Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - 2 meses a aguardar uma reparação

Joana Gonzaga
Joana Gonzaga apresentou a reclamação
30 de dezembro 2016

Em Setembro de 2016, o meu frigorífico avariou (faz demasiado frio, congelando todos os alimentos, mesmo estando o equipamento no mínimo) e contatei os serviços da Domestic & General a 21 de Setembro para reportar a avaria e sou informada que no prazo máximo de 72 horas seria contatada pela equipa técnica para proceder ao agendamento da reparação. O que não aconteceu.

A 11 de Outubro contacto novamente o serviço de assistência, exigindo a devida intervenção e informo que dada a demora na intervenção as gavetas do congelador partiram. No dia seguinte fui contactada pela equipa técnica que na mesma semana se deslocou a minha casa substituindo uma placa que estava queimada e que segundo o técnico seria responsável pela avaria. O técnico solicitou que deixássemos o equipamento descongelar totalmente e posteriormente o tornássemos a ligar. Atendemos à solicitação do técnico, mas após uma semana a avaria repete-se.

Dia 27 de Outubro contacto novamente o serviço de assistência para informar que a avaria não tinha sido solucionada pela substituição da placa queimada e que o frigorífico estava novamente a congelar. O operador reportou nova avaria e informou que no prazo máximo de 72 horas seria contactada pela equipa técnica para proceder ao agendamento da reparação. O que não aconteceu.

Voltei a contactar os serviços através do 707501982 nos dias 17 e 29 de Novembro e 5, 13 e 23 de Dezembro, e exigi uma explicação para a demora e a rápida intervenção da equipa técnica dado que o frigorífico se encontra inutilizável: qualquer alimento lá colocado congela. Em cada telefonema, fui confrontada pela surpresa e espanto de todos operadores pela demora do processo, e é me facultada uma explicação diferente e cada um deles se compromete a reportar ao respectivo superior para que a situação seja rapidamente sanada. O que não se verificou.

A 28 de Dezembro, contacto pela última vez o serviço, e sou informada que a avaria foi dada como solucionada a 7 de Dezembro e que a única situação pendente seria a da substituição das gavetas que aguarda a aprovação da marca.

Após dois meses de espera e dado que toda esta situação ultrapassou os limites do aceitável, exigi falar com um superior que prontamente me atendeu. Após narrar toda a saga expliquei que naquele momento a única solução aceitável era a substituição do equipamento, porque não é legítimo passar anualmente por esta situação até porque a Domestic & General não se responsabiliza pela comida deteriorada e outros prejuízos causados.

O superior comprometeu-se a contactar a equipa técnica para apurar toda a situação e a contactar-me no próprio dia. Passado 3 horas, fui contactada pelo mesmo superior que lamenta toda a situação e que garantiu que a equipa técnica iria entrar em contacto comigo sem falta no dia seguinte (29 de Dezembro).

Questionei novamente o superior sobre a possibilidade de substituição do equipamento, dado que a avaria é sempre a mesma desde a intervenção inicial repetindo-se ciclicamente e ninguém se responsabiliza pelos prejuízos causados pela detioração da comida em que a resposta obtida foi que a Domestic & General não se pode responsabilizar pela qualidade da marca, pelo que enquanto o equipamento for reparável, assim o será as vezes que forem necessárias.

Posto isto e dado que ainda não fui contactada pela equipa técnica solicitei o cancelamento da apólice ao abrigo do direito de denúncia e exigi o reembolso dos prémios pagos desde Junho de 2016 pelo incumprimento dos termos e condições da apólice, dado que a avaria reportada na vigência desta anuidade da apólice não foi resolvida.

Data de ocorrência: 30 de dezembro 2016