Deccare - Sistemas de Informação
  • Zona Indústrial Arcos de Sardão 320
    Oliveira do Douro
    4430-434 Vila Nova de Gaia
  • servicos@deccare.pt

Deccare - Sistemas de Informação - Acer/deccare - equipamento em garantia 3 vezes e problema não resolvido

Fabiana Carvalho apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Desde 2021, data que comprei o meu equipamento Acer, tenho vindo a ter bastantes problemas relacionados com a velocidade do processador, que constantemente fica estagnada nos 0.39 GHz, velocidade que claramente não me permite utilizar o computador.
Após 3 vezes na garantia, e consecutivamente depois de duas trocas de MainBoard e uma bateria, o computador mantém o problema que reportei inicialmente.
Desta última vez que deu entrada nas instalações de assistência técnica da Acer, novamente com o mesmo problema, e aproximando-se o final da garantia do meu equipamento (que foi estendida por mais 3 meses devido à troca de componentes efetuada anteriormente), a resolução não passou pela troca de qualquer componente, mas sim por uma simples formatação.
Desde que recebi novamente o computador em casa, os problemas mantêm-se e a assistência garante-me que o computador passou a todos os testes de funcionalidade e que esta formatação foi o suficiente para a resolução de um problema que surgiu 3 vezes em 2 anos.
Assim sendo, gostaria que existisse alguma explicação lógica para a anterior troca de mainboards e bateria, e desta vez uma formatação ser o suficiente para resolver este problema.

Novamente, a anomalia permanece no computador. Tenho gravações de vídeo e fotografias que podem comprovar o problema ANTES da ida para assistência e a permanência do mesmo, DEPOIS da assistência.

Além do mais, a assistência técnica negava constantemente a existência de garantia quando no relatório estava descrita a extensão da mesma, tentando assim atrasar o processo e sendo apenas resolvido com bastantes chamadas telefónicas para o contacto da Acer Portugal.

Além do mais, acrescento que na segunda ida para a assistência técnica, foi alegada a troca da bateria, sendo que o componente se manteve o mesmo, e após queixa feita diretamente nas instalações de reparação, o técnico responsável comprovou que a bateria alegadamente trocada não estava com 100% de capacidade e reabriu-se o processo.

Desta forma, desejo uma resolução, uma vez que o problema se manteve, mesmo depois de 3 assistências técnicas (e em que 4 vezes deu entrada nos serviços de reparação).

Assim sendo, não entendo como é que é possível que em tão pouco tempo, um computador tenha de estar constantemente a correr para a assistência, e que uma marca como a Acer não tenha capacidade de resposta e não dê prioridade à qualidade que apresenta aos seus clientes.

Aconselho vivamente a quem quiser um computador e um serviço pós-venda de qualidade, que não compre na Acer.
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2024
SN: NXVLFEB00V1193198D7600
Modelo: ACER TMP214-52-3836
RMA: 10502334S
Compra: 27/09/2021
Reclam: 2024.0008

Estimada Cliente,

Confirmamos a sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção, desde já agradecemos a sua disponibilidade pois acreditamos que a melhoria sistemática dos nossos serviços também passa pela intervenção direta dos nossos clientes.

Segue o histórico de intervenções:
1. 10216659S - 10/02/2022 – Com avaria e troca de Main-Board
2. 10391225S - 01/03/2023 – Com avaria e troca de Main-Board e bateria
3. 10395741S - 13/03/2023 – Bateria nova trocada no caso anterior com défice de autonomia, foi substituída
4. 10502334S - 21/12/2023 – Sem avaria porque a causa dos Bluescreens derivava de erros do software, após formatação portátil nunca mais manifestou anomalia e passou em todos os testes de hardware.

Para seu esclarecimento, passamos a informar o procedimento para despiste e identificação de avarias determinado pela marca - ACER:
1. Temos ferramentas aplicacionais, fornecidas e validadas pela marca, para verificar falhas de hardware;
2. Se o técnico ou essas ferramentas identificam alguma peça avariada, depois de confirmada, a peça avariada é trocada por uma nova;
3. Caso o técnico ou as ferramentas não identificam avaria, o equipamento é formatado e tenta-se reproduzir novamente a avaria, caso se manifeste ou uma das ferramentas identifique, a peça em causa será trocada;
4. Se após formatação a avaria não se manifeste nenhuma avaria e o equipamento passe com sucesso em TODAS as ferramentas de testes, então o equipamento é dado como sem avaria.

Assim, face ao exposto por V. Exa e o histórico acima, esclarecemos V. Exa:

A. No atual RMA 10502334S, recordamos que V. Exa reportou como avaria do seu portátil:
“O computador encontra-se muito lento, estando por vezes a funcionar com o CPU a uma velocidade de 0.39 GHz, o que torna praticamente impossível a sua utilização. Não consigo abrir nenhum documento, o ecrã fica completamente congelado e o cursor nem se move”.

B. Durante os testes iniciais confirmamos esses sintomas, inclusive a ocorrência de “bluescreens” que V. Exa não refere na avaria, no entanto, as ferramentas de testes não detetaram nenhuma avaria de hardware, pelo que se procedeu à formatação e reinstalação do sistema operativo de fábrica, tendo o seu portátil deixado DEFINITIVAMENTE de manifestar as referidas anomalias e ter “bluescreens”, pelo que, o seu portátil foi dado como sem avaria e devolvido a V. Exa.

C. Esclarecemos que usamos várias ferramentas de testes para assegurar redundância, entre as quais, uma da marca que regista diretamente para o sistema da ACER o resultado dos testes a todos os componentes de hardware do equipamento – ADST, cujos comprovativos em anexo demonstram que o seu portátil não tinha, atualmente, qualquer avaria ou defeito de hardware.

D. Relativamente à garantia, esta é assegurada pela legislação em vigor e só a marca a pode atribuir ou retirar, a Deccare, enquanto reparador, apenas repara em garantia o que a marca – ACER – determina e autoriza.

E. Quanto ao pedido de troca, esclarecemos que, de acordo com a legislação em vigor, a solução de substituição deve ser requerida pelo consumidor junto do Vendedor ou do Produtor. A Deccare, enquanto reparador, não está autorizado, nem tem legitimidade para substituir equipamentos, até porque não os tem nem os vende, por não estar autorizada para tal pela marca.

1. O seu portátil não tem uma atualmente nenhuma avaria ou defeito;
2. A Deccare, enquanto reparador, não é uma entidade com legitimidade legal para fazer trocas, conforme requerido por V. Exa.

Esperamos que estes esclarecimentos tenham sido suficientes.

10502334S - ADST_OK
10502334S - BurninTest 12h_OK
15 de janeiro 2024
Uma vez mais, os testes efectuados foram com a aplicação “BurnInTest”, que não deteta anomalias no equipamento além da utilização dos sensores de temperatura. O que a aplicação faz é causar um teste de stress que leva vários componentes a 100% da sua capacidade para testar a sua estabilidade. Em momento algum nas avarias deportadas foi mencionado que o computador não atingia a velocidade de core normal ou que a temperatura era demasiado alta. O que foi reportado é que o processador fica bloqueado em vários momentos a 0.39ghz, sendo impossível de mexer a uma velocidade do género.

Esse problema manteve-se, como mostra a foto que coloquei em anexo.

Aguardo uma resolução ao problema reportado.

O computador foi e veio com o mesmo problema - processador a 0.39 GHz.
Ainda,

Verificando o que me dizem:
“Assim, face ao exposto, parece-nos que a sua reclamação não tem fundamento porque:
1. O seu portátil não tem uma atualmente nenhuma avaria ou defeito”.

Gostaria de saber então porque é que das duas vezes anteriores que o computador foi para a vossa assistência, aquilo que reportei (velocidade do processador a 0.39 Ghz) foi confirmado e ainda trocado componentes e desta vez dizem não existir qualquer avaria e alegam ter resolvido o problema com uma formatação.

Tal como disse, verifiquem a foto em anexo, onde já no dia de hoje o computador continua com o mesmo problema reportado.
SN: NXVLFEB00V1193198D7600
Modelo: ACER TMP214-52-3836
RMA: 10502334S
Compra: 27/09/2021
Reclam: 2024.0008

Estimada Senhora,

Solicitamos que leia o nosso esclarecimento de forma mais atenta.

A ferramenta de testes da ACER chama-se ADST, sendo esta a ferramenta principal para diagnóstico ao hardware completo dos equipamentos ACER, onde se inclui o CPU que passou com sucesso, bem como todos os restantes componentes.

Sobre o BurninTest, de facto mede temperaturas, mas porque leva o hardware, no seu conjunto e componente a componente, aos limites das suas capacidades, reportando erro caso algum componente falhe em termos de performance e/ou temperatura, não só da última, o que nunca aconteceu sobre a performance do CPU ou qualquer outro componente.

Além disso, os mesmos sintomas podem ter causas distintas, é muito usual!

De qualquer forma, voltamos a escalar a sua exposição à ACER, e foto do CPU a 0,39 GHZ, tendo a ACER solicitado que V. Exa formate e reinstale o sistema operativo de fábrica e verifique novamente a performance do CPU, caso este não manifeste nenhum sintoma como o descrito, então V. Exa deverá verificar que software está a instalar que possa estar a afetar/condicionar a performance do seu portátil, sem este ter nenhuma avaria.

Caso após formatação o CPU volte a manifestar esse sintoma, a ACER autoriza abertura de novo RMA para avaliação.

Assim, ficamos a aguardar o resultado deste despiste por V. Exa, o qual nos pode reportar diretamente para o email servicos@deccare.pt

Estimada cliente,

Lamentamos a demora, seja para os testes para despiste da avaria, que foram infrutíferos, como para aguardar uma decisão da ACER à sua reclamação.

Assim, e com base apenas na foto que enviou, a ACER decidiu proceder à troca do seu portátil por um TravelMate P215-53 - NX.VPREB.003

Assim que recebermos o equipamento de substituição de Barcelona, iremos enviar-lhe para a sua morada.