56.9
Código Topázio - Comércio de Automóveis Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Estrada Nacional 1 nº 419, ( Junto à Rotunda Da Camionagem Feirense )
    4535-014 Lourosa
  • geral@drivepoint.com.pt

Drive Point - Filtro de partículas adulterado

Paulo Faria apresentou a reclamação
13 de março 2024
Comprei cerca um veiculo acerca de 7 meses.

Primeiro disseram que tinham feito a revisão ao veiculo e o veiculo foi entregue com os dois pneus da frente carecas e os discos e pastilhas gastas.

Agora passado 7 meses estou a ter problemas no filtro de partículas do veiculo, o veiculo entra em modo de segurança porque o veiculo não consegue fazer regeneração.

Fui fazer um diagnostico a uma oficina autorizada da Volkswagen e disseram-me que veiculo foi adulterado, porque deram indicação ao aparelho de comando do veiculo que o filtro de partículas tinha sido trocado e na realidade não foi, como consequência o veiculo corre risco de incendio e ponto em risco segurança de toda gente que se encontrar no veiculo.

O stand já disse que não se responsabiliza pelo arranjo do veiculo.
Por culpa direta ou indireta eles são os responsáveis porque venderam um veiculo nesta situação,

Garantiram-me que o veiculo não tinha qualquer tipo de problema ou avaria.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 13 de março 2024
Estimado cliente,

O filtro de partículas não está abrangido pela a garantia como leu na compra do seu veiculo à 7 meses atrás.
O seu mau uso condiciona o bom funcionamento do filtro. Fazer sempre circuito urbano e ter o carro abaixo do meio tanque de gasóleo nao faz a regeneração.
A marca e todas as oficinas recomendam que vá para a auto estrada a 120 km/h para fazer a regeneração do filtro de partículas. O que recomendamos também é que veja na sua oficina ou eletricista e fazerem uma regeneração forçada e em media estão a cobrar 50€ por esse serviço.
Boa tarde

Eu sei que o filtro de partículas não esta abrangido pela vossa garantia.

Essa indicações que estão me dar tenho conhecimento como é do vosso conhecimento este meu ramo profissional.

Tanto que realizei regeneração forçada numa oficina autorizada VW, e mandei-vos o protocolo/relatório que o filtro de partículas tinha sido adulterado.

Simularam que mudaram o filtro de partículas virtualmente no aparelho de comando do veiculo.
Repondo todos os valores a 0 como se fosse um filtro de partículas novo, mas realidade o filtro é o original do veiculo.
Tecnicamente não fizeram nada simplesmente enganaram o computador do veiculo.
Como devem estar a par dessas situações isto pode trazer consequências devastadoras.
O risco de incendio do veiculo aumenta, pode danificar outros componentes do veiculo.

E a Drivepoint assegurou-me que o veiculo estava em ótimo estado, pelos pneus e o discos e pastilhas é uma coisa que se vê a olho nu estão gastos e os pneus carecas, já vi que vosso ótimo estado é relativo.

E mesmo assim eu paguei os pneus do bolso.

E vocês acabam ser responsáveis porque venderam o veiculo neste estado, eu quero soluções da vossa parte não me mandem areia para olhos.

Volto a dizer independentemente do custo que isso possa implicar eu vou as ultimas instancias.
Estimado cliente,

O relatório que enviou para o nosso colaborador, nada prova que está alguma coisa alterada como você afirma estar a 0, porque alias vemos outros valores.

A DrivePoint confirma e testa os pontos essenciais de todas as viaturas. Nesse caso em particular antes da entrega fizemos a mudança do bi massa porque ao experimentarmos fazia barulho ao pressionar o pedal de embraiagem. Se pretender podemos mandar lhe a fatura em que gastamos 1326€. Também no nosso relatório confirmamos que os pneus que o carro tinha na venda e que foi entregue era marca Michelin 4 estações e tinha 5 mm(novo são 8mm), por isso estavam acima do meio piso.
Isso são peças de desgastes como tal não tem garantia.
Vamos por partes

Este veiculo fez uma limpeza do filtro de partículas aos 80082 kms,

O veiculo neste momento tem aproximadamente 160 e tal kms.

Massa de fuligem atual (calculada):11.44 g
Massa de fuligem atual (medida):50.43 g

- Prossiga com a tecla .
Passo de verificação:Avaliar os valores de medição
Ação: Seleção
Anteriormente, não foi possível iniciar a regeneração por motivos não esclarecidos?

Atenção
Caso responda SIM sem motivo, serão necessárias 2 regenerações. Responda, por isso, à questão com a maior sinceridade.
Introdução: Não
Passo de verificação:Preparar veículo para regeneração
Atenção! Perigo de incêndio
Durante a regeneração de emergência, a temperatura dos gases de escape pode atingir até 300 °C no tubo de escape. Duração da regeneração de emergência: até 40 minutos
Para evitar danos nos componentes do sistema de admissão, verificar se o sistema de admissão pode ser instalado neste caso.
Em caso afirmativo, utilizar apenas o funil para gases de escape VAS 5199 ou 5199/12.
Caso contrário, a verificação tem de ser realizada ao ar livre
Atenção! Perigo de incêndio
Aqui esta data que o veiculo vez regeneração que foi aos 80
13 de março 2024
Peço desculpa enganei-me não era os pneus da frente mais sim os dois pneus de trás como podem calcular tenho uma conversa com o vosso vendedor acerca deste temas, no dia 24/08/2023.

Sobre os pneus traseiros e pastilhas e os discos.
13 de março 2024
Se o Stand pretender excluir a garantia do automóvel na sua totalidade está a praticar um ato ilegal, uma vez que o prazo de garantia de um ano tem de ser sempre assegurado ao comprador. Nesta matéria, aplica-se o Código Civil (cuja última alteração foi aprovada pela Lei n.º 65/2020, de 04/11), a Lei de Defesa dos Consumidores (Lei n.º 63/2019, de 16/08) e o Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio. No entanto, este regime não é aplicável à compra e venda de viaturas entre particulares.

Perante uma situação de defeitos na viatura o proprietário da mesma tem vários mecanismos à sua disposição. A Saber:

A) Denúncia do defeito: o consumidor terá de denunciar ao vendedor a falta de conformidade da viatura num prazo de dois meses depois de conhecido o defeito e dentro de seis meses após a entrega da viatura

Tenho conversa com o vosso vendedor que posso comprovar aquilo que digo.
Estimado cliente,

A referida viatura não tem defeitos.
O que lhe recomendo é que vá a uma oficina especializada para fazer uma regeneração do filtro de partículas, e também uma vez por mês faça AE e encha o deposito de gasóleo para o mesmo ser regenerado.

Acerca dos pneus foi referido que os 4 pneus estavam com o piso a 5mm e a marca era Michelin Primacy aquando da venda.

Dou por concluído esta conversa.
Boa tarde

Mas aqui quem conclui a conversa sou eu, porque eu sou o lesado
em primeiro 1 lugar como eu tenho os comprovativos tanto com fotos e conversa com vosso vendedor como os discos e as pastilhas e os pneus estavam em mal estado e o forro tejadilho

Do qual e eu reclamei com o vosso vendedor e nada foi feito.

Consoante a lei em vigor voces sao obrigados reparar tudo que nao esteja em bom estado no periodo de 1 mês.

Eu trabalho de uma oficina autorizada e vou levar isto as ultimas instâncias porque consigo provar para A mais B que eu comprei um veiculo adulterado.

Qualque alteração que seja feita num veiculo a nivel de software fica sempre registado no aparelho de comando do carro a data

Ja vos disse e volto a dizer vou levar este processo ate ultimas instâncias se for preciso.
13 de março 2024
Não vale a pena marcar reclamação como resolvida, porque eu nao vou aceitar.

Até arranjarem uma solução se quisserem posso por em anexo fatura dos pneus dos discos e pastilhas.
Paulo Faria avaliou a marca
5 de abril 2024