Drivfit, S.A.

Drivfit - A pior rent a car

Theunis Pretorius
Theunis Pretorius apresentou a reclamação
10 de outubro 2023
Aluguei um carro da Drivfit, na altura, a única empresa de aluguer para condutores de TVDE; o meu carro avariou e tinha de continuar a trabalhar.
Paguei um deposito de 1 500 euros.
No dia 1 de setembro tive um acidente, após a inspeção pela seguradora, fui informado a 25 de setembro de que teria de pagar a franquia de 600 euros mais IVA e que este valor seria adicionado ao valor semanal do aluguer, ou seja, no dia seguinte, teria de efetuar um pagamento de 1 143,88 euros.
Entretanto, enviei um email com a descrição e o local do acidente, que provava que não tinha tido responsabilidade pelo ocorrido.
Foi-me comunicado que iriam investigar e, inclusivamente, tive um encontro com uma representante do seguro; ainda não me foi comunicado o resultado.
Por discordar do valor, bloquei o pagamento, e enviei um email a solicitar que a fatura do aluguer não incluísse o valor da franquia, primeiro, porque a seguradora estava a investigar o assunto, depois, porque não tinha a possibilidade de efetuar um pagamento de tão elevado valor, com o aviso de um dia.
Fui informado de que teria de efetuar o pagamento na totalidade e, no caso de não ser considerado culpado, este seria devolvido.
Demonstrei o meu desagrado pela forma de como o assunto estava a ser tratado e decidi devolver o veículo no dia 29 de setembro.
O carro foi entregue nos escritórios da CD Muving - Albufeira, tal como solicitado pela Drivfit. A pessoa que recebeu o carro, não falou comigo, apenas tirou fotografias, não me foram comunicados danos, até porque o carro estava danificado devido ao acidente.
A 2 de outubro recebi uma fatura de 1 500 euros pelos referidos danos causados; pequenos riscos, fora e dentro do veículo e que estão relacionados com o uso do mesmo - transporte publico.
As fotografias que me foram enviadas, incluem os danos causados pelo acidente e que, obviamente, foram incluídos.
Na minha perspetiva, a Drivfit não tinha qualquer intenção em devolver o deposito, dai os “estragos” serem do mesmo valor.
Como se não bastasse, devido ao facto de não ter efetuado o pagamento da fatura de 25 de setembro, está-me a ser debitado, semanalmente, um valor de 90 euros pelo atraso da mesma.
Considero o comportamento desta empresa deplorável e sem qualquer consideração pelos clientes que, sem outra alternativa de aluguer, têm sido claramente explorados.
Data de ocorrência: 10 de outubro 2023
Drivfit
27 de outubro 2023
Caro Theunis,

Lamentamos sinceramente pelo transtorno que experienciou e agradecemos por partilhar os detalhes da sua situação. Entendemos as suas preocupações e descontentamento e gostaríamos de abordar cada ponto que mencionou.

Informamos que o valor pago mencionado de caução de 1500€,não se encontra efectivamente correto. O valor pago pela mesma é de 1406.39€. A cobrança da franquia no valor de 600€ é o valor acordado em casos de danos próprios e por este motivo a Drivfit encontra-se neste momento a assumir o restante valor relativamente a franquia como pode verificar no relatório de peritagem em anexo. Esta é uma prática comum em casos de acidentes e está em conformidade com os termos do contrato de aluguer.

Agradecemos por partilhar informações sobre o processo de contestação da decisão em casos de franquia. Compreendemos que este é um procedimento padrão que envolve a cobrança temporária do valor da franquia, sujeita a alterações após a resolução da contestação. Este processo é aplicado consistentemente, independentemente da seguradora ou empresa envolvida.

Lamentamos que a reclamação apresentada às seguradoras não tenha sido aceite. Constatamos que, com base nas informações fornecidas pela seguradora, a responsabilidade foi atribuída ao condutor do seu veículo. Segundo a informação partilhada com Drivfit a DAAA nos moldes em que se encontra preenchida reúne condições para a regularização por IDS, atribuindo a total responsabilidade ao Condutor do veículo seguro, que muda de fila para sair da rotunda (Caso 11 da TPR). Colocamos em anexo toda a informação partilhada connosco para a sua análise.

Aproveitamos, no entanto, para esclarecer que os danos cobrados não estão relacionados com o relativo sinistro, tendo sido resultantes da utilização da viatura para os seus devidos efeitos. Realizamos uma revisão minuciosa das informações fornecidas e reavaliamos a faturação à luz dessas observações. Neste seguimento informamos que não existe qualquer dano cobrado relativo ao sinistro, uma vez que isentamos todos esses danos uma vez que foi tratado no seguimento de um processo de sinistro.

Analisamos a questão internamente e vamos entrar em contacto consigo para resolução da mesma e esclarecer todas as dúvidas que possa ter.

O nosso foco é, e sempre será, a satisfação do cliente, pelo que o sucedido não se justifica e já abordamos o tema internamente.

Esperamos poder voltar a mostrar-lhe num futuro próximo que esta situação não passou de um mal entendido, assim como esperamos poder fomentar uma relação duradoura de alugueres junto de si.

Atenciosamente,
Esta resposta tem um anexo privado
Theunis Pretorius
Theunis Pretorius avaliou a marca
20 de janeiro 2024

Drivfit disse que iriam fazer contato. Eles podem ter tentado ligar, mas devido à natureza do meu trabalho, não aceito ligações enquanto trabalho. Não recebi nenhum e-mail ou mensagem.