DGEG
DGEG Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
82.3
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
99,8%
Taxa de Solução
80,5%
Média das Avaliações
47,5%
Taxa de Retenção de Clientes
60,4%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Direção Geral de Energia e Geologia
  • 217922700/217922800
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. 5 de Outubro 208,
    1069-039 Lisboa
  • geral@dgeg.gov.pt

DGEG - Painéis solares não existentes

Resolvida
Marlene Ferreira
Marlene Ferreira apresentou a reclamação
13 de junho 2022
Boa tarde.
Passo a apresentar a minha queixa relacionada com a DGEG.
Fiz um contrato de luz com a EDP, em nome do meu companheiro, no mês de Março do presente ano, na nossa nova habitação que é arrendada.
Desde então que as faturas de luz têm aparecido com valores exorbitantes ( 170€,90€ etc).
Liguei para a EDP por várias vezes e em dias diferentes e disseram que teria de falar com a E-REDES visto serem os mesmos a fazer a contagem de energia e os mesmos enviam para a EDP. Entretanto fui informada por ambas as operadoras que o meu consumo era este devido a ter painéis solares em casa. O que não corresponde á realidade. Fiz uma queixa aqui no portal contra a E-REDES pois não me enviavam o técnico para verificar que realmente não tenho painéis solares.
Fui contactada pela E-REDES logo no dia a seguir a ter feito a queixa, onde a colaboradora me informou que teria de falar com DGEG, dar todos os dados pessoais do titular do contrato, enviar fotos do contrato de arrendamento, fotos dos telhados da casa para comprovar que não tenho painéis solares.
Fui informada também que o antigo inclino os tinha, e quando saiu não deu baixa dos mesmos na DGEG, por isso estarem a aparecer faturas nestes valores.
Tal como disse acima enviei todos os dados, e expliquei toda a situação e ainda hoje aguardo resposta por parte dos mesmos.
Acontece que entretanto tenho as faturas em atraso, pois recuso-me a pagar algo que não consumo, e a energia pode vir a ser cortada, sem termos culpa de nada.
Gostaria de ser contactada pelos mesmos e poder resolver esta situação o mais breve possível. Obrigada,
Marlene Ferreira.
Data de ocorrência: 13 de junho 2022
DGEG
13 de junho 2022
Estimada Marlene Ferreira,

Agradecemos a descrição da situação e informamos que os montantes de que fala se devem exclusivamente ao seu operador de rede. Na eventualidade do anterior inquilino não ter dado baixa dos painéis solares que estavam no nome dele, tal situação não se refletiria na sua conta, porquanto seria necessário efetuar a transferência da titularidade do anterior proprietário para o atual.

Para situações que sejam consideradas abusivas por parte dos fornecedores de eletricidade tem ao seu dispor a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) onde pode apresentar uma queixa no respetivo site enquanto consumidora: https://www.erse.pt/consumidores-de-energia/eletricidade/apresentar-reclamacoes-ou-pedidos-de-informacao/

Cordiais saudações,
Direção-Geral de Energia e Geologia
Marlene Ferreira
3 de agosto 2022
Reabro a minha reclamação, pois não fui contactada pela DGEG.
Seria possível a própria DGEG entrar em contacto com o antigo inclino e dar baixa dos supostos painéis existentes na minha morada? Pois eu não consigo entrar em contato convosco, devido a vocês não atenderem as diversas chamadas feitas por mim em alturas diferentes.
Agradeço também que não marquem a minha reclamação como resolvida quando não está.
Atenciosamente,
Marlene Ferreira
DGEG
4 de agosto 2022
Estimada Marlene Ferreira,

Após termos colocado prontamente informação para ultrapassar a situação que descreveu e na ausência de mais comunicações suas, demos por encerrada a queixa.

Confirmamos que já remetemos a sua mensagem solicitando à equipa afeta à resolução destas questões que entre em contacto consigo, tendo para isso fornecidos os elementos que nos deixou ficar nos bastidores.

Cordiais saudações,
Direção-Geral de Energia e Geologia
DGEG
24 de outubro 2022
Estimada Marlene Ferreira,

Após termos colocado prontamente informação para ultrapassar a situação, demos por encerrada a queixa.

Cordiais saudações,
Direção-Geral de Energia e Geologia
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.