59.6

Dacia Portugal - 5 meses a aguardar faróis para um duster de 2020

Em tratamento
João Nunes apresentou a reclamação
6 de março 2024
Carro comprado na marca (Renault Santogal Telheiras), revisões na marca, pedido orçamento para reparação depois de uma colisão.

Estou à espera, sem carro em condições para circular, HÁ MAIS DE 5 MESES!

Os faróis estão completamente funcionais, mas têm os apoios partidos e o vidro partiu-se numa pequena zona. Orçamento para cada farol novo 500€, quando no fundo bastava trocar uns plásticos nos antigos. Acho um desperdício não se conseguir reparar uns faróis 100% funcionais apenas com um vidro/plástico rachado.

Confiando na oficina, aceitei reparar a viatura na marca, fiz um depósito de 500€ para poderem encomendar as peças.

Isto foi em Outubro de 2023!

Tenho ligado a cada duas semanas (tem que ser o cliente a ligar para saber se há previsão de chegada dos faróis), ao qual a resposta é sempre a mesma: "sem previsão, talvez para a próxima".

Estamos em Março de 2024 e só a semana passada é que me ligaram a dizer que "já tinham um farol".

A oficina avisou-me que esta situação poderia acontecer e que eles não podem fazer nada.
Reclamei diretamente com a Renault em Janeiro, que depois de duas semanas em silêncio, contactaram-me para dizer que iam tratar da situação, implicando que potencialmente a oficina/stand tinha feito alguma coisa mal, ou que existia alguma irregularidade.
Passa mais um mês e recebo um email exatamente igual:

"...venho informar que estou a acompanhar e a monitorizar o estado da mesma em conjunto com o nosso distribuidor Santogal em Telheiras.
Agradeço desde já a sua compreensão, com a garantia de que estamos a envidar todos os esforços para que a situação reportada seja ultrapassada o mais rápido possível. "

É assim tão complicado obter uma previsão de chegada de uns faróis!?

Três semanas depois do assistente da Renault decidir "tratar do caso", voltou a ligar-me... já têm um farol! 5 meses depois de pedir dois faróis, a marca conseguiu arranjar-me um!

Quando pergunto o motivo pelo qual estou sem carro há 5 meses, diz-me que a culpa é da guerra na Ucrânia, porque as rotas de envio de peças estão afetadas.
Custa-me aceitar esta justificação, não é normal esperar mais de 5 meses para poder reparar o carro na marca. Um carro de 2020! E que tem dezenas de milhares de unidades a circular em Portugal.

Pensem bem antes de comprar Dacia / Renault.
Data de ocorrência: 6 de março 2024
6 de março 2024
Exmo(a). Sr(a) João Nunes,

Acusamos a receção da sua exposição nº 108938224, no dia 2024-03-06, a qual vai merecer a nossa melhor atenção.

Iremos contactá-lo(a) com a maior celeridade possível.

12 de março 2024
Exmo. Senhor João Nunes,

Acusamos a receção da sua exposição 108938224, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Como é do seu conhecimento, o assunto exposto está já a ser tratado por um consultor do Serviço de Apoio ao Cliente Dacia, sendo que o mesmo será respondido por essa via com a maior celeridade possível.

13 de março 2024
A situação está longe de estar resolvida.
Ontem voltei a ligar para a oficina, já que a Renault/Dacia não me tem dado nenhuma atualização nas últimas semanas.
Mentira, recebi hoje um email com o mesmo texto copy-paste de sempre:
"
No seguimento da sua solicitação, referente ao atraso de peças para o veículo Dacia New Duster com a matrícula --/--/--, a qual mereceu a minha melhor atenção, venho informar mais uma vez que estou a acompanhar e a monitorizar o estado da mesma em conjunto com o nosso distribuidor Santogal em Telheiras.

Logo que tenha novos detalhes, retomarei o contato.
"

O farol que há três semanas conseguiram arranjar, ainda nem chegou à oficina, vamos lá ver se chega mesmo.
O outro farol, dizem que continua sem qualquer previsão de prazo de chegada.

Se isto continuar assim lá para Agosto chega o segundo farol, e no final do ano tenho o carro reparado.

É vergonhoso estar há 5 meses à espera de uns faróis!
O meu carro não pode circular por não passar na inspeção e pretendo algum tipo de compensação.
18 de março 2024
Exmo. Senhor João Nunes,

Somos a informar que o assunto exposto está já a ser tratado por um consultor do Serviço de Apoio ao Cliente Dacia, sendo que o mesmo será respondido por essa via com a maior celeridade possível.

25 de março 2024
Exmo. Senhor João Nunes,

No seguimento da sua exposição, informamos que estão a ser envidados todos os esforços para resolver a situação por si reportada com a maior brevidade possível.

26 de março 2024
Voltei a receber hoje uma chamada com "novidades".
Ora as novidades são que o farol que me foi dito que vinha dia 18, afinal não veio e não têm estimativa de quando pode chegar.

Passados 6 meses, ainda nem um farol conseguiram arranjar!
2 de abril 2024

4 de abril 2024
A lenga-lenga habitual para mascarar a grave incompetência e situação inaceitável!
Estão há 7 MESES a dizer que... "estão a ser envidados todos os esforços para resolver a situação...", sem conseguirem providenciar sequer um farol, quanto mais dois!

Continuo com o carro parado, a degradar-se e sem poder usufruir do mesmo, porque OS REPRESENTANTES OFICIAIS DA MARCA ESTÃO HÁ 7 MESES PARA ARRANJAR FARÓIS para poder fazer a reparação!
16 de abril 2024

Dacia Portugal
Dacia Portugal está a aguardar resposta do utilizador