Deccare - Sistemas de Informação

Ricardo
Ricardo apresentou a reclamação
30 de outubro 2022
Exmos. Senhores,

Após a Deccare - Sistemas de Informação, Lda., em representação da Acer, ter recusado resolver a avaria do meu portátil, apresento pelo presente a minha total insatisfação com a marca e seu representante, uma vez que, ao negarem os meus direitos, prejudicam a minha vida de trabalho e de estudante, pois torna-se impossível trabalhar com um ecrã desfocado.

O meu equipamento foi enviado para a quarta(!) reparação ao ecrã, em virtude da avaria se continuar a manifestar, apesar das várias substituições de componentes por parte da Deccare. Para meu espanto, na última análise por parte do representante, a resposta é de que não se verifica avaria, recusando-se assim a marca a resolver o problema negando qualquer responsabilidade sobre o equipamento. Considerando que nas outras ocasiões a avaria foi identificada nos diversos testes e consequentemente houve a necessidade de substituir diversos componentes, espanta-me que desta vez o teste se baseie em "Ligamos o Youtube e nao se verifica ecra preto ou desfocado", quando é do conhecimento da Deccare que o problema se manifesta no decorrer do trabalho, com ficheiros em pdf (por exemplo) a ficarem com as letras completamente desfocadas e o ecrã faz refresh em preto e volta a focar.

Para tentar resolver o problema desloquei-me à loja vendedora (RP) que nega responsabilidades, uma vez que indicam a Acer como total responsável. No entanto, na última análise solicitaram à marca o reembolso ou troca do equipamento, porque, naturalmente, se verifica que apesar dos demais esforços, a troca de componentes não resolve o problema. Deduzo que para a Acer/Deccare seja preferível aguardar pelo término do período de garantia e o cliente que fique com um computador avariado do que reembolsar o cliente. Daqui se verifica a total falta de interesse pelo consumidor.

Face ao exposto, e considerando que não pretendo ficar com um equipamento que não me permite trabalhar, solicito à Acer que assuma as suas responsabilidades e que durante o período de garantia reveja os direitos do consumidor. Não é digno de uma grande instituição esconder-se através de um teste numa plataforma online e afirmar que o cliente não tem razão na avaria.

Na Lei do Consumidor pode ler-se que, o consumidor tem direito a solicitar a devolução, caso - "O defeito voltar a aparecer, apesar da tentativa de reparação" ou "A reparação ou a substituição não for feita". Deste modo, solicito a devolução a resolução urgente do problema.

Ricardo
RMA: 10330613S
RP Ref: 130792497
Reclam: 2022.0082

Estimado Cliente,

Confirmamos a sua reclamação, a qual está na sua totalidade igual à que recebemos de V. Exa no passado dia 30/10/2022 via Deco Proteste, tendo ambas as reclamações iguais que merecido a nossa melhor atenção, desde já agradecemos a sua disponibilidade pois acreditamos que a melhoria sistemática dos nossos serviços também passa pela intervenção directa dos nossos clientes.

Sendo uma reclamação literalmente em duplicado, a qual já foi analisada e respondida, passamos abaixo a renovar a resposta já transmitida!

Segue em anexo o nosso relatório técnico (RT-10330613S.pdf) com o histórico da(s) intervenção(ões), onde se verifica que na última intervenção o seu portátil ACER, acima identificado, não manifestava nenhuma anomalia ou defeito, tendo sido por isso que a ACER não autorizou o reembolso.

Sobre a sua exposição abaixo, passamos a esclarecer:

1. A sua reclamação é dirigida à Deccare – Sistemas de Informação, Lda, que é apenas, e limitada contratualmente, o centro de reparação para a ACER em Portugal, não podendo legalmente e contratualmente autorizar ou recusar garantias de equipamentos ACER e, muito menos, autorizar substituições ou reembolsos.

2. Assim, para a marca ACER, a Deccare limita-se a reparar os equipamentos desta marca dentro garantia legal, ou com autorização de reparação pela marca, ou em orçamento.

3. Relativamente à sua reclamação: “Após a Deccare - Sistemas de Informação, Lda., em representação da Acer, ter recusado resolver a avaria do meu portátil”, esclarecemos conforme comprovamos no relatório técnico em anexo, bem como pelos respectivos comprovativos de testes, na última intervenção o seu equipamento ACER não tinha nenhum defeito, durante vários dias e em vários programas, referimos o “Youtube” como exemplo, nunca manifestou qualquer falha de imagem ou outra anomalia qualquer, conforme voltamos a transcrever: “efetuados testes e visualização de videos (Ex. Youtube) sem apresentar nenhuma anomalia na imagem”, pelo que, e naturalmente, não podemos reparar o que não está avariado, não havendo por isso, qualquer recusa de reparação.

4. Além disso, se na sua reclamação refere, e passamos a transcrever: “Acer não assume garantia” e “solicito à Acer que assuma as suas responsabilidades”, logo a sua reclamação está dirigida à entidade errada, devendo ser dirigida à própria ACER, pelo que incluímos na nossa resposta a própria ACER para avaliar a sua reclamação e responder-lhe directamente.

5. Se a ACER decidir dar o benefício da dúvida e voltar a recolher o equipamento para avaliação técnica, a Deccare procederá nesse sentido e reportará à ACER o resultado da sua avaliação.

Ficamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais necessários, que sejam da responsabilidade legal da Deccare.

Os melhores cumprimentos,
EB
Esta resposta tem um anexo privado