Aluguer de Automóveis

DriveNow - Sinistro - cobrança de franquia

Eduardo
Eduardo apresentou a reclamação
25 de julho 2019
Em 06/06/2019 estive envolvido num acidente com uma viatura da Drive Now. Tudo devidamente documentado por fotos. O local foi numa rotunda. A outra pessoa estava a contornar a rotunda pela direita quando eu estava na faixa do meio para sair na segunda saída. Acontece que a outra viatura embateu no veículo da drive now com a roda porque ia também sair na segunda saída, não obdecendo assim às regras de circulação na rotunda.

A outra pessoa não assumiu a responsabilidade. Chamou a polícia. Após 3 horas de espera a outra pessoa metiu, manipulou a direção das rodas, para dizer que iria sair na primeira saída....

Desde o início que não assumi a responsabilidade. Promovi desde o início resolver este assunto, inclusive ir às autoridades levantar o auto. Uma pessoa que não se considera culpada vai levantar o auto, certo? A outra pessoa não mexeu uma palha.

Acontece que a Drive Now informa-me que tenho de pagar a franquia. Perguntei, mas com que base, responderam-me que a companhia do outro segurado não assumiu a responsbailidade do acidente. Pedi então documento de suporte e o que vejo é que a companhia do segurado entende a divisão de responsabilidades (50%-50%) considerando, na dúvida, que cada condutor terá contribuído em igual proporção para a produção do acidente.

Não obtive qualquer feedback sobre a resposta da companhia de seguros da Drive Now. Aliás a Drive Now diz-se alheia à gestão de sinistros, mas não à cobrança da franquia, o que inclusive já ameaçou enviar para agência de cobranças implicando custos adicionais... Nunca disse à Drive Now que não pagava a franquia. Apenas quero uma resposta da companhia de seguros da Drive Now.

Por incrivel que pareça a outra pessoa aquando das autoridade tem audácia de dizer o seguinte:
1-chamei a polícia porque o carro é alugado. (resposta do polícia: desde que tenha seguro, é-me indiferente)
2-ele vinha em excesso de velocidade (resposta do agente: então a (o) senhor(a) também vinha por bateram)
3- a outra pessoa diz assim: já estou a ver que isto vai ficar 50/50. (WOW)

Tenho fotos em como a direção do veículo estava numa posição à hora do sinistro e depois estava noutra direção depois da chegada da polícia. Não consideraram as fotos como elementos probatórios?

Permito-me concluir que dei instruções à Drive Now para cobrar a franquia. Vou deixar de utilizar este serviço por manifesto desinteresse desta em defender o seu cliente perante os factos apresentados.
Data de ocorrência: 25 de julho 2019
Ver perfil de
25 de julho 2019

As novas regras de circulação nas rotundas são uma autentica palhaçada.
Depois dá nisso.

Eduardo Autor
25 de julho 2019

Acredito que sim, mas o problema aqui foi a mentira da pessoa em causa que não assumiu que iria sair na segunda saída por dentro da rotunda. Depois disse à polícía que ía sair na primeira saída da rotunda, e este perguntaram, se a primeira saída tem 3 faixas (alameda dos oceanos) porque é que não virou logo á direita? disse que tinha carro ao lado (mentira) porque as rodas denunciam (tirei fotos) depois mudou a direção.... A seguradora da Drive Now nada me disse, não contestam com base nas fotos, é-lhes mais fácil cobrar a franquia porque é um serviço prestado... Enfim! 3 horas de espera da polícia por causa de uma pessoa que não assumiu a responsabilidade, não promoveu nada em resolver este sinistro, e no final tenho que pagar a franquia.... poupem-me que esta perda de tempo deu-me prejuízo.