Performance da Marca
N/A
/100
Sem dados
Sem dados
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Ranking na categoria
Sites de Notícias, Jornais e Revistas
1 Sapo 90.7
...
Diário de NotíciasN/A
Global Notícias, Publicações, S.A
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Diário de Notícias - Falsa informação publicada em primeira página

Sem resolução
Alfredo Joaquim Soares Ferreira
Alfredo Ferreira apresentou a reclamação
26 de julho 2015

NÃO À FALSA INFORMAÇÃO
Notícia de ontem, dia 25 de Julho 2015, no Diário de Notícias (DN): “ Cem milhões da sobretaxa que está a ser cobrada neste ano pelo governo serão devolvidos aos contribuintes em 2016. Consulte as simulações do crédito fiscal da sobretaxa de IRS”. Assim mesmo, na 1º página, é o primeiro destaque visível na capa do jornal.
O texto da notícia sugere poder haver lugar para uma “devolução” de valores relativos a cobrança de IRS. Na página do suplemento “Dinheiro Vivo”, que acompanha aos Sábados o DN, volta a ser referido com destaque, desta vez nas páginas 1 e 8, “IRS Governo prevê devolver um quinto da sobretaxa em 2016” “Sobretaxa. Governo vai devolver 100 milhões em 2016” assinalável, respectivamente.
Para além das parangonas enganarem deliberadamente os cidadãos, em primeiro lugar, trata-se efectivamente de uma interpretação abusiva. Não há de facto devolução alguma. O que pode acontecer, repete-se pode acontecer, é que, caso a execução de cobrança de impostos atinja um determinado valor, pagaremos menos sobretaxa em 2016, resultante dos rendimentos 2015, num valor previsível de 0,7%, passando o valor da dita sobretaxa de 3,5%, para 2,8%. Em segundo lugar, todo este fraseado confuso, destinado a confundir as pessoas, é na realidade o discurso do governo e é essa posição que o DN faz passar como notícia.
Se já é lamentável que o PM venha, em tempo eleitoral, mentir de novo aos portugueses, ao mesmo tempo que falha uma vez mais, agora nos devidos reembolsos do IVA, afinal a regra da chamada “boa consolidação”, ainda é mais lamentável que este jornal se preste ao serviço da propaganda do governo, em vez de informar devidamente os cidadãos. Um erro grave que o jornal terá de reparar, remetendo para a realidade, que deverá passar obviamente pela reposição da notícia e da sua correcção.
Assim se vai fazendo a montagem de uma série de notícias incorrectas, ou simplesmente falsas, que encenam uma narrativa que corresponde aos interesses da maioria que governa, numa desesperada tentativa de sobrevivência. Com a publicação desta notícia, o DN está a contribuir ostensivamente para tal. O texto em texto em questão deveria então ser acompanhado da inscrição “governo afirma…”, colocando desta forma a verdade dos factos, permitindo assim aos leitores a sua própria interpretação. Mas não, o DN noticia a propaganda do governo, de forma explícita, sem o dizer. Ainda por cima, vem remeter as pessoas para um portal feito à presa, sem qualquer base de trabalho, que não seja distrair as pessoas com um “brinquedo” chamado “simulador”, desprovido de qualquer interesse, dado que se baseia apenas em suposições, longe de qualquer credibilidade.
Apelo assim ao Provedor do Leitor do DN para que analise a situação e justifique tão despudorado ataque ao exercício de um jornalismo de qualidade que o DN diz querer praticar. E apresento o meu mais firme protesto ao Director do Jornal, na qualidade de leitor assíduo.

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 26 de julho 2015
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.