os nossos utilizadores, sem excepção.

A equipa do CustoJusto.pt
16 de junho 2017

Confesso que as Vossas respostas (ou deverei dizer, a falta delas?) já não me surpreende, dado que essa já é Vossa pratica habitual.

Se lerem atentamente a reclamação que apresentei ou os inúmeros contactos que estabeleci convosco, em nenhum momento referi que a Vossa plataforma não tem ou que não deveria ter regras, pelo que a Vossa resposta é absolutamente lamentável e continua sem responder ás questões que de facto coloquei e que passo a relembrar:
- Porque razão é que o Custo Justo exige que me apresente como profissional, forçando-me por isso a mentir aos meus potenciais compradores e demais utilizadores da plataforma?
- Porque razão é que o Custo Justo não me informou antecipadamente que os meus anúncios iriam ser eliminados se não alterasse a natureza do meu registo?
- Porque razão é que mesmo depois de alterar a natureza do meu registo, continuaram a eliminar os meus anúncios?
- Porque razão é que não voltaram a publicar os meus anúncios que tinham sido eliminados depois de eu cumprir com a exigência que me foi feita?

Por outro lado, no passado dia 17 de Maio informaram-me que iam finalmente voltar a colocar os meus anúncios online.
No entanto, lamentavelmente, depois de terem colocado alguns anúncios online, passado cerca de um mês (!), não só não fizeram o que prometeram com todos os restantes anúncios e não explicaram porquê, como deixaram de responder ás inúmeras mensagens que Vos tenho vindo a enviar!
É de facto um comportamento verdadeiramente inaceitável e de total falta de respeito pelo utilizador.

PS: Será que desta vez vou mesmo receber resposta ás questões que coloquei e vão finalmente cumprir com o que prometeram?...

Nelson Silva