DGEG Marca Recomendada

DGEG - Mudança de titularidade

Em tratamento
Rita Sousa apresentou a reclamação
25 de março 2024

Estou completamente indignada com o processo de Averbamento de Titularidade que já se arrasta desde NOVEMBRO de 2023.

Acho inadmissível ninguém responder a email, ninguém atender chamadas e estarmos a uma semana de entrar no quarto mês de 2024 e não ter este problema resolvido.

Adquiri uma residência em setembro 2023 que vinha instalada com painéis solares. Eu e a antiga proprietária tratamos de tudo como a EDP indicou e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para os painéis passarem igualmente para eu nome. O que 6 meses depois ainda não aconteceu...

Estamos a entrar em abril e vejo a produção dos meus painéis solares a ir TODA para a rede.

Acho uma falta de respeito, deixarem os clientes sem respostas durante 6 meses.

Quero que a situação se resolva.
Data de ocorrência: 25 de março 2024
Estimado Rita Sousa,

Informamos que recebemos a sua reclamação que será verificada pela nossa Equipa, dentro do horário de funcionamento da DGEG (dias úteis, de 2ª a 6ª feira, entre as 9:00 e as 17:00).

Logo que sejam verificados os detalhes específicos da situação que nos reportou, será encaminhada para o departamento responsável e confirmaremos aqui o envio.

Estimada Rita Sousa,

Verifique se procedeu ao pedido de alteração de titularidade conforme descrito no site da DGEG:

- para Unidades de Pequena Produção (UPP ou microprodução): https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-descentralizada-autoconsumo-e-upp-mp-mn/unidades-de-pequena-producao-upp-mp-mn/3-alteracoes-upp-mp-mn/ com envio para UPP@dgeg.gov.pt

- para Autoconsumo (UPAC) https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-descentralizada-autoconsumo-e-upp-mp-mn/autoconsumo-e-cer/2-alteracoes-de-upac/ com envio para Autoconsumo@dgeg.gov.pt

Caso tenha procedido conforme descrito na secção que diga respeito ao seu caso, solicitamos que anexe aqui no Portal da Queixa o PDF do email para podermos sinalizar a situação internamente.

25 de março 2024
Sim, fiz o necessário relativamente à minha situação.

o PDF anexado no email enviado para autoconsumo@dgeg.gov.pt, foi igualmente anexado na queixa.

Podem finalmente resolver a situação e passar tudo para meu nome como previsto?

Querem o contrato de compra e venda da habitação?

Façam o necessário, obrigada
Estimada Rita Sousa,

Dado referir ter seguido as indicações necessárias para a alteração de titularidade, solicitamos que anexe aqui no Portal a cópia do email enviado, em formato PDF e em modo privado, conforme imagem que deixamos, pois não se encontra visível.

Apenas a equipa do Autoconsumo poderá resolver a situação, pelo que, assim que anexar o ficheiro, iremos proceder à sinalização junto dessa Equipa.

26 de março 2024
Em anexo privado o email enviado.

Resalvo igualmente que o ex-proprietário também enviou vários emails, todos sem resposta...
Minuta em anexo.
Minuta em anexo.
Estimada Rita Sousa,

Agradecemos os anexos disponibilizados e confirmamos sinalização interna junto da Equipa adequada.

Estimada Rita Sousa,

Recebemos indicação da Equipa de Autoconsumo que foi enviado email ao produtor a informar o procedimento correto que deve ter para solicitar o averbamento de titularidade do registo [número]/MCP.

2 de abril 2024
Já que ninguém responde aos e-mails, vou enviar aqui a minuta.
Estimada Rita Sousa,

Informamos que não existe balcão de atendimento no Portal da Queixa, devendo remeter a minuta para a Equipa dedicada ao Autoconsumo, conforme informação que foi prestada ao produtor, no passado dia 26 de março, pelas 18:42.

2 de abril 2024
Sim e eu respondo mas sem resposta da vossa parte.

Vão demorar mais 6 meses a tratarem este assunto?
5 de abril 2024
Vão demorar mais quanto tempo a darem resposta e a terminarem o processo?
10 de abril 2024
+1 semana sem resposta. Isto é um espetáculo.
23 de abril 2024
Estimada Rita Sousa,

Após a Equipa do Autoconsumo ter entrado em contacto e ter procedido ao envio da nova documentação, e uma vez que já se passaram os 15 dias sem obter resposta, informamos que sinalizámos novamente a situação junto da referida Equipa.

23 de abril 2024
Não sei porque é que demoram tanto tempo a fazer uma coisa que demora 5 minutos. E deixarem os clientes sem resposta é só ridículo
Rita Sousa
Rita Sousa está a aguardar resolução da marca